terça-feira, 24 de maio de 2011

BA: Ovinocaprinocultores viajam para a NZ em busca de referências para a estruturação da cadeia produtiva

BA: ovinocaprinocultores viajam para a NZ em busca de referências para a estruturação da cadeia produtiva

No último sábado (21), uma comissão de 12 integrantes viajou para a Nova Zelândia para conhecer o modelo da ovinocultura de corte e leite praticada naquele país. Os participantes da missão representam redes empresariais de produtores e frigoríficos que atuam na Bahia. Na Nova Zelândia, eles vão observar e registrar práticas de integração das cadeias produtivas, além de técnicas de produção adotadas no país, cuja extensão territorial equivale à metade da Bahia, possui 7% da produção mundial de carnes ovinas, mas controla 51% do comércio mundial de cordeiros.
A missão internacional é uma das ações do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), desenvolvido pelo Sebrae, governo do estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID). "Essa viagem é uma grande oportunidade para que os nossos produtores analisem as melhores práticas neozelandesas e conheçam referências para a estruturação da cadeia produtiva, por meio de ações de acesso a mercado, cooperação, governança, certificação de produtos, gestão, inovação e estratégias de marketing", diz o coordenador do Progredir no Sebrae, Júlio Chompanidis.
O Sebrae está enviando a gestora de projetos da unidade de Juazeiro, Audeni Aquino, como representante da instituição nessa missão internacional. Ano passado, o gestor Robério Araújo participou da primeira viagem a Nova Zelândia e trouxe boas experiências. "Nós não buscamos semelhanças entre os negócios, porque são realidades diferentes, mas podemos entender como a profissionalização da cadeia é imprescindível para qualquer modelo de produção", justifica.
Entre as atividades na Nova Zelândia, estão visitas a propriedades rurais, empresas de planejamento e design de plantas frigoríficas, de produção genética, frigoríficos, escolas, universidades e destinos turísticos ligados à cadeia produtiva de ovinos. O grupo sai do Brasil neste sábado, 21, e retorna no dia 29.
Fonte: Sebrae Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada