quarta-feira, 25 de maio de 2011

Produção de leite terá controle mais rigoroso a partir de julho

Expedição Via Láctea percorre os principais polos de produção leiteira para demonstrar mudanças aos produtores


A partir de julho de 2011, todo o leite produzido no país deverá seguir critérios para a produção, industrialização, transporte, conservação e manuseio. As regras foram definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Instrução Normativa 51 (IN-51), e estabelecem parâmetros mais rigorosos com reduções nos limites permitidos de células somáticas e contagem bacteriana total.
Visando melhorar a qualidade do produto e sensibilizar produtores, técnicos e consumidores sobre os impactos socioeconômicos decorrentes desse fator, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto BioSistêmico (IBS), promovem a Expedição Via Láctea. Com patrocínio da Ourofino Agronegócio e Weizur Brasil, o evento ocorre de 17 de maio a 1º de julho.
A expedição percorrerá 51 regiões em seis Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Dez delas serão em Goiás, com o propósito de difundir e compartilhar conhecimentos sobre as questões relacionadas à qualidade do leite.
A intenção é percorrer os principais polos de produção leiteira com dois laboratórios móveis. Equipados com tecnologia de ponta para coleta de amostras e realização de análises, têm como objetivo de identificar os pontos críticos.
Será demonstrado junto ao produtor que é possível uma produção de leite de boa qualidade, dentro dos novos padrões, que serão exigidos a partir de julho. Estima-se um público total de 5.100 pessoas e mais 510 produtores atendidos com as análises do leite realizadas pelos laboratórios móveis.

SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada