quinta-feira, 28 de julho de 2011

Presidente da ACOSC recebe Coordenador de eventos da SAPE

César Militão/José Maria/Idalécio Pinheiro/Mael Quirino
Nesta tarde estiveram reunidos o coordenador de eventos agropecuários do RN, José Maria, Idalécio Pinheiro, coordenador da XVIII Expolajes e Mael Quirino, Secretário de Obras, representando o prefeito Benes Leocádio. Na oportunidade o coordenador visitou o parque de exposições, e tratou da parceria: Acosc, Governo de Estado e Prefeitura de Lajes.

Produtores Rurais visitam sede da Acosc

Estiveram presentes também no dia de hoje no Parque de Exposições Dep. Nélio Dias os produtores rurais: da esquerda para a direita,Carlos Andrade, José Eudes (Laticinista-ACAVUJ), Carlos André e Fernando Soares, presidente da ACAVUJ (Associação Comunitária de Agroprodutores do Vale Umari Jacumã)

Presidente da Acosc recebe mais uma candidata a Rainha da Expolajes

Laureano Alves/Welliaingny/César Militão

Esteve presente hoje, na sede da ACOSC, a jovem WELLAINGNY FRANCIELY DE MEDEIROS que ira representar a ACAVUJ, a bela é natural de Afonso bezerra onde já obteve o titulo de Garota Caprifeira 2011. O páreo promete ser duro, entre as candidatas a Rainha da Expolajes 2011, afirma o presidente a associação Senhor Cesar Militão.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

VEM AÍ!!!

Em breve estaremos divulgando toda a programação do evento. Aguardem!

Encontro Regional de Cooperativas será realizado durante a XVIII EXPOLAJES


Na realização da XVIII Expolajes será realizado no Parque de Exposições Deputado Nélio Silveira Dias o Encontro Regional de Cooperativas. O evento é organizado pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCB/RN), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN) em parceria com a ACOSC.
O evento será uma oportunidade para as cooperativas, associações e grupos que estão se organizando para a implantação destes serviços passarem por uma formação e orientação do cooperativismo. O Encontro será no dia 26 (sexta-feira) com programação prevista para ter inicio às 08h00min, se estendendo até o fim da tarde.
Uma equipe do SESCOOP esteve na ACOSC para apresentar os detalhes do encontro que pretende reunir dezenas de cooperados. Na reunião esteve o presidente da Acosc, César Militão; o presidente do conselho fiscal da Acosc, Klênio Albuquerque; a secretária de agricultura de Lajes, Gorete Santos e representantes do SESCOOP, Fernanda Rodrigues e Rubens Lopes.
Em conversa do Blog com, o Sr. Francisco Rubens Lopes, Gerente Administrativo Financeiro da SESCOOP, informou que o encontro tratará de assuntos como a Participação nas Cooperativas que contará com a palestra de Manoel Barbosa de Lucena, também será discutido assuntos ligados a “Tributos e Obrigações” com a palestra de Wagner Fonseca Mendonça. A Captação de Recursos Federais será tema de uma palestra de Paulo Duarte de Queiroz Filho e a “Fonte de Energia para Cooperativa Funcionar” será tema da palestra de Francisco Assis Fernandes Xavier. No encontro será realizado a Oficina de trabalho com o tema “Participação” que terá como moderador Manoel Barbosa Lucena.
Quem pode participar e onde se inscrever?
Todos os membros, sócios de cooperativas e associações podem participar do encontro, para isso é só realizado a sua inscrição e de seu grupo pela internet através do seguinte endereço: www.sescooprn.org.br – maiores informações podem ser adquiridas através do telefone 84-3605-2531 ou pelo e-mail assetec@sescooprn.org.br ou também na sede da ACOSC em Lajes.

Redação e Imagem do Blog Robson Cabugi

terça-feira, 26 de julho de 2011

Presidente da ACOSC recebe candidatas a Rainha da Expolajes 2011

Hoje pela manhã no Parque de Exposições Dep. Nélio Dias o presidente da ACOSC César Militão recebeu as candidatas a Rainha da Expolajes 2011, as Belas: da esquerda para a direita, Giuzelis Felix, Lizandra Salviano, Jéssica Melo, Micarla Freitas, Rafaela Barbalho e Geciane Barbosa. Na oportunidade desejou boa sorte a todas, e agradeceu também o empenho do coordenador do evento Rainha da Expolajes 2011, Laureano Alves, que tem a responssabilidade de resgatar o sucesso do evento.

Logomarca da XVIII Exposição de Caprinos e Ovinos da região central e XIII Exposição estadual da Cabra Leiteira

Iniciando os preparativos para um dos eventos mais tradicionais em nossa cidade, foi criada hoje a logomarca da XVIII EXPOLAJES 2011, o evento será realizado no parque de exposição Dep. Nelio Dias durante os dias 26, 27 e 28 de agosto do corrente ano.

Tilápia no cardápio da merenda de Apodi





Dois mil e trezentos alunos das redes municipal e estadual de ensino de Apodi terão um incremento diferenciado na merenda escolar a partir do próximo mês. Serão 102 quilos de filé de tilápia mensalmente no preparo de sopas, risotos, lingüiças, almôndegas e até hambúrgueres servidos às crianças. Além do sabor, a riqueza dos nutrientes para as crianças.

A tilápia é produzida e beneficiada em Apodi mesmo, por onze pescadores da Associação de Aquicultores de Apodi (AQUAPO), que criam os peixes em 70 gaiolas instaladas na Barragem de Santa Cruz. O quilo de tilápia é vendido por R$ 16,00. Para produzir, eles receberam treinamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A implantação das gaiolas teve o apoio técnico e financeiro do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS). Começou em 2006. Anualmente, a Aquapo produz uma média de 50 toneladas do pescado. Existe a possibilidade de os produtores ampliarem a produção e começarem a fornecer tilápia para as cidades vizinhas para o mesmo fim.

Inicialmente, o projeto de inserção de tilápia na merenda escolar do município atenderá quatro instituições de ensino da zona urbana (Escola Municipal 12 de Outubro, Escola Municipal Professora Lindaura Silva, Escola Municipal Professora Lourdes Mota, e Creche Sonho de Criança), além da Escola Municipal Izabel Aurélia Torres, na Comunidade do Córrego, e a Escola Municipal Francisco Targino da Costa, localizada na Comunidade Soledade.

O secretário municipal de Educação, Izauro Oliveira, afirma que a intenção da Prefeitura Municipal é ampliar o projeto a todas as unidades educacionais do município, num total de 15 escolas. Os resultados registrados nas seis escolas atendidas a partir de agosto serão determinantes para a aplicação do projeto nas demais instituições de ensino locais.

"Nossa vontade é levar esse projeto a todas as nossas escolas. Assim que surgirem os resultados, vamos ampliando a ação. O projeto é muito interessante, pioneiro, e agradecemos muito a parceria do Sebrae, que desde o início nos procurou e incentivou o desenvolvimento da ação", destaca a prefeita Gorete Pinto.

"Esta iniciativa é muito oportuna, pois além de incentivar o consumo de peixe nas crianças em idade escolar, proporciona o desenvolvimento econômico dos criadores que integram a associação. O Sebrae se sente honrado em ser parceiro em um projeto tão importante", destaca Renato Gouveia, gestor do Projeto de Piscicultura do Sebrae.

Ansioso para começar o fornecimento do pescado, Aurino Sinfrônio, um dos integrantes da Aquapo, acredita que o projeto será o começo de "algo maior", lembra o criador de tilápia, que terá um dos filhos beneficiados. "Esta é uma porta que se abre para nós. E o bom é que nosso produto vai alimentar de modo saudável muitas crianças e até a minha", resume.

Antes de chegar às escolas, a tilápia inteira passará por processamento, resultando apenas no filé do peixe. Todo o processo será realizado em uma miniunidade de processamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), localizada em Apodi. Antes, cogitou-se que a tilápia produzida em Santa Cruz seria beneficiada na Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas, o que ainda não vingou.


Fonte: Jornal de Fato

segunda-feira, 25 de julho de 2011

25 DE JULHO: DIA DO AGRICULTOR FAMILIAR

A próxima segunda-feira,25, é um dia muito importante para quem vive no campo, pois nessa data comemora-se o Dia do Agricultor Familiar. O deputado Fernando Mineiro estará em Apodi, onde o Sindicato dos Trabalhadores Rurais vai promover um grande evento para homenagear os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Será uma grande mobilização no município de Apodi, que vai reunir centenas de trabalhadoras, trabalhadores rurais, Sindicatos, organizações e movimentos sociais. O objetivo da mobilização é denunciar e debater com a sociedade sobre os impactos que serão causados pela construção do perímetro irrigado na Chapada do Apodi. A concentração será às 7h, no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Apodi, em seguida os participantes seguirão pelas ruas do centro de Apodi, onde realizarão um ato Publico, finalizando a mobilização com um almoço coletivo.

A mobilização dos trabalhadores e organizações sociais contra o Projeto da Chapada do Apodi adquiriu ainda mais força após o último dia 19 e também vai marcar uma grande vitória para toda a região. Na data, uma Audiência foi realizada com a participação de diversos trabalhadores e movimentos sociais, com o ministério da Integração Nacional, a Governadora do Estado, o presidente do DNOCS, entre outras participações. Na ocasião, o Ministro reconheceu os impactos que o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi trará as comunidades e falou da necessidade de mudanças ao projeto original.
  
"Esse dia na verdade é muito importante para a nossa luta, mais importante ainda diante dessa situação que aconteceu lá em brasília, pois antes a gente não tinha nem o que comemorar, antes tinha preocupação", disse o presidente do STR-Apodi, Edilson Neto. Ele lembra que essa conquista foi conseguida com a sensibilidade do ministro e o apoio do deputado Mineiro e da deputada Fátima. "Será um dia para reafirmar nossa luta e de esperança, porque a gente conseguiu rever essa posição", afirmou. 

Fetraf
Com a discussão em torno do projeto de irrigação, houve uma unificação dos movimentos sociais do campo no Estado, inclusive com a rearticulação do Fórum do Campo - Focampo. Um exemplo disso, é a atuação da Fetraf - Federação dos Trabalhores na Agricultura Familiar, que está mobilizando mais de 200 pessoas da região Oeste para participar do evento em Apodi. Segundo o presidente da Fetraf, João Cabral, o Dia do Agricultor Familiar ainda não é muito comemorado no movimento, mas é um momento importante para refletir sobre diversos temas.  "Essa data começa a ser mais forte e vamos debater temas que são específicos da luta e homenagear os agricultores familiares", disse.

O Projeto – No dia 10 de junho de 2011, o Governo Federal assinou o decreto de desapropriação de uma área de mais de 13 mil hectares na Chapada do Apodi, RN, para a implantação do Projeto de irrigação na área. A obra é patrocinada pelo Ministério da Integração Nacional e está sob o comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS. Para a implementação do projeto está previsto um gasto que ultrapassa os 240 milhões de reais, para garantir a irrigação de até 10 mil hectares destinado à fruticultura para exportação. Mais de 150 famílias de pequenos agricultores terão que sair das terras onde tradicionalmente vivem há mais de 60 anos para dar lugar ao Projeto. Além de atingir diretamente as famílias dos pequenos agricultores, o projeto também vai impactar oito assentamentos que estão no entorno.

Todo esse dinheiro ameaça por fim às experiências desenvolvidas por pequenos agricultores e agricultoras, que tornaram a região da Chapada do Apodi uma referência nacional e internacional de convivência com o Semi-árido e de produções agroecológicas. De acordo com Antônio Nilton, agente da Comissão Pastoral da Terra de Mossoró, é nesta região onde há uma das maiores produção agroecológica de mel do país, além da caprinocultura, manejo da caatinga e diversas formas de experiências desenvolvidas pelas agricultoras e agricultores da região.

O Projeto de irrigação no Rio Grande do Norte é uma extensão do perímetro irrigado de Limoeiro e Russas no Ceará – que compreende também a Chapada do Apodi. Naquela região onde o Projeto já foi instalado, as comunidades de camponeses e camponesas praticamente desapareceram, apenas algumas famílias permanecem resistindo e sofrendo as consequências deste projeto. Um dos maiores problemas enfrentados pela população local é a intensa utilização dos agrotóxicos, que tem sido alvo de denuncias e pesquisas, a exemplo do estudo desenvolvido pelo Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), da Universidade Federal do Ceará (UFC) que identificou os problemas ambientais e de saúde nas comunidades do Baixo Jaguaribe (inserida no projeto de irrigação) que estão expostas à contaminação ambiental e aos agrotóxicos. O resultado é assustador: foi identificado uma grande incidência de pessoas acometidas de câncer, com registros de várias mortes ligadas ao contato com os agrotóxicos, contaminação do lençol freático, contaminação do solo, alimentos, etc.

Em manifesto entregue ao DNOCS no último dia 16 de junho, os trabalhadores rurais, Sindicatos Rurais, organizações e movimentos sociais do campo destacaram que “Neste momento, nossa luta central é resistir, denunciar e exigir que o Governo Federal, REVOGUE o decreto que torna de utilidade pública 13.855,13 hectares na Chapada do Apodi para fins de desapropriação pelo DNOCS, e DIALOGUE com os movimentos sociais, outra proposta, que leve em consideração a longa e dura luta dos agricultores familiares camponeses da Chapada do Apodi na convivência com o Semi-árido Potiguar que serve de exemplo em todo Brasil.

Caiçara do Rio dos Ventos mostra potencial econômico da pinha


Assecom Emater
Agricultores familiares aprenderão mais sobre a cadeia produtiva da fruta
Agricultores familiares aprenderão mais sobre a cadeia produtiva da fruta

Agricultores familiares e a população da Região do Mato Grande participam da 1ª Festa da Pinha que acontece, desde a quarta-feira (13), no município de Caiçara do Rio dos Ventos. O evento, que termina sábado (16), consta de cursos sobre temas relacionados à cadeia produtiva da fruta e o seu beneficiamento, bem como a exposição e degustação de produtos alimentícios derivados da fruta.

A Festa da Pinha é realizada pela Prefeitura Municipal de Caiçara do Rio dos Ventos em parceria com a Associação Comunitária da Serra da Gameleira, Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Emater-RN.

Estão em pauta o beneficiamento dos produtos da agricultura familiar (derivados da pinha) e fruticultura com destaque para as técnicas de plantio, colheita, correção de solo e poda da pinheira. Os cursos são ministrados pelos extensionistas rurais da Emater-RN Ceres Fasanaro, Neide Alcântara e Francisco das Chagas Pereira.

A Festa da Pinha termina no próximo sábado (16), às 17h, com a exposição e degustação de alimentos, tendo a fruta como matéria-prima. Na oportunidade, haverá a inauguração da agroindústria da comunidade Serra da Gameleira. Esse equipamento promoverá a ocupação e renda para os agricultores familiares da região que cultivam essa fruta.

Por Antônio Sales

Mercado climático


A preocupação com o calor no Meio-Oeste nos Estados Unidos voltou a puxar os preços do milho na bolsa de Chicago. Na sexta-feira, os contratos para dezembro terminaram o pregão cotados a US$ 6,8550 por bushel, com valorização de 12,50 centavos. Segundo meteorologistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, as chuvas esperadas para o fim de semana não seriam suficientes para garantir um nível adequado de umidade de solo no "cinturão do milho", especialmente mediante à previsão de mais uma forte onda de calor nos próximos dias. A preocupação com a nova safra é grande porque o nível dos estoques de milho nos Estados Unidos é o mais baixo dos últimos 15 anos. No Brasil, o indicador Esalq/BM&FBovesta; para o milho subiu 0,56%, para R$ 30,30 por saca.
Influência do milho

Os futuros do trigo reverteram na sexta-feira o movimento de queda que predominou durante a semana. A mudança de rumo se deveu a especulações de que a demanda do cereal irá aumentar entre os produtores de ração dos EUA, como substituição ao milho, que está mais caro. Na bolsa de Chicago, papéis com vencimento em dezembro encerraram o dia a US$ 7,31 por bushel, com alta de 14,25 centavos de dólar. Em Kansas, que comercializa o trigo americano de melhor qualidade, contratos para o mesmo período ficaram em US$ 8,0425 por bushel, alta de 6 centavos. "A única notícia positiva é o milho", disse Tomm Pfitzenmaier, da Summit Commodity Brokerage, à Bloomberg. No mercado interno, a saca de 60 quilos ficou em R$ 26,43, sem variação, segundo o Deral. 
Fonte: Valor Economico, Coluna Commodities Agrícolas, de 25/07/2011
Pesquisa personalizada