sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Programa nacional do SENAR


        Com a implementação do Programa Terra Adorada – Capacitação em Responsabilidade Ambiental Rural a CNA em parceria com o SENAR pretendem buscar mudanças de comportamento individual e coletivo, em adequação a realidade ambiental e perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população rural.
        Não há dúvida que um modelo sustentável de agricultura, com a utilização do solo segundo sua capacidade, com a adoção de tecnologias adequadas voltadas a atender as necessidades dos produtores e consumidores é o que se pretende com as atividades agrícolas.
        A Agricultura terá de caminhar no sentido de obter uma produção abundante, suficiente e econômica, porém respeitando os limites e funções adicionais de produzir simultaneamente conhecimentos sobre a própria produção, gerar empregos, contribuir para regenerar o meio ambiente local e regional e, em última instância, contribuir para a regeneração do planeta.

        Conteúdo do Programa:
  • Procedimentos que diminuam os impactos ambientais em ações relacionadas a atividades produtivas rurais;
  • Destinação correta do lixo doméstico, animal e de lavouras evitando assim a poluição do solo, água e ar;
  • Práticas corretas de uso do fogo, limpeza de pastagem, corte de madeira plantada, uso de motosserra à luz da lei de Crimes Ambientais;
  • Principais crimes ambientais previstos na legislação (danos à fauna, às águas, atmosfera e ao solo) e principais punições previstas na legislação;
  • Áreas de preservação permanente e principais infrações e punições previstas na lei;
  • Áreas de reserva legal, limitações legais, principais infrações e punições previstas na lei;
  • Ato declaratório ambiental e outorga do uso da água;
  • Principais cuidados no uso de agrotóxicos;
  • As legislações ambientais pertinentes ao setor rural, dentre outros temas.
        Mais informações pelo e-mail: terraadorada@senar.org.br

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Noite dos produtores rurais na festa da padroeira em Lajes do Cabugi

No dia 07/12 terça-feira foi celebrada a missa para comemorar a noite do Sindicato dos produtores rurais, Sindicato trabalhadores rurais,vaqueiros, associações rurais, agricultores, comerciantes, feirantes, centro de convivência dos idosos, a missa foi celebrada por Pe. vicente Fernandes de Angicos e nosso Pe.Zezinho, representando o Sindicato dos Produtores Rurais estavam o Presidente César Militão e o Vice Idalécio Pinheiro.

Cavalgada na festa de Nossa Senhora da Conceição



Terça-feira 07/12 aconteceu uma grande cavalgada nas ruas de Lajes com participação de muitos vaqueiros,  a noite foi a missa que tinha eles como noiteiros.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Consultória, NEGÓCIO CERTO RURAL





Neste Sábado no centro pastoral o programa nacional do Senar NCR foi dia de consultoria individual, os educadores do Senar Tereza Macelina e Canindé estiveram tirando dúvidas de todos os produtores rurais que estão fazendo o curso, ao todo estão inscritas 24 propiedades rurais.

Presidente do Sindicato Patronal entrega título de cidadão Lajense a Dr: Ronaldo Teixeira


Quinta-feira dia (2) a Câmara de Lajes realizou sessão solene para entrega de título de cidadão  de Lajes  do Cabugi, os homenageados foram pessoas que prestam relevantes serviço a comunidade Lajense.
Pesquisa personalizada