sábado, 5 de dezembro de 2009

CÉSAR MILITÃO LEVA EDUCADOR DO CURSO DE ASSOCIATIVISMO PARA DISCUTIR ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DO ASSENTAMENTO 3 DE AGOSTO.



O presidente do Sindicato Patronal, César Militão esteve hoje no Assentamento 3 de Agosto em companhia do educador do SENAR Fernando Lucena, para cumprir compromisso firmado com assentados de levar o educador do curso de Associativismo para discutir o estatuto da associação do Assentamento, tirar dúvidas dos associado, haja visto as eleições da associação acontecerá em Janeiro de 2010, esteve presente o representante da CUT Osvaldo, a reunião foi na residência de compadre Chico que nos recepcionou muito bem, e após terminar as coversas foi servido um lanche.

DIRETORIA DO SINDICATO PATRONAL E PREFEITURA AGRADECEM AO SENAR PELOS VINTE CURSOS REALIZADOS ESTE ANO DE 2009 EM LAJES.


A diretoria do Sindicato e Prefeitura de Lajes encerraram este ano os cursos de capacitação em parceria com o SENAR, foram realizados 20(vinte),cursos e qualificadas quase 300 pessoas.
O diretoria do Sindicato agradece aos funcionarios do SENAR e da FAERN o apoio dado na realização dos cursos,Foto(1) Ubirajara Filho Diretor financeiro da FAERN, Gil SENAR, Nelma Cintra SENAR, Carol coordenadora do SENAR, Foto(2) Wellington FAERN, Janaina FAERN.

VÍDEO: Pronunciamento contra referências ofensivas aos produtores rurais


.

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, subiu à tribuna do Senado, em 03/12/2009, para rebater as declarações do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, feitas na última segunda-feira (30/11), durante a VII Conferência Nacional de Assistência Social. Segundo a senadora, o ministro, falando para duas mil pessoas no evento, se referiu ao setor agropecuário de forma ofensiva, chamando os produtores rurais de escravocratas,  e afirmando que o Bolsa Família tem evitado que o trabalhador do campo ficasse submetido a condições de escravidão.

Clique acima para assistir ao trecho do vídeo de pronunciamento:

REUNIÃO DE PRODUTORES RURAIS PARA CRIAR COOPERATIVA DOS CAPRINOCULTORES DA REGIÃO CENTRAL.



Neste sabádo nas instalações do parque de exposição Dep. Nélio Dias aconteceu mais uma reunião de Caprinocultores da Região Central, no momento esta sendo discutido o estatuto da futura cooperativa(coopecabugi), estava presente o educador do SENAR Fernando Lucena que veio da assessoria para criação da futura Cooperativa da Região Central.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Festa da Padroeira noite da Câmara Municipal de Lajes





A noite dos Vereadores na comemoração da festa da Padroeira aconteceu nesta quarta-feira e estavam presentes todos os Parlamentares lajenses, a igreja estava lotada de fieis de nossa senhora da Conceição a nossa padroeira.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sindicato Patronal SENAR e Prefeitura de Lajes encerra curso de Associativismo



O Sindicato Patronal em parceria com SENAR e Prefeitura de Lajes encerraram nesta quarta feira dia 2(dois) de Dezembro o 20(vigesimo) curso de qualificação proficional, o curso de Associativismo teve carga horaria de 16:00hs e participaram 15(quinze) Alunos, o educador do SENAR Fernando Lucena que é no Rio Grande do Norte a pessoa mais qualificada para ministrar cursos de Associativismo e Cooperativismo, em suas palavras no encerramento pediu as lideranças presentes que criasse a Federação das Associações de Lajes, estiveram presentes no encerramento o Vice Prefeito Mário Madruga, Vereadores, Secretarios municipais, Presidente da ACOSC Idalécio Pinheiro. O  Presindente do Sindicato César Militão disse que este era o ultimo curso do ano e que em 2010 já havia solicitação de 26(vinte e seis) cursos para o município de Lajes.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FORNO DE XIQUE – XIQUE, MAIS UMA FERRAMENTA NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI – ÁRIDO NA REGIÃO CENTRAL


A fundação do Banco do Nordeste, junto com o SEBRAE em parceria com a ACOSC concluíram a construção de 08 (oito) fornos para a queima de espinhos de xique-xique na região central, os municípios atendidos foram Lajes – Ass. 03 de Agosto e Comunidade de Boa Vista, Fernando Pedrosa – Comunidade de Pelo Sinal II, Angicos – Comunidade de Rio Velho, Santana do Matos – Comunidade de Pixoré, Caiçara do Rio dos Ventos – Comunidade Renascer da Serra, Pedra Preta – Comunidade de Serra do Lombo e Afonso Bezerra – Associação Moacir Avelino.

Com o investimento de R$ 46.000,00 (quarenta e seis mil reais), o homem do campo conta a partir de agora com mais uma ferramenta para o semi-árido.

O projeto é um estímulo ao uso racional do xique - xique, evitando assim a erradicação da planta que é uma importante reserva alimentar para o rebanho na época da escassez das pastagens, este trabalho de orientação ao cultivo e manejo da planta, foi desenvolvido pelo Sr. Fernando Viana Nobre, consultor técnico do SEBRAE, e teve também distribuição de cartilhas e folders para orientação do manejo e cultivo do xique – xique.

A idéia de construir o forno partiu do presidente da ACOSC Idalécio Pinheiro de Figueiredo que fez várias experiências em sua fazenda para chegar ao modelo ideal, e coube a INEAGRO CABUGI buscar junto ao Banco do Nordeste o apoio para difundir a tecnologia.

Por DEPARTAMANETO DE COMUNICAÇÃO de LAJES - RN

REFORMA DO PARQUE DEP. NÉLIO DIAS EM FASE DE CONCLUSÃO.


ACOSC REUNE PRODUTORES PARA CONSTITUIR COOPERATIVA


A  ACOSC reuniu sábado no auditorio do Parque de exposição Dep. Nélio Dias Produtores Rurais da região central para discutir o estatuto da cooperativa(COOPELAJES), que esta sendo criada para tentar viabilizar a abertura do Frigorifico Cabugi, estavam presentes o Prefeito Benes Leocadio, o vice prefeito Mario Madruga, Presidente  da ACOSC Idalécio Pinheiro, representante da EMATER Genildo Fonseca, Diretora da Ineagro Cabugi Valéria Cruz, a proxíma reunião foi marcada  para o proxímo sábado dia 28/12/2010.
Pesquisa personalizada