quarta-feira, 4 de maio de 2011

Federação da Agricultura e Pecuária participa de Audiência Pública sobre Programa do Leite

NESTA QUINTA-FEIRA 05/05/2011 

 AUDIÊNCIA PÚBLICA PROGRAMA DO LEITE

De acordo com o presidente da Faern a audiência não será para acusar governos passados, mas para cobrar as soluções para um programa de importância reconhecida e que atualmente caminha a passos lentos.

Nesta quinta-feira (05), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, participa de Audiência Pública na Assembléia Legislativa sobre o Programa do Leite e os seus constantes atrasos no pagamento aos produtores rurais.

A audiência foi proposta pelo deputado estadual Luiz Antônio Farias, o Tomba (PSB), e será destinada a debater todos os pontos polêmicos do programa, sua História e a sua eficiência na distribuição do alimento as famílias carentes do estado.

De acordo com José Vieira será a oportunidade para todos os produtores de leite cobrarem o compromisso do Governo do Estado com o programa e o pagamento dos valores atrasados, já calculados em mais de 11 milhões de reais. “Tenho certeza que será uma boa chance para todos os produtores de leite e as indústrias de laticínios mostrarem as suas realidades. Uma realidade que já é do conhecimento de todo o Rio Grande do Norte, mas que terá um embasamento maior com a audiência pública”, ressaltou Vieira.

Passado

“Não quero fazer julgamentos de governantes passados. O que desejo é que a classe produtora seja respeitada e que o Programa do Leite, de fundamental importância para a bacia leiteira do estado e para as dezenas de famílias que recebem o produto, tenha continuidade”, finalizou José Vieira.

 O Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes e ACOSC convidam os Produtores para participar desta Audiência Pública, o Sindicato vai disponibilizar veiculo, mais informações procurar na sede do Sindicato ou ACOSC.
Com reportagem de Paulo Correia.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Técnicos da Emater/RN divulgam Avicultura integrada para Agricultores

Técnicos da Emater atuantes nos municípios das áreas de abrangência dos Escritórios Regionais de São Paulo do Potengi, São José de Mipibu e Santa Cruz realizam, a partir de hoje (11) um trabalho de sensibilização junto aos agricultores familiares para divulgar o Projeto de Avicultura Integrada, em desenvolvimento, com sucesso, desde o ano passado, em Santa Cruz. Como vem acontecendo, o Projeto de Avicultura Integrada é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), através da Emater, prefeituras municipais, da empresa paraibana Guarabira Aves (Guaraves), Sebrae e Bancos do Brasil e do Nordeste. Na semana passada, 25 técnicos da Emater engajados no projeto visitaram as instalações da fábrica de rações, o encubatório (onde são chocados os ovos para a produção de pintos) e aviários da Guaraves, em Guarabira, Paraíba, para conhecer os procedimentos adotados na atividade. Conforme o articulador regional da Emater, Francisco Leonardo Nogueira Filho, o calendário de reuniões com os agricultores familiares deverá ser cumprido até o próximo dia 26. Nesses contatos, os agricultores recebem todas as informações sobre o projeto, inclusive os benefícios financeiros.
O objetivo da Secretaria da Agricultura e das prefeituras envolvidas na parceria é que o Projeto de Avicultura Integrada seja expandido, gradativamente, após estudos realizados, para diversas regiões do Rio Grande do Norte. Além de fixar o homem no campo e proporcionar ocupação para toda a família, o projeto assegura uma renda média líquida de R$ 2 mil por lote. A atribuição da Emater, na parceria, é selecionar os produtores, avaliar os imóveis e elaborar projetos. A Guaraves, por sua vez, fornece os pintos, a ração e a assistência técnica, dispondo, inclusive de um veterinário.

PROGRAMA DO LEITE, AUDIÊNCIA PÚBLICA

Audiência pública discute Programa do Leite

Será promovida no dia 5 de maio, audiência pública sobre o Programa do Leite no Rio Grande do Norte e sobre os problemas relacionados com os atrasos no pagamento desse programa aos produtores rurais do estado.

A proposição da audiência é do deputado estadual Tomba Farias. O evento está marcado para as 9:30h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Caprinos viram alternativa de renda no sertão sergipano

Criadores aprendem novas técnicas de manejo para melhorar a produção


A criação de cabras sempre fez parte da rotina dos moradores do município de Poço Redondo, localizado no alto sertão sergipano. O que muitos deles não contavam era com a possibilidade de obter um complemento na renda familiar através da atividade. Cerca de 30 famílias do Povoado Queimadas começam a vislumbrar um novo cenário para a caprinocultura devido a um projeto desenvolvido Sebrae em Sergipe e a Petrobras, por meio do programa Desenvolvimento & Cidadania.
A mudança nos hábitos dos moradores começou em 2005. Naquela época o Sebrae desenvolvia em Nossa Senhora da Glória um projeto pioneiro, o consórcio do bode. Cada interessado pagava uma determinada quantia a ser depositada em uma conta gerenciada pela Associação dos Criadores. A cada mês uma pessoa era sorteada e o dinheiro arrecadado deveria ser utilizado na compra de animais.
O projeto foi elogiado em todo o país, e o seu gestor, o analista Antônio Cardoso, convidado a apresentar o modelo em um simpósio internacional na Paraíba. Para relatar a experiência, surgiu a ideia de montar uma peça de teatro. Foram convidados alguns jovens de baixa renda do município de Poço Redondo para as vagas dos atores. O espetáculo foi um sucesso e em pouco tempo passou a ser apresentado em diversos Estados.
Ao perceber o compromisso dos estudantes com o trabalho, os técnicos responsáveis pelo projeto perceberam a necessidade de elaborar uma alternativa de renda para aquele grupo. Como a criação de cabras já fazia parte do cotidiano da maioria deles, foi oferecida a proposta de realizar um trabalho na área.
O problema é que os jovens não possuíam uma representação. Para resolver o impasse buscou-se o apoio da Associação Comunitária de Queimadas, que atendia aos pré-requisitos legais. Através de um edital aberto pela Petrobras surgiu o projeto Cabra Nossa.
– As propostas eram buscar o aperfeiçoamento dos jovens de forma autônoma para atuar na difusão dos conhecimentos relacionados à caprinocultura, sempre utilizando o teatro como instrumento, e agregar infraestrutura às pequenas propriedades de Poço Redondo – explica a coordenadora do projeto Virgínia Lúcia.
Atualmente, de forma coletiva, os criadores já acondicionam cerca de 50 animais no local. Aqueles destinados ao abate são vendidos junto a atravessadores ou em feiras livres. Já o leite é utilizado na subsistência das famílias. A meta agora é garantir a aquisição de novas espécies para aumentar a oferta de carne e leite, uma câmara de resfriamento para os derivados e a instalação de um campo voltado à produção de palma, que deverá utilizada na alimentação dos animais.
– As nossas cabras eram criadas soltas, sem muito cuidado. Quando levávamos os animais até a feira as pessoas não pagavam muita coisa por eles. Agora, conhecendo a maneira correta de cuidá-los, vemos que a qualidade do rebanho melhorou bastante e isso refletiu nos preços que conseguimos hoje – diz José Adílson de Lima, presidente da Associação Comunitária e um dos beneficiados pelo projeto.

AGÊNCIA SEBRAE

Sindicato dos Produtores Rurais encerra curso de Manejo de Caprino de Corte

Atenção, abrir em uma nova janela.

Dando inicio a demandas de cursos que serão realizados durante o ano de 2011, o Sindicato dos Produtores Rurais realizou nesta semana o curso de Manejo Geral de Caprinos e Ovinos de Corte na comunidade de Caraúbas.
O médico veterinário, Leonardo Ferreira, foi o educador do curso que contou com a participação de pelo menos quinze pequenos produtores da região. Nesta sexta-feira (29) foi encerrado o curso que contou com a presença de César Militão, o prefeito Benes Leocádio, vereador Cocó e o secretario Mael Quirino.
Durante o mês de maio o Sindicato Patronal realizará diversos cursos em praticamente toda a zona rural do município, como informa o presidente do Sindicato, César Militão. O SENAR, Prefeitura de Lajes e a ACOSC são parceiros na realização dos cursos. O Blog do Robson acompanha as atividades e traz para você toda a cobertura destas atividades durante o ano, assim como informações sobre inscrições.

Programa Campo mais Forte em Lajes

 Zé Vaqueiro o filho Joab e seu Neto
O trabalho do corte de terra vem dando resultados positivos no município, através da Prefeitura Municipal e Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Lajes. A exemplo temos os agricultores do P.A 03 de Agosto que por meio de uma visita do Programa Campo Mais Forte, pode se constatar os plantios de feijão, milho, sorgo entre outras variedades para o consumo humano e animal. Para nós que fazemos parte desse conjunto é uma grande satisfação poder divulgar o resultado desse trabalho.
Pesquisa personalizada