quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sistema Faern/Senar apresenta cronograma de palestras para a Festa do Boi 2012

Nesta quarta-feira (10), a direção do Sistema Faern/Senar divulgou o cronograma de palestras para a Festa do Boi 2012. As aulas serão ministradas no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu (localizado nas dependências do Parque Aristófanes Fernandes) e começarão na próxima segunda-feira (15), dentro da programação da Festa do Boi.

De acordo com superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva, as palestras serão abertas para toda a comunidade e produtores rurais interessados. “Começaremos as palestras na segunda-feira (15) e iremos abordar diversos temas do universo rural. Antes de todas as palestras (sempre com início às 9:30h), o Idiarn e técnicos do Ministério da Agricultura apresentarão um panorama sobre a febre aftosa no RN para os participantes das aulas. Com isso, o público das palestras será também contemplado com mais essas informações”, ressaltou Paiva.

Abaixo segue a programação das palestras para a Festa do Boi 2012:  

          Palestra 01: NUTRIÇÃO DE EQÜÍDEOS
Palestrante: Maurício Teixeira Júnior - Zootecnista
Data: 15/10/2012
Horário: Manhã. 09:30 - Duração 40min.

          Palestra 02: ESCOLHA E AVALIAÇÃO CORRETA DE VACAS LEITEIRAS
Palestrante: Josimar Torres Gomes - Zootecnista, Mestre em Produção Animal, Doutor em Produção Animal – Custo de Produção.
Data: 15/10/2012
Horário: Tarde. 15:00  Duração 40min

          Palestra 03: DESAFIOS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE CAPRINOS E OVINOS
Palestrante: Ézio Capistrano – Zootecnista, Mestrando pela Pós-graduação em produção animal.
Data: 16/10/2012
Horário: Manhã. 09:30 - Duração 40min

          Palestra 04: MINERALIZAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS
Palestrante: Raniere Pinheiro Dias - Graduando em zootecnia pela UFRN
Data: 16/10/2012
Horário: Tarde. 15:00 Duração 40min

          Palestra 05: ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NA APICULTURA
Palestrante: Helder da Câmara - Graduando em zootecnia pela UFRN
Data: 17/10/2012
Horário: Manhã. 09:30 - Duração 40min.

          Palestra 06: CULTIVO INTEGRADO DE TILÁPIA E CAMARÃO EM SISTEMA DE VIVEIRO
Palestrante: Magno Marcos Bezerro da Costa - Graduando em zootecnia pela UFRN
Data: 17/10/2012
Horário: Tarde. 15:00  Duração 40min


          Palestra 07: AVALIAÇÃO DE CRIA E RECRIA DE BEZERRAS LEITEIRAS
Palestrante: Cláudio Avelino de Oliveira Lucena - Graduando em zootecnia pela UFRN
Data: 18/10/2012
Horário: Manhã. 09:30 - Duração 40min.

Palestra 08: VIVER BEM NO SEMI-ÁRIDO
Palestrante: Hélio Pignataro Filho – Gerente do Setor GEAP – SENAR-RN - Especialista em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e Mestre em Engenharia Sanitária
Data: 18/10/2012
Horário: Tarde. 15:00  Duração 40min

          Palestra 09: ESCRITURAÇÃO ZOOTÉCNICA  
Palestrante: Danielle Cavalcante Sales – Graduanda em zootecnia pela UFRN
Data: 19/10/2012
Horário: Manhã. 09:30 - Duração 40min.


          Palestra 10: QUALIDADE DO LEITE
Palestrante: Emmanuela Moura – Graduanda em zootecnia pela UFRN
Data: 19/10/2012
Horário: Tarde. 15:00  Duração 40min

Sindicato dos Produtores de Lajes capacita colaboradores acerca do CNIS Rural.

 Dois colaboradores do Sindicato dos Produtores Rurais Lajes irão fazer um curso online acerca do CNIS Rural - Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse curso é ofertado como início do Projeto Inclusão Previdenciária no Campo, da CNA em convênio com o Ministério da Previdência, que tem o objetivo habilitar os sindicatos rurais para a inclusão do titular (segurado especial) e seu grupo familiar no CNIS Rural, para fins de inscrição na Previdência Social e da declaração anual da atividade rural, para facilitar a aposentadoria dos mesmos.

Sindicato Rural de Lajes em parceria com o SEBRAE levará 15 produtores para festa do Boi

 Seminário do sebrae na festa do boi terça-feira, saída às 14hs.

A estrutura de beneficiamento permitirá o acompanhamento de todo o processo de envasamento de leite e produção de iogurtes e queijo frescal.
Cleonildo Mello

Para mostrar ao público como é o processo de beneficiamento do leite, o Espaço Empreendedor do Sebrae no Rio Grande do Norte na 50ª Festa do Boi terá uma mini-usina de laticínios. Além de fornecer informações técnicas, a unidade permitirá aos visitantes visualizar como é o processo de fabricação de derivados do leite. O evento será realizado no período de 11 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. As atrações que o Sebrae preparou para a festa podem ser conferidas no site http://espacoempreendedor.rn.sebrae.com.br/.

A mini-usina é proveniente do Instituto Candido Tostes, instalado na cidade de Juiz de Fora (MG), e demonstrará como é o processamento do leite, desde a recepção, análises laboratoriais e pasteurização. Montada com fórmica e vidro, a estrutura permite o acompanhamento de todo processo de envasamento de leite e produção de iogurtes e queijo frescal. Haverá também a degustação dos produtos. Na parte técnica, serão repassadas orientações dos técnicos sobre o processo de fabricação, higienização e qualidade para o público visitante.

A unidade é apenas uma das diversas atrações do Espaço Empreendedor na Festa do Boi, que, nesta edição comemorativa aos 50 anos do evento, faz uma justa homenagem à pecuária potiguar com o tema ‘História, Inovação e Tecnologia do Leite no RN’. O Espaço Empreendedor será estruturado em uma área de 2,7 mil metros quadrados e ambientado como se fosse um casarão antigo, dando aos visitantes a visão interna das moradias de época.

A grade de capacitação contempla 16 palestras, que abordarão as principais problemáticas da pecuária, envolvendo desde o manejo nutricional, morfologia das vacas leiteiras, fatores que influenciam na reprodução, o universo dos queijos brasileiros, a utilização da mandioca como ração animal, uso de biotecnologias e diferentes abordagens sobre a raça Girolando, que também será foco de exibição de filmes.

A programação terá ainda quatro minicursos, sendo três deles módulos do que ensina a formular raçaão para gado leiteiro, além de um sobre a análise sensorial de produtos lácteos. Também estão previstos encontros e debates sobre o panorama do projeto Balde Cheio no Rio Grande do Norte, melhoramento apícola e sobre Girolando, considerada a raça leiteira dos trópicos.

Governo do RN prorroga por 180 dias estado de emergência devido à seca


Imagem Interna
O Governo do Estado publicou ontem (10) novo decreto prorrogando por 180 dias a situação de emergência em 139 municípios afetados pela seca no Rio Grande do Norte. Outros três, que têm o estado de emergência decretado diretamente pela Defesa Civil Nacional, já encaminharam solicitação para a prorrogação do prazo, que expira neste mês. Os motivos alegados pelo Governo do Estado para a manutenção do estado de emergência é a previsão de ausência de chuvas nos próximos meses.

Decretado inicialmente em 11 de abril deste ano, o estado de emergência devido à seca já havia sido prorrogado em julho por mais 90 dias. À época, a justificativa para o decreto eram os problemas de escassez de chuvas no período, que causaram morte de rebanhos, perda de colheitas e afetaram mais de 500 mil pessoas. De acordo com o Governo, a situação continua preocupante.

No decreto 23.037, assinado na terça-feira (9) e que determinou a prorrogação do decreto 22.637, de 11 de abril, o Governo argumenta que a previsão da Emparn para os meses de outubro, novembro e dezembro é que as chuvas permaneçam nos mesmos níveis atuais, considerada uma estiagem de nível 3, de "grande porte e grande intensidade". Dados repassados pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos apontam também para a diminuição contínua dos níveis dos reservatórios de água dos açudes, rios e demais reservatórios nos municípios, o que também foi argumento para a prorrogação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, coronel Josenildo Acioli, alguns municípios potiguares entraram em contato direto com o Ministério da Integração Nacional, com o auxílio e orientação da Defesa Civil potiguar, para conseguir o decreto do estado de emergência. Foram os casos de Jucurutu, Vera Cruz e Monte Alegre.  

"O estado de emergência contribui para a celeridade de processos que visam combater os problemas referentes à seca, mas o respeito às leis que tratam sobre licitações e compras, por exemplo, seguem o mesmo rito processual, apenas com prazos menores. É importante para dar respostas e ter soluções mais rápidas", explicou coronel Acioli.

Fonte: Tribuna do Norte

Câmara dos Deputados aprova MP que destina verbas para combate à seca no Nordeste


Imagem Interna
O Plenário da Câmara aprovou na terça, dia 9, a Medida Provisória 572/12, que concede crédito extraordinário de R$ 381 milhões ao Ministério da Defesa para ações de ajuda às comunidades atingidas por desastres naturais, especialmente no Nordeste. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Os recursos servirão para o Exército aproveitar sua logística e estrutura para obras e serviços de apoio às cidades atingidas pela seca no Semiárido, que se intensificou a partir de maio deste ano.

Segundo o governo, o dinheiro permitirá a compra de veículos, reboques, carros-pipa, reservatórios para transporte de água, bombas d’água, geradores, máquinas e outros equipamentos para recuperar o território atingido.

Para o deputado Felipe Maia (DEM-RN), apesar da relevância da MP, os recursos tiveram baixa execução até o momento. Ele disse que, até agora, passados 125 dias da edição da medida, foi efetivamente gasto apenas 0,11% dos R$ 381 milhões destinados para garantir água nos municípios atingidos pela seca.

Um balanço das defesas civis estaduais, feito em setembro, apontou que cerca de 9 milhões de pessoas estão sofrendo com a seca em mais de mil municípios nordestinos.


Fonte: Blog do Marcelo Abdon
Pesquisa personalizada