sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mário Madruga é o novo prefeito de Lajes

A Câmara Municipal de Lajes empossou na manhã de hoje o novo prefeito do município. Mário Sergio de Holanda Madruga é o novo prefeito do nosso município, substítuindo o ex prefeito Benes Leocádio, que teve o seu mandato cassado por infidelidade partidária no dia 30 de julho de 2012, pela corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A Câmara Municipal de Lajes se reuniu em sessão solene e empossou o vice prefeito Mário Madruga, que foi eleito no pleito eleitoral de 2008, como companheiro de chapa de Benes Leocádio.
Em seu discurso o prefeito Mário reafirmou que irá dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo ex prefeito Benes. O novo gestor do município reafirmou que tudo continuará como está.
Após a sessão solene na Câmara, aconteceu a solenidade de transmissão de cargo, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Lajes. Estavam presentes todos os secretários municipais, vereadores e líderanças políticas de Lajes e região. Também compareceu o assessor político da deputada estadual Marcia Maia, o sr. Alan Castilho, e os familiares do prefeito empossado.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Candidatas a Rainha da Expolajes ensaiam para desfile

Um dos grandes momentos da maior exposição da Região Central do RN é o concurso da Rainha. O desfile acontece às 20h00min do dia 25, sábado, tendo pelo menos 13 candidatas ao titulo.
Para este ano, a coordenação do evento distribuirá mais de R$ 1.000,00 em prêmios contendo brindes para todas as candidatas. Teve inicio na noite desta quarta-feira, 22, os ensaios e organização para a realização do desfile que tem o comando do professor Laureano Alves.
Segundo o Presidente do Sindicato Rural, César Militão, todos os jurados são oriundos de outras cidades do estado representando instituições que participam da Expolajes.
Transmissão
Para quem não estive em Lajes, poderá conferir o desfile aovivo aqui no Blog do Robson Cabugi através do twittercam. Ligue seu computador às 20h00min e confira.

Meninas participam de ensaio...
Da Redação com Imagens de Robson Cabugi

Nomes dos agraciados com medalha Moacyr Duarte foram definidos


Imagem Interna
Nesta quarta-feira (22), diversos representantes de entidades agropecuárias e acadêmicas se reuniram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) para definir os três nomes que dentro do campo político, acadêmico e empresarial, serão agraciados com a medalha do Mérito Rural Senador Moacyr Duarte (Comenda criada pela Faern e que leva o nome do seu primeiro presidente) em reconhecimento aos serviços prestados a agricultura potiguar ao longo dos anos.

 Na reunião, promovida pela direção da Faern, os representantes da Emparn, Emater, Anorc, Ancoc, Asplan, Acosc, Senar, Ufersa e Ministério da Agricultura, puderam debater e logo depois definir os nomes que receberão a medalha. De acordo com o presidente da Faern, José Álvares Vieira, o prêmio é a prova do respeito das entidades com o trabalho desenvolvido por personalidades que carregam consigo a força do campo. “A medalha Moacyr Duarte é um reconhecimento da garra e do sonho dessas pessoas. Três personalidades que na política, na área acadêmica e no meio empresarial, representam toda a inteligência e o trabalho em favor da agricultura e da pecuária no RN”, explicou Vieira.

Em 2012, os agraciados serão o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, no campo político, o médico veterinário Guilherme Ferreira da Costa, no campo acadêmico, e o produtor rural Gilson de Andrade pessoa, no campo empresarial. “Três pessoas que muito dignificam a nossa atividade e que batalham por uma agropecuária mais forte e competitiva”, ressaltou o representante do Senar, Marcelo Passos.

Data da entrega

Sobre a data da entrega da medalha, o presidente da Faern comentou. “Ela será entregue no dia 10 de setembro, às 20h, durante a posse da nova diretoria da Federação da Agricultura, em Natal”.

Estiveram presentes na reunião desta quarta-feira (22), o presidente da Anorc e representante do Mapa, José Teixeira Júnior, o representante do Senar, Marcelo Passos, o presidente da Ancoc, Alexandre Confessor, o presidente da Acosc, César Militão, o representante da Emparn, Amilton Gurgel Guerra, o representante da Ufersa, Maristélio da Cruz Costa, o presidente da Asplan, Renato Lima Ribeiro, o representante da Emparn, Lindomar de Lima e o presidente da Faern, José Vieira.

Pecuaristas fazem fila por milho


Imagem Interna
Produtores fazem fila à espera de milho nas Unidades Armazenadoras da Companhia Nacional de Abastecimento no Rio Grande do Norte (Conab). Na unidade de Assú, que atende 20 municípios, o estoque acabou e só deverá ser normalizado em sete dias. O embarque, a partir de Mato Grosso, Sul do país, foi autorizado esta semana. Para receber o milho, produtores chegam a dormir na porta da unidade e recebem fichas. O produto é usado para alimentação animal e é vendido a preço subsidiado pela Conab.

Em outros armazéns da Companhia, o volume disponível caiu e há demora na reposição do estoque, por causa de problemas logísticos. As operações de transporte de outros estados para o RN estão mais lentas em razão da dificuldade enfrentada pelas transportadoras contratadas para fazer o serviço. Segundo José Onildo, gerente da unidade de Assú, além dos 1.260 produtores que compram milho a preço subsidiado no município, há outros 850 produtores que se cadastraram e ainda não foram 'contemplados'. A situação poderia ser ainda pior. A unidade foi desmembrada há poucos meses. Antes, atendia quase 30 municípios.

O problema de desabastecimento, afirma a Federação da Agropecuária do Rio Grande do Norte, é generalizado. "Os depósitos estão zerados", afirma José Vieira, presidente da Federação.

Na unidade de Caicó, que atende outros 24 municípios, também não há milho. As 102,3 toneladas enviadas esta semana para a central (e que ainda não chegaram) não são suficientes para atender nem 8% dos produtores cadastrados, afirma João dos Santos, gerente da unidade.

A situação é semelhante à enfrentada em Assú. Dois mil produtores conseguem comprar milho a preço subsidiado. Outros 800 não conseguem porque não há o suficiente. "Acredito que o número seja ainda maior. Muitos não estão sendo atendidos. Só Deus e eu sabemos o que estamos passando", afirma João. O gerente já decidiu como dividirá as 102,3 toneladas que chegarão na próxima semana. "Vou estabelecer uma cota única. Quem deveria receber 80 sacas, vai levar só 10. Assim dá para atender mais produtores". Apesar da estratégia, só 170 serão atendidos. "Entrego à Deus. Na hora, Ele vai me guiar e eu vou saber dividir o milho".

O problema não se resume ao interior do estado. Na unidade Caiapós, em Natal, que atende mais de 30 municípios, a venda de milho foi suspensa na última terça-feira, informou Zozimara Silva Santos, gerente. Só quem pagou com antecedência pode retirar o milho que ainda resta. As vendas só serão retomadas quando o estoque for resposto, afirma Zozimara. O que só deve ocorrer na primeira quinzena de setembro. "Vamos esperar a carreta". Mais de 1,5 mil produtores estão cadastrados na unidade. A fila de espera é, no entanto, menor que a das outras unidades. "Acredito que o número de produtores que não foram contemplados não chegue a 500", estima a gerente.

O superintendente da Conab/RN, João Lúcio, não confirma a existência de filas de espera, mas admite que "a demanda supera em 100% a oferta". Ele confirma o embarque  de milho para o RN esta semana, mas diz não saber quando a situação se normalizará. A greve dos caminhoneiros, uma das causas apontadas, acabou e o problema não foi solucionado. Os estoques no estado estão baixos, segundo João Lúcio, porque o abastecimento ainda está irregular.  A Conab anunciou ontem novos embarques para o estado.

Novas remessas são esperadas no RN

O governo federal vai autorizar na próxima sexta-feira (24) o embarque de mais 30 mil toneladas de milho para o Rio Grande do Norte. O volume não considera o milho já autorizado e que começou a ser embarcado esta semana. A informação é da Federação da Agropecuária do RN (Faern). A Companhia Nacional de Abastecimento embarcou ontem (22) 287 toneladas de milho para João Câmara, Umarizal, Natal, Currais Novos e Caicó.

A companhia já havia embarcado 168 toneladas para Umarizal e Natal na última terça-feira e 412 toneladas para João Câmara, Natal, Caicó e Mossoró na última segunda. "O problema é que os caminhoneiros esperam atingir a capacidade máxima para   conseguir preços de frete mais atrativos", afirma o superintendente da companhia no estado, João Lúcio. "Transportar milho para o RN não seria vantajoso. Foi o que os caminhoneiros disseram aos produtores", completa José Vieira, presidente da Faern.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BNB divulgará suas linhas de crédito na 19 EXPOLAJES 2012

Durante a 19º EXPOLAJES o  Banco do Nordeste estará presente com uma equipe da agência de Angicos com a missão de divulgar e prestar informações necessárias para a contratação do FNE Estiagem, crédito destinado ao combate dos efeitos da seca.

Destaque para o custeio pecuário, o produtor que comparecer com o atestado de vacinação animal, poderá ter um limite calculado e formular uma proposta para ser analisada pelo Banco, além de outras informações importantes para os produtores.

ExpoLajes será aberta na próxima sexta-feira

    Imagem Interna
    Será promovida na noite da sexta-feira (24) a abertura da 19ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Sertão Central Cabugi (Expolajes), no Parque de Exposições deputado federal Nélio Silveira Dias. No evento, que já faz parte do calendário oficial do Governo do Estado, os produtores rurais, expositores e público presente observarão toda a infraestrutura montada para os três dias de feira.

    Organizada pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (Acosc), e ranqueada pelo governo estadual, a edição de 2012 da Expolajes mostrará, mais uma vez, a força do homem do campo e a garantirá que muitos negócios sejam firmados entre os agropecuaristas que colocarem seus animais para venda.

    Na abertura, diversas autoridades são esperadas. “Acredito que como nas edições passadas, será um evento bonito e bem organizado. Com a presença de inúmeros produtores rurais e autoridades do setor agropecuário”, resumiu o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes e Acosc, César Militão.

    De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, a ExpoLajes já está consolidada no meio rural e somente merece elogios em sua organização. “É uma feira bonita, bem organizada e que trás resultados positivos para a cidade de Lajes e para os expositores. A prova disso tudo são as pousadas completamente ocupadas nos três dias de festa. Um sinal do bom trabalho realizado pela Acosc e pela prefeitura. Uma feira que não poderia deixar de contar com o apoio do Sistema Faern/Senar”, lembrou Vieira.

    Programação completa e valores

     (Sexta - feira)24 de Agosto de 2012

    •    Recepção dos Animais -De 08h00min a 00h00min;

    •    Palestra sobre o uso sustentável dos recursos florestais da Caatinga (Newton Barcelos) – 10h00min;

    •    Oficina EMATER (Palestra sobre engorda de cordeiros sem uso de volumoso) – 15h00min;

    •    Apresentações culturais - 18h00min;

    •    Torneio leiteiro estadual e regional (Esgota)- 19h00min;

    •    Solenidade de Abertura –20h00min;

    •    Programação de shows (com entrada franca) – 22h00min.

    (Sábado)25 de Agosto de 2012

    •    Torneio leiteiro estadual e regional (1ª Ordenha) 07h00min;

    •    Julgamento de Animais de Elite (PO) – Início às 08h00min;

    •    Visita educativa de 800 alunos das escolas dos municípios da região – Início as 08h00min;

    •    Oficina EMATER (Palestra sobre engorda de cordeiros sem uso de volumoso) – 09:00Hs;

    •    Corrida de Jegue - 16h00min;

    •    Torneio leiteiro estadual e regional (2ª Ordenha) 19h00min;

    •    Concurso Rainha da Expolajes 2011 – 20h00min;

    •    Programação de shows (bilheteria) – 23h00min;

    (Domingo)26 de Agosto de 2012

    •    Torneio leiteiro estadual e regional (3ª Ordenha)- 07h00min;

    •    Torneio “PEGA BODE” 10h00min;

    •    Divulgação do resultado final do torneio leiteiro 10h30min;

    •    Entrega da premiação do torneio leiteiro e Solenidade de Encerramento - 11h00min;

        Durante todo o evento

    •    Exposição de produtos e artesanatos da região;

    •    Exposições de ovinos e caprinos em geral;

    •    III Feira de ovinos e caprinos dos produtores da agricultura familiar;


    Prêmios

    De acordo com informações repassadas pela direção da Acosc, as premiações de 2012 totalizarão o valor de quase R$ 7.000,00. Abaixo segue os valores para os competidores:

    Torneio Leiteiro Municipal...

    Cabra Jovem       Cabra Adulta       Cabrita

    1º. R$ 500,00         1º. R$ 500,00       1º. R$ 500,00

    2º. R$ 300,00         2º. R$ 300,00         2º. R$ 300,00

    3º. R$ 200,00         3º. R$ 200,00         3º. R$ 200,00

    4º. R$ 150,00        4º. R$ 150,00         4º. R$ 150,00

    5º. R$ 100,00         5º. R$ 100,00         5º. R$ 100,00

    Torneio Leiteiro Estadual

    Cabra Jovem     Cabra Adulta      Cabrita

    1º. R$ 500,00       1º. R$ 500,00       1º. R$ 500,00

    2º. R$ 300,00       2º. R$ 300,00       2º. R$ 300,00

    3º. R$ 200,00       3º. R$ 200,00       3º. R$ 200,00

    Corrida de Jegue e Pega Bode

    A premiação deste evento será em espécie e feita logo após o encerramento da competição, e será distribuída da seguinte forma:

    1º. R$ 300,00

    2º. R$ 250,00

    3º. R$ 200,00

    4º. R$ 150,00

    5º. R$ 100,00

    Concurso Rainha da Expolajes 2012

    1º. R$ 500,00

    2º. R$ 300,00

    3º.R$ 200,00

























Pesquisa personalizada