sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Rio Grande do Norte é destaque em exportação de mel e em revista nacional

O projeto Apis Nordeste vem colhendo excelentes resultados provenientes das ações realizadas em 2009 junto aos apicultores potiguares. No último ano, o Estado obteve um crescimento de 180% nas exportações de mel em relação à igual período de 2008.

A estimativa de produção em 2009 é de 2,2 mil toneladas. Em 2010, o projeto deverá focar as ações na adequação dos entrepostos e produtos para começar a exportar para a União Européia e intensificar o desenvolvimento da apicultura nas regiões do Seridó e Mato Grande.

Segundo o gestor estadual do Apis Nordeste, Valdemar Belchior Filho, o sucesso da atividade no Estado tem como principal motivo a orientação técnica dos apicultores, que vem aumentando a produtividade e trazendo melhoria na qualidade do produto. “Em 2009, aproximadamente 6 mil apicultores passaram por capacitação, com o apoio do Sebrae-RN, Federação dos Apicultores, Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA, USP - Ribeirão Preto, Governo do Estado e prefeituras municipais”, lembra Valdemar.

Como prova do expressivo crescimento da atividade no Estado, a apicultura do Rio Grande do Norte foi destaque na edição de janeiro deste ano da Revista Globo Rural, de circulação nacional, ocupando oito páginas com fotos do repórter fotográfico Ernesto de Souza e texto da jornalista Clarice Couto.

Outra razão para o significativo desenvolvimento da atividade foi a introdução de técnicas desenvolvidas no Centro Tecnológico Temático de Apicultura – CETEC, que há 3 anos desenvolve ações de otimização junto aos produtores rurais da região de Mossoró e municípios próximos. Técnicas como o melhoramento genético das rainhas e monitoramento da luminosidade, temperatura e umidade das colméias são repassadas aos produtores, que vêm aumentando a produção a cada dia.

Para este ano também está programado o 10º Congresso Ibero-Latinoamericano de Apicultura, que acontecerá de 11 a 14 de outubro, no Centro de Convenções de Natal e reunirá importantes instituições e especialistas no assunto. O Sebrae-RN representa um importante papel no bom desempenho dos produtores, buscando parcerias e desenvolvendo ações de capacitação em diversos municípios do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CE: produtores fornecerão leite de cabra ao Fome Zero

Pequenos produtores dos municípios de Quixadá, Choró, Banabuiú e Ibaretama, serão os primeiros do interior do Ceará a fornecerem leite de cabra para o Fome Zero. A entrega do insumo alimentar começou nesta segunda-feira (01/02). Em princípio, serão 400 litros por dia, mas a demanda poderá chegar a até 1,5 mil litros. Havendo oferta, a compra estará garantida, informou o presidente da Associação dos Caprinocultores Leiteiros de Quixadá (Acalq), João Alberto e Silva.
Vinte e seis criadores já aderiram ao programa do Governo Federal. O leite será comprado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado a R$ 1,20 o litro. Após o beneficiamento na Usina Campo Verde, em Quixeramobim/CE, o produto será distribuído nas escolas públicas daquela cidade, por meio do programa federal criado em 2003 para assegurar alimentação às famílias de baixa renda. "Para as crianças o benefício é ainda maior, pois aproximadamente 6% delas têm sintomas de alergia ao leite de vaca", destaca João.
"Além de surgir como um excelente instrumento para fortalecer a cadeia produtiva do leite especial, o incentivo econômico, com preço estável e justo, assegurando a compra sem a interferência de atravessadores, estimulará os pequenos produtores da região a montarem uma usina de beneficiamento, em sistema de cooperativismo", avalia o presidente da Acalq. "Com as boas perspectivas, logo surgirão mais associados", estima João.
 
* Fonte: Diário do Nordeste de 02/02/2010.

Conselho do FUMAC aprova construção de 100 cisternas

O Conselho Municipal do FUMAC,  quinta-feira (4) uma assembléia para aprovar a construção de 100 (cem) cisternas nas comunidades rurais do nosso município, o cadastramento está sendo feito através da Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores de Lajes. Um dos pontos que chamou a atenção dos presentes foi a participação do Pe. Zezinho, pároco de Lajes que assumiu a Paróquia a apenas três dias. Há muito tempo que não se via a presença de um sacerdote participando de atividades como um conselho municipal. A presença de Pe. Zezinho está sendo elogiada por todos os membros do conselho.
Pela tarde acontece outra reunião importante, de outro conselho, o de Desenvolvimento Rural, para aprovar os cadastrados para o Seguro Safra 2010. A reunião é na Secretaria Municipal de Agricultura. Aqui em Lajes, foram inscritos 208 trabalhadores, e aprovados pelo MDA 197, após a aprovação será expedido o boleto bancário, para os trabalhadores efetuarem o pagamento e logo após Município e Estado, fechando a parceria.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FAERN, promove 1º encontro de planejamento sindical integrado.

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte e SENAR promoveram nesta segunda-feira dia 02 de fevereiro de 2010 encontro com os presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais na sede da FAERN, com o objetivo de planejar nova proposta de aprendizagem rural integrada com o modelo pedagógico do SENAR estadual e federal, buscando condições técnicas  e financeira  para a profissionalização dos Sindicatos e implantar um modelo de gestão para que os programas, projetos e atividades emanados do SENAR/RN sejam executados em parceria com os Sindicatos através de uma gestão técnica e profissional.

TEMAS DO ENCONTRO:

-Definição das politicas de planejamento da FAERN e SENAR
-Análise da estrutura funcional para uma integração operacional fundamentada em programas, projetos e serviços.
-Atribuições bem definidas da estrutura funcional atual.
-Definição da política de investimento do Sindicato Rural.
-Elaboração por cada Sindicato da proposta  para cumprimento dos objetivos e metas fixadas para o exercício de 2010 que tem ações integradas e analisadas mensalmente através de indicadores da gestão responsabilidade vinculada a cada região do Estado.
No encontro foi apresentado aos presidentes dos Sindicatos o novo gestor do SENAR/RN o Lajense Fernando Meneses que se apresentou e depois prometeu muito empenho para contruir um novo trabalho com o objetivo de melhorar as ações do SENAR/RN no Estado.  

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

FAERN publica nota contra Plano Nacional de Direitos Humanos


A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte – FAERN manifesta
publicamente o descontentamento com o novo Plano Nacional de Direitos Humanos,
assinado pelo Presidente Lula, através do Decreto nº 7.037 em 21/12/2009.
Corroborando com o protesto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA,
o Decreto encara o agronegócio com preconceito, não levando em consideração a violação
dos direitos fundamentais de produtores rurais, tais como direito à propriedade, a liberdade
de trabalho e ao direito à segurança física. Essa visão governamental equivocada estimula a
onda de invasões de terra no País, sugerindo o aumento da insegurança jurídica e
fortalecendo determinadas organizações criminosas.
Criar restrições e novos pressupostos ao cumprimento de ordens judiciais que visam à
tutela do direito fundamental à propriedade e condicionar o cumprimento de medidas
liminares em ações de reintegração de posse à realização de ineficientes, inúteis e parciais
“mediações” prévias, com objetivo de procrastinar o deferimento de ordem judicial são
medidas que, na verdade, atentam contra os direitos humanos, principalmente no que diz
respeito ao acesso à justiça e celeridade processual.
Diversos setores da sociedade brasileira protestaram ao apontarem equívocos contemplados
no Decreto, entre as quais a CNBB, Associações ligadas à Imprensa, Forças Armadas e
Associações de Magistrados, mas nos impressiona nas referencias que faz ao setor rural.
Qual a real intenção do Governo Federal em conceber mecanismos, de flagrante
inconstitucionalidade, voltados à defesa e proteção dos movimentos de invasão de terra?
O Agronegócio foi responsável pelo saldo positivo da balança comercial em meio à recente
crise internacional, mas não houve reconhecimento por parte do Governo Federal, que
ainda protege invasores de terra em detrimento dos produtores rurais. Não podemos ficar
calados assistindo o desenrolar de fatos tão graves que ameaçam a Democracia do nosso
País.
Por fim, conclamamos toda classe política do Rio Grande do Norte e demais entidades da
sociedade civil organizada, para exigirmos a retificação do Decreto por parte do Governo
Federal, nos pontos destacados, com a mesma celeridade adotada aos seus projetos
prioritários.

José Álvares Vieira
Presidente da FAERN
Pesquisa personalizada