sábado, 21 de novembro de 2009

Presidente Sindicato César Militão solicita programa nacional do SENAR


 O ÚTERO É VIDA - Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero – tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.
 
        O Programa é voltado especificamente para mulheres rurais em idade sexual ativa. 
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o número de casos novos de câncer do colo do útero esperados para o Brasil no ano de 2008 foi de 18.680, com um risco estimado de 19 casos a cada 100 mil mulheres. No mundo esse número sobe para 500 mil novos casos. 

        Em cada evento são atendidas de 150 a 300 mulheres. Elas são cadastradas do Sistema CNA/ SENAR (cadastro social), em seguida encaminhadas para a coleta de material para exame de Papanicolau - a principal forma de detecção da doença e à palestras educativas, encerrando o seu atendimento no espaço beleza, onde podem optar por cortes, escovas e/ou manicure.
        Simultaneamente às atividades da mulher, acontece a Rua do lazer – um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer.
        Os resultados dos exames são divulgados a comunidade atendida em aproximadamente 15 dias. As mulheres que detectadas com alterações celulares são encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis. 

        DADOS DO PROGRAMA NO BRASIL:
        Entre os meses de Fevereiro e Maio de 2009 o Útero é Vida foi realizado em cinco cidades: Augustinópolis (TO), Batalha e Campo Maior (PI), Jaraguá (GO) e cidade satélite de Sobradinho II (DF).
        Durante os eventos, foram realizados aproximadamente 3.000 atendimentos, sendo 828 exames preventivos do câncer do colo do útero, 613 crianças na rua do lazer, 869 mulheres em palestras e atendimentos psicológicos e 633 no espaço beleza entre cortes, escovas e manicure.
        Além disso, foram distribuídos 1.888 lanches para os participantes do evento e 880 kits de beleza para as mulheres que fizeram o exame. 

        QUEM REALIZA?
        O Programa Útero é vida é realizado pelo SENAR e conta com um grande número de parceiros para execução do programa. O Sistema CNA/SENAR está de portas abertas para os que desejam colaborar com esse programa de transformação do Brasil e acredita que é possível chegar mais longe.

        Mais informações pelo e-mail: uteroevida@senar.org.br

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PRESIDENTE DO SINDICATO PATRONAL PARTICIPANDO REUNIÃO NO CONSELHO DO FUMAC


O Presidente do sindicato rural César Militão representando a Câmara municipal no conselho do Fumac discutindo projetos das associações rurais, a reunião do conselho foi muito produtiva haja vista que dos 8(oito) projetos aprovados no conselho municipal ja foram aprovados 3(três) no conselho estadual no valor de 280.000.00(duzentos e oitenta mil reais),dois projetos estão no conselho esperando para ser aprovados, e três estão esperando a licença do IDEMA, para contrução de pequenos açudes.

INVENTARIO DO CURSO DE TURISMO RURAL


foto do cabugi na capa do inventario

SINDICATO EM PARCERIA COM SENAR E PREFEITURA DE LAJES ENCERRA CURSO DE TURISMO RURAL



 Foto do encerramento do Curso

O Sindicato Rural de Lajes encerrou nesta sexta feira o 19(décimo nono) curso de qualificação Profissional, o curso de turismo rural teve a duração de quarenta horas e participação de 12(doze)alunos, alguns do IFRN que estão concluindo turismo rural, a educadora do SENAR senhora Fátima Resende fez um dia de aula no campo em uma Fazenda  nos  arredores do cabugi e junto com os alunos fizeram um  inventario de turismo rural na fazenda, neste trabalho os alunos viram as potencialidade  para o turismo rural, no encerramento do curso estavam presentes o Presidente do sindicato César Militão, a secretaria de Agricultura Gorete Santos e a tutora do curso de Turismo do IFRN a professora Nevonice Laureano, todos elogiaram o curso e a educadora do SENAR disse em suas palavras que existe mais 8(oito) cursos na área de turismo rural e pediu que o sindicato fizesse a solicitação para o ano 2010.

Educadora Fatima resende encerrando curso

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

1º CIRCUITO DE CAMINHADA NA NATUREZA EM LAJES RN

Aconteceu na Comunidade de Boa Vista o Circuito de Caminhadas na Natureza que está sendo estimulado no País pelo Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da EMATER-RN com o apoio da ANDA BRASIL para promover o desenvolvimento local/territorial. Trata-se de uma oportunidade de interatividade entre o pessoal da cidade que vai sentir os cheiros e os sabores do campo.
A caminha na natureza é um dos segmentos do turismo rural que vem apoiar e fortalecer as atividades turísticas agrícola e não agrícola, visando á agregação de valor e renda para a agricultura familiar.

 
Alunos do Municipio Participando da Caminhada


Comunidade de Boa Vista


Venda de Doces Caseiros e Artesanato de Palha
Pesquisa personalizada