terça-feira, 28 de dezembro de 2010

SENAR/AM forma multiplicadores do programa Inclusão Digital


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Amazonas (Senar/AM) encerrou o treinamento da primeira turma de instrutores do programa de Inclusão Digital Rural. O programa, lançado há três meses no Estado, ensina trabalhadores e produtores rurais a usar o computador, a navegar na internet, enviar e receber informações por e-mail e ler notícias em sites especializados. Foram formados 20 multiplicadores de todo o Estado que agora vão repassar a metodologia de treinamento aos sindicatos.
Durante o curso, que teve carga horária de 24 horas, os produtores rurais, a maioria donos de pequenas propriedades ou atuantes na agricultura familiar, conheceram os aplicativos básicos de edição de textos, planilhas eletrônicas e navegação na Internet. A entrega dos certificados será enviada pelo Senar/AM as sedes dos Sindicatos Rurais.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Júnior, explica que os avanços tecnológicos e o advento da internet impuseram novos desafios para todos os setores da economia, inclusive para o setor primário, que precisa estar atento às mudanças.
Jean Carlos Palavro, instrutor do Senar em Santa Catarina, que esteve em Manaus, ministrando o curso, diz que o Brasil ainda apresenta elevadas taxas de exclusão digital, em especial no campo, onde os sistemas e a infraestrutura de comunicação são costumeiramente precários. “Esse é um programa que insere o produtor rural no mundo da Internet, oferecendo para este produtor novas oportunidades de mercado, relacionamento e informações úteis ao empreendimento rural”.
Uma das vantagens oferecidas pelo Programa, segundo o superintendente do Senar/AM, Aécio Filho, é que o produtor e o trabalhador rural  passam a ter acesso ao portal  do Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br), onde  encontram informações atualizadas sobre o setor. “Tudo que os multiplicadores aprenderão aqui será repassado ao produtor, não para que ele se torne um especialista, mas para obter as informações necessárias para agregar valor ao seu processo produtivo”, enfatiza.

Assessoria de Comunicação
Sistema – Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AM) Administração Regional
Náferson Cruz
3633 3202/ 9142 9142/ 8157 4857
Pesquisa personalizada