sábado, 10 de abril de 2010

Secretaria de agricultura de Lajes entrega semente em comunidades rurais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega de sementes (milho, sorgo e algodão) na comunidade de Boa Vista, com a presença dos vereadores César Militão e Zé Mata. As sementes foram adquiridas através da EMATER e distribuídas pela secretaria com o objetivo de formação de bancos de sementes nas comunidades. Neste mesmo momento foram entregues gêneros alimentícios (feijão e farinha), adquiridos por meio de cadastro das associações junto a CONAB. Nesta ação foram beneficiadas aproximadamente 45 famílias desta localidade. Durante a entrega a secretária Gorete Santos, relatou a importância da união dos associados para buscarem o desenvolvimento daquela comunidade.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

DEM trancará pauta para pressionar anistia das dividas rurais

Em aparte ao pronunciamento do líder do Democratas (DEM), José Agripino, a senadora Rosalba Ciarlini concordou com a obstrução de votações no Senado se não houver anistia das dívidas rurais.

“Não vamos arrefecer dessa luta”, avisou a senadora, cobrando o perdão dos empréstimos contraídos pelos agricultores e a suspensão das execuções judiciais que estão ocorrendo contra eles que deram suas propriedades como garantia.

Para a senadora, a oposição não deve arredar da decisão de trancar a pauta até que o governo possa apresentar uma solução que atenda às reais necessidades dos agricultores.

Contando que ouviu depoimentos apreensivos de trabalhadores em Santa Cruz, Rosalba insistiu que o governo edite uma Medida Provisória (MP) aumentando para R$ 15 mil o limite da anistia aos agricultores.

A senadora fez questão de dizer ao senador José Agripino que estava feliz pela defesa dos pequenos produtores assumida pelo DEM.

Ao longo de 10 anos, as dívidas acumuladas estão em torno de R$ 1 bilhão. Para os democratas, se o governo dispensa débitos de estrangeiros e de outros setores brasileiros, não haverá dificuldade em conceder o perdão dos agricultores.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Panorama Atual da Mineração no Município de Lajes


O setor mineral de Lajes, possui grande potencial  mineral e pode apresentar muitas novidades, por que existe muito a ser feito principalmente na parte norte do município, que é pouco conhecido e explorado. Este potencial é comprovado, pelo fato de atualmente no município de Lajes, existirem  atualmente 96 processos registrados no  DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL (DNPM), este numero já chegou a 252 processos, entre autorizações de pesquisa  e concessões de Lavra. A grande novidade do momento e a reabertura da mina Bom Fim, por parte da Mineradora Nosso Senhor do Bonfim, subsidiaria da mineradora Santo Expedito,  que deve entrar em operação ate a final do ano gerando 100 empregos, com um investimento da ordem de 20 milhões. Não menos distante houve a descoberta da esmeralda em meados de 2006, que atualmente esta sendo explorada pela Mineradora  Vale Verde que também emprega dezenas de pessoas, mas que tem a sede no Município de Caiçara do Rio dos Ventos. Além destas duas empresas que estão em funcionamento atualmente e que exploram Ouro/Scheelita e Esmeralda respectivamente, podemos citar o setor de rochas ornamentais na exploração de granito e mármore, que tem sua principal representante a Mineração Coto, que esta com suas atividades paralisadas, mas existem diversos pontos no nosso município que podem ser explorados para extração de granito e mármore de coloração variada. Atualmente existe no mercado nacional uma corrida para exploração de quartzitos, rocha ornamental que existeem abundancia no nosso município, no momento esta sendo implantada a empresa FENIX, que ira explorar este tipo de rocha na fazenda Arizona, com boas perspectivas de mercado e geração de empregos. Além disto não poderia deixar de falar na matéria prima principal do Cimento, o calcário/mármore, onde o município lajes tem todo o potencial para implantação de uma fabrica de cimento, que esta sim seria a redenção do município no setor mineral onde seriam gerados milhares de empregos. Podemos também citar as pedra preciosas representadas por Água Marinha e Ametista, alem da Colunbita/Tantalita, Barita, Brita e Areia, todos com potencial para exploração .Enfim o tema é muito vasto,isto é apenas um resumo, ou o inicio de uma discussão. Agora um Alerta,já temos o exemplo da Mineração Vale Verde que se instalou no município visinho, será que vamos perder os empregos da Mineradora Nosso senhor do Bonfim para São Tome? Quando é que vamos acordar e valorizar o nosso maior potencial que é a mineração, que esta claramente representado, na bandeira do município.
Alexandre Barbalho
Geólogo
Pesquisa personalizada