quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Caprinocultura é incentivada


Através do projeto Sertão Produtivo, desenvolvido pela Seagri e que compõe o Programa Terra de Valor, são distribuídos caprinos e ovinos, (fêmeas mestiças e machos Puro de Origem das raças Anglo Nubiano, Bôer, Dorper e Santa Inês), às famílias de agricultores familiares nos municípios.
As raças distribuídas possuem dupla aptidão (carne e leite) e se adaptam muito bem ao semiárido, com alta taxa de fertilidade e baixo custo de criação. Em 2009, foram atendidas 7.785 famílias, em 125 municípios, com 38.265 animais entregues.

Cada família selecionada recebeu cinco matrizes melhoradas de caprinos ou ovinos. O melhoramento genético do rebanho é garantido através da distribuição dos animais em regime de doação rotativa. Na segunda etapa, cada família doará a mesma quantidade de animais para uma segunda família, num prazo de 18 meses.
Os agricultores se organizam em associações ou cooperativas e no prazo de 18 meses, cada família contemplada deverá entregar o mesmo número de animais a uma segunda família, garantindo o prosseguimento do projeto e a ampliação do número de agricultores familiares beneficiados.
A Secretaria da Agricultura criou comissões locais em todos os municípios, formadas pelo secretário municipal da Agricultura ou técnico indicado por ele, sindicato dos trabalhadores rurais, representante da associação ou cooperativa dos beneficiados pelo programa, representantes da Adab e EBDA.
Estas comissões tiveram a missão de inspecionar os animais para verificar a qualidade e realizar a vistoria sanitária com poder de aceitar ou rejeitar até todos os animais, obrigando o fornecedor a entregar novo lote, de acordo com as especificações.
Promover o desenvolvimento sustentável de forma socioambiental, preservando a Mata Atlântica, através da instalação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) diversificados com a manutenção e recuperação da lavoura cacaueira dos territórios do Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul é o objetivo do Programa Mata Verde, desenvolvido pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/Seagri) em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Assegurar sementes e mudas de boa qualidade, no tempo certo, para os agricultores familiares da Bahia. Esse é o objetivo do Programa Semeando da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária - Seagri, através da Suaf e da EBDA.
Desde 2007, mais de 100 bancos de sementes de produção própria foram formados, 100 silos adquiridos e disponibilizados para o armazenamento, 200 agricultores familiares foram qualificados em produção de sementes. Na Safra verão 2008/2009 foram 1.806.269 Kg de sementes distribuídas, e 80.241 famílias beneficiadas.
Na Safra Verão 2009/2010, 1.143.425 kg de sementes distribuídas, com 78.854 famílias atendidas. No período de 2007 a 2009, 7.628,4 toneladas distribuídas, 4.760 agricultores beneficiados com os bancos comunitários de sementes próprias, 280 agricultores familiares qualificados para implantação e desenvolvimento de campos de produção de sementes.
Fonte:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pecuaristas familiares terão linha de crédito especial

 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) criou nesta sexta-feira, 26, linha emergencial de crédito para financiar o custeio de pecuaristas familiares atingidos pela seca nos municípios do Semiárido nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.  

De acordo com declarações do secretário de Articulação Comunitária, Reci de Oliveira, o limite é R$ 2 mil por unidade familiar, com taxas de juros de 0,5% ao ano, com desconto de 25% sobre a parcela paga em dia e até dois anos para quitar o empréstimo. O secretário informou que o objetivo é evitar que os produtores se desfaçam dos rebanhos por um preço muito baixo, tendo dificuldades para recompor depois, e fornecer crédito para que ele possa alimentar os animais.

Mossoró sedia Congresso Nordestino de Produção Animal




Mossoró sedia a partir de hoje, 29, o VI Congresso Nordestino de Produção Animal. Realizado pela primeira vez no Rio Grande do Norte, o evento que acontece a cada dois anos deverá reunir pesquisadores, profissionais e estudantes. A solenidade de abertura será realizada a partir das 19h no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Até agora o evento já conseguiu registrar mais de 1.400 inscritos e por isso precisou ser dividido em dois espaços. Parte da programação será realizada no Hotel Thermas e os minicursos serão ministrados no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Até o dia 2 de dezembro, quando se encerra o Congresso promovido através de uma parceria da Universidade com a Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA), serão realizadas palestras, conferências, mesas-redondas e minicursos.
Simultaneamente serão realizados também outros três eventos: o XII Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, o I Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação e Produção Animal do Nordeste e, ainda, o I Fórum de Agroecologia do RN. De acordo com a presidente da SNPA e professora da Ufersa, Débora Andrea Evangelista, estudantes e profissionais de diversas partes do país, como das regiões Sul e Sudeste, participarão do evento.
O grande interesse se deve, segundo ela, ao crescimento da produção de alimentos de origem animal do Estado. "O evento será de grande importância para a comunidade científica do Nordeste, sobretudo para pesquisadores com interesse nas mais diversas áreas da produção animal", confirma. Além das palestras, o público foi atraído pela 1ª Exposição de Raças Nativas de Caprinos e Ovinos, que será montada nas dependências do Hotel Thermas.
Entre os palestrantes e instrutores de minicursos, estarão professores de universidades internacionais: professor Riccardo Bozzi, da Unifi (Itália), o professor. Christofer O' Neil (Austrália) e o professor Juan Vicente Delgado Bermejo, da Universidade de Córdoba (Espanha). Todos têm o título de doutores em suas áreas de atuação.
A palestra de abertura será proferida pelo reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, com o tema "Desafios do agronegócio no atual cenário político e econômico mundial". Estará presente ainda o presidente do Programa Nacional de Bolsas da Capes, professor Emídio Cantídio.
As inscrições para participar do encontro ainda podem ser feitas através do sítio www.snpa.org.br ou ainda pelos números 9993-6310 e 3315-1745. A programação completa do evento está disponível pelo sítio www.ufersa.edu.br.
Fonte: O Mossoroense

Técnica da identificação eletrônica em ovinos será mostrada em dia de campo


Um dos temas a ser apresentado no 3º Dia de Campo de ovinocultura realizado pela Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, será o uso da identificação eletrônica no manejo de ovinos. A ferramenta que já é conhecida e muita utilizada por produtores de bovinos será apresentada aos criadores de ovinos hoje (26/11/10), a partir das 7h30 na Fazenda Modelo que fica na região de Terenos, Rodovia BR 262, km 14 (primeira entrada a esquerda após o distrito industrial de Indubrasil - faixa indicativa).
O Dia de Campo está dividido em quatro estações e em cada uma um tema diferente será desenvolvido por pesquisadores da Embrapa e das universidades UFMS, UFMT e Anhanguera-Uniderp. O tema da identificação Eletrônica será apresentado na Estação 1 pelo pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Fernando Alvarenga Reis que vai abordar a importância do uso da ferramenta, e pelo técnico Robison Carreira da empresa Riviera Tecnologia para Pecuária, que fará a demonstração da aplicação do chip no animal e a leitura eletrônica.
Segundo Fernando Reis, coordenador técnico do evento, a identificação eletrônica de animais a cada dia ganha mais adeptos por se tratar de um sistema eficiente, ágil, seguro e que facilita o trabalho de acompanhamento e controle zootécnico do rebanho. Dentre as vantagens, o pesquisador comentará a respeito do aumento da produção mediante a seleção de animais superiores e dos benefícios que o produtor poderá obter com o uso da ferramenta que permite avaliar cada animal em tempo real, uma vez que os indicadores podem ser anotados e analisados eletronicamente.
Ainda sobre os sistemas automáticos de identificação eletrônica, eles podem auxiliar a detecção de doenças, a avaliação de respostas fisiológicas, o controle de ingestão de alimentos, a atividade física e ainda o impacto ambiental causado pelo sistema de produção, promovendo maior e melhor controle da propriedade. Dentre os materiais de identificação disponíveis no mercado estão os transponders injetáveis, brincos eletrônicos e o monitoramento por meio da análise de imagem.
Na estação 2 serão apresentados estudos de desempenho produtivo e reprodutivo com a linhagem ovelha pantaneira. Já na estação 3 os participantes vão ter idéia de como trabalhar com ovinos de maneira mais intensiva visando à produção de carne, uma vez que o mercado é demandante e os preços se mostram vantajosos. Destaque será dado aos cuidados sanitários com os animais e de alimentação. Na estação 4 o tema a ser tratado será verminose, um dos entraves dos criadores de ovinos criados a pasto. Medidas de monitoramento serão apresentadas.
O lançamento da cartilha "Viva ovinocultura", editado por um conjunto de entidades parceiras, entre elas a Embrapa, marcará o encerramento das atividades do Dia de Campo previsto para o final da manhã de hoje. A publicação que será distribuída gratuitamente aos participantes apresenta dicas simples sobre manejo e avaliação do sistema produtivo de ovinos de modo que cada criador adote um sistema de produção de acordo com sua realidade.
Para participar do evento voltado para produtores, técnicos e acadêmicos, não há necessidade de fazer inscrição ou mesmo pagar para participar, basta que os interessados no desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocultura se dirijam diretamente ao local do evento, na fazenda Modelo – saída para Terenos.
Autora: Eliana Cezar. Fonte: Agrosoft

Negócio Certo Rural, programa SENAR, SEBRAE, SINDICATO PATRONAL DE LAJES



O grande sucesso do programa Negócio Certo Rural em Lajes, produtores na terceira reunião, e agora chegou a parte das consultorias individuais será no proxímo sábado no centro pastoral.
Pesquisa personalizada