sábado, 6 de agosto de 2011

Sistema Faern/Senar na abertura da Festa do Bode 2011

Promovida durante os dias 4, 5,6 e 7 de agosto, a 13ª edição da Festa do Bode movimenta a cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. O evento que ocorre no Parque de Exposições Armando Buá, foi aberto oficialmente na noite de quinta-feira (04), a partir das 19 horas. A festa faz parte do processo de fortalecimento da cadeia da caprinovinocultura no município, estimulada pela Prefeitura Municipal. O Sistema Faern/Senar, principal entidade representativa dos produtores rurais do Estado, esteve presente na feira.

Na oportunidade, o presidente da instituição, José Álvares Vieira, acompanhado do Gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Hélio Pignataro, e do assessor Ozailton Melo, acompanharam a solenidade em Mossoró que contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado e do secretário de Agricultura do Estado, Betinho Rosado (que substituiu a governadora Rosalba Ciarlini no evento).

O presidente da Faern/Senar explicou a importância da feira para a consolidação da atividade agropecuária na região. “Os atrativos são diversos e muitos acompanham o evento participando da programação, como o torneio leiteiro e o leilão de animais. Para a edição deste ano, os organizadores esperam que seja superada a marca atingida no Leilão de 2010. E eu acredito no sucesso dessa feira. A agropecuária potiguar só tem a ganhar com eventos desse porte”, ressaltou José Vieira.

 Entrega de certificados do Senar

Na abertura, o presidente do Sistema Faern/Senar entregou a uma jovem da zona rural da cidade o certificado de conclusão do curso de informática disponibilizado pela instituição na feira de 2011. O curso foi ministrado durante a semana e foi operacionalizado no ônibus de Inclusão Digital do Senar, que na festa se encontrava nas dependências do parque Armando Buá.  

“Acredito que o certificado para essa jovem e os outros alunos que participaram do curso de informática é o primeiro passo. Agora eles devem procurar alternativas para se qualificarem e entrarem de vez no mercado de trabalho. E todos os que fazem o Sistema Faern/Senar se orgulham de poder participar dessa história”, lembrou José Vieira.  

A Festa

Considerado o principal evento do segmento no Oeste do Rio Grande do Norte, a Festa do Bode, atrai criadores e produtores rurais de cidades da região e de outros estados do Nordeste. São esperados, em média, dois mil animais para a exposição deste ano.

Na festa, a Emparn organizou o Leilão Terra da Liberdade, com 16 bovinos, além de outros animais. No evento haverá ainda o julgamento de bois e cabras. Durante a feira, 1.200 animais serão avaliados para a escolha do animal que representa a melhor raça nas mais diversas categorias.

Para edição deste ano, os organizadores esperam que seja superada a marca atingida no Leilão de 2010, onde mais de 200 mil reais em animais foram comercializados. “Por todos esses números, a Festa do Bode é um sucesso consolidado. Mostrando, acima de tudo, o trabalho responsável do produtor rural potiguar”, finalizou o presidente da Faern/Senar, José Vieira.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS BANDAS QUE SE APRESENTARÃO NA XVIII EXPOLAJES 2011.


A programação social da Expolajes 2011 ficou definida assim:

Dia 26 de Agosto (Sexta-feira)
Abertura com Forrozão PODE BALANÇAR em seguida Briola e CAVALO DE AÇO
E encerrando a noite de sexta a banda FORRÓ BOM A BESSA.

Dia 27 de Agosto (Sábado)
A animação fica por conta da banda a ARRAPAZIADA, logo após você curtirá o rei do xote
DEDIM GOUVEIA e FORRO RESENHA encerram a Expolajes 2011.

EMATER PROMOVE DIA DE CAMPO DURANTE A XVIII EXPOLAJES


O gestor regional Evilázio Dantas de farias, o acessor regional João Medeiros Ferreira e Raquel Ribeiro Barbosa (acessória pecuária) confirmaram hoje em reunião com o presidente da ACOSC e a Secretária de Agricultura do município, a realização do evento, que acontecerá no dia 27 de Agosto (sábado), onde irão mobilizar cerca de 200 produtores que virão em caravanas das cidades de: São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Lajes, Fernando Pedrosa, Angicos, Pedro Avelino, Assú, Pendências, Itajá e São Rafael. Confira abaixo a programação do DIA DE CAMPO.

07h30min às 08h30min Recepção e credenciamento dos produtores que participarão do evento, Coffe Brack.
08h30min às 09h20min Produção e Conservação de Forragens.
09h20min às 10h10min Boas Praticas na Higienização do Leite (Normativa 51).
10h10min às 11h00min Aquisição e Seleção de Matrizes e Reprodutores.
11h00min Palestra proferida pelo Dr. Edísio Oliveira de Azevedo, MD Professor da UF de Campina Grande - Campos de Patos - PB. Assunto: AGALAXIA CONTAGIOSA. Obs.: Palestra promovida pela ACOSC e Prefeitura de Lajes.
12h00min Encerramento.
O evento será realizado no parque de exposições Dep. Nélio Dias, Mais Informações: ematerassu-r@rn.gov.br ou srural.lajes@yahoo.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pesquisa da CNA mostra que o brasileiro gasta apenas 6,2% de sua renda com frutas, legumes e verduras


Por que os brasileiros consomem poucas frutas e hortaliças? Estudo encomendado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) revela os hábitos alimentares das famílias, suas preferências e os motivos que as levam a gastar apenas 6,2% de sua renda, em média, com a compra de frutas, legumes e verduras. Os dados dessa pesquisa serão apresentados pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, em entrevista coletiva na próxima terça-feira (9/8), na sede da entidade, em Brasília.
Também participam da entrevista o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da entidade, Carlos Prado, e o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Fruticultura, deputado Antonio Balhmann (PSB-CE), que será lançada na ocasião. Ao final da coletiva, haverá degustação de frutas brasileiras.
A entrevista será realizada às 14h30 na Sala do Conselho, no auditório da sede da CNA, localizada no SGAN Quadra 601 - Módulo K – Edifício Antônio Ernesto de Salvo.

Assessoria de Comunicação CNA

Festa do Bode terá início nesta quinta-feira em Mossoró



A cidade de Mossoró prepara os últimos detalhes para a realização da XIII Exposição Agropecuária de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Oeste, a tradicional Festa do Bode. A exposição mista regional é uma das mais importantes do Oeste norte-rio-grandense e acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá e na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).


Durante os quatro dias do evento, outros estados nordestinos como Ceará, Pernambuco e Paraíba, participarão da Festa e poderão observar a melhoria genética do rebanho do Rio Grande do Norte, reconhecido com um dos melhores rebanhos caprinos do Brasil. Das 42 melhores cabras do País, 19 delas estão em solo potiguar, sendo uma a detentora do título de melhor cabra leiteira nacional.


Apesar do nome da festa, a exposição ranqueada vai reunir criadores de bovinos, especialmente da raça pardo suíço. No sábado (6), a partir das 18h, será realizado o leilão de animais, com benefício de pagamento em 20 parcelas. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) participará do leilão com 16 animais, com quatro representantes de cada raça (Guzerá, Gir, Pardo-Suíço e Sindi).


Na exposição, a Emparn vai participar do Leilão Terra da Liberdade, com 16 bovinos, além de outros animais, como caprinos e ovinos. No local será montado um estande com os produtos da empresa, folders e informações sobre algumas pesquisas desenvolvidas pelo órgão. Na Festa do Bode haverá ainda o julgamento de cabras e bois. Nesta edição, 1.200 animais serão avaliados por árbitros de pista para a escolha do animal que representa a melhor raça nas mais diversas categorias.


Para os visitantes não criadores, a Festa do Bode também vai oferecer uma série de opções para divertimento como o VII Festival da Gastronomia Caprina, já faz parte do evento e tem atraído muitos degustadores da culinária da carne de caprino e ovino, e VI Exposição Estadual da Raça Nativa. Além disso, o público também vai poder ouvir poetas, repentistas entre outras atrações culturais.


Nesta quarta-feira (3), será ministrada uma oficina sobre Boas Práticas na Fabricação dos Subprodutos Derivados do Leite Caprino. A capacitação é destinada a 15 produtoras rurais que, ao final do curso, vão oferecer os alimentos para degustação e comercialização. As aulas acontecerão na Fundação Municipal de Apoio à Geração de Emprego e Renda (Funger).


O Dia de Campo, na Ufersa, é destinado a 200 criadores/agricultores familiares, através de aulas teóricas e demonstrações, ministradas pelos extensionistas rurais da Emater-RN. Serão abordados os seguintes temas: Como adquirir animais, Seleção de matrizes e reprodutores, Ordenha higiênica de leite e Produção e Armazenamento de Forragens.


Uma das novidades para 2011 da Festa do Bode é a realização do 1º Bregabode, evento que traz para Mossoró nomes da música brega. Na quinta-feira (4), Fernando Mendes se apresenta. Na sexta-feira (5), Zezo dos Teclados sobe ao palco, seguido por Odair José No sábado (6). No fechamento, no domingo (7), é a vez de Lairton dos Teclados. Os artistas da terra Nida e Kekely Lira , Renata Falcão, Simara, Alzinete ,Orlando Peres e Francis Dias também se apresentam ao longo da programação.


De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, a Festa do Bode tem tudo para continuar sendo um dos maiores eventos de caprinos e ovinos do Estado no que pese ser uma exposição mista como vem acontecendo nos últimos cinco anos.


A Festa do Bode é promovida pela Prefeitura Municipal de Mossoró, em parceria com o Governo do Estado, através da Emater-RN, e outras instituições públicas e privadas.


Fonte: Tribuna do Norte

DESESPERO NO PROGRAMA DO LEITE



 Dr. JACKSON - Prefeito Afonso Bezerra-RN
 Marcelo Bezerra de Lacerda - Secretário de Agricultura do Municipio
 Gilberto Souza - Agropecuarista
 Jorgeana Holanda - Emater Local
 FRANCINALDO PAULINO - Técnico Agricola
 Francisco Anisio - Presdiente do Sindicato Rural


 Jorgeana Holanda
 Criadores
Produtores Rurais
REUNIÃO SOBRE O ATRASO NO PAGAMENTO DO LEITE
Terça-feira dia 02/08 foi realizada na CÂMARA MUNICIPAL de AFONSO BEZERRA-RN, reunião com os PRODUTORES RURAIS - PREFEITURA -VEREADOR - ACAVUJ – EMATER, para discutir sobre o atraso no pagamento do leite que já caminha para a 6ª quinzena. O produtor não agüenta mais. A impressão que fica é que a GOVERNADORA ainda não parou de olhar pelo retrovisor, erros da administração passada (WILMA – IBERÊ). Apesar de ainda acreditar que Rosalba fará um grande governo, no momento, ela tem se mostrado insensível aos anseios populares. PROFESSORES, AGENTES DA POLICIA CIVIL, EMATER, DETRAN e tantas outras categorias. AUDIENCIA PUBLICA na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA caiu no esquecimento. A pauta da reunião era para discutir qual tipo de PROTESTO os produtores optariam. DERRAMAMENTO DE LEITE – SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO – INTERDIÇÃO na BR que liga FORTALEZA – NATAL nas imediações de Lajes. Na  ocasião o Presidente da ACAVUJ, ressaltou que esta comprando esta briga pois não tem nada  com ela. O laticínio ACAVUJ, não fornece para o GOVERNO DO ESTADO, portanto não tendo nada a receber dele. Estava ali como coordenador da reunião  para  associar-se aos criadores neste momento tão difícil que atravessam  e buscar solução. O prefeito JACKSON BEZERRA disse que manteve entendimento com BETINHO ROSADO(Secretário de Agricultura do RN) SEBASTIÃO RONALDO ( EMATER) e ontem a tarde toda com MARCONE ANGICANO. Disse que MARCONE teria dito que o leite  superior a 22 litros o produtor poderia perder o excedente que colocou. Nisto Fernando, pediu a palavra e disse achar que houve um mal entendido pois, conhecia MARCONE e que o mesmo não faria isto com o PRODUTOR que  ele mesmo testemunhou MARCONE dizer que o excedente de 22 litros não seria pago pelo GOVERNO FEDERAL e sim pela APASA, e, citou: O leite foi derramado? O leite foi entregue e consumido então não há porque não se pagar aquilo que se comprou e que recebeu. Fernando disse que APOIAVA A IDEIA de Marcone não comparecer a reunião tendo em vista não MARCONE mas a APASA sofrer retaliações por parte do GOVERNO já que ali não era uma reunião de esclarecimentos e sim uma reunião de protesto. O Sr.  Marcelo Bezerra de Lacerda (Pecuarista e Secretário de Agricultura Municipal) disse não concordar e que Marcone deveria sim ter vindo dar explicações, aos criadores. Marcelo ainda frisou que mesmo não olhando cores partidárias, o Governo de Rosalba estava paralisado, só olhando e divulgando erros das administrações passadas. O Sr. GILBERTO SOUZA falou do descaso do GOVERNO que veio aqui só prometer e nada havia resolvido. Que aquela reunião com BETINHO ROSADO em Afonso Bezerra-RN de nada tinha servido, pois, nenhuma ação teria sido realizada. Que o senhor que tinha  vindo aqui prometer que o MATADOURO seria  inaugurado em 20 de maio e que se hoje este senhor estivesse sentado na mesma cadeira ele dizia: O SENHOR É UM MENTIROSO, por fim pediu desculpas ao povo pelo seu discurso inflamado.  JORGEANA HOLANDA(Advogada, Assistente Social e funcionária da EMATER) indagada o que tinha a dizer sobre o PROGRAMA COMPRA DIRETA, DISSE: Que não  havia recebido nada a este respeito. FRANCISCO ANISIO (Chiquinho do Sindicato disse: Que o movimento deveria ser bem programado e que no mínimo deveria comparecer 1.000 pessoas, mas, que estava ao lado do povo nesta reivindicação. FRANCINALDO PAULINO relembrou sobre a  SESSÃO ESPECIAL da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE, aonde o DEPUTADO ESTADUAL GUSTAVO FERNANDES(PMDB)  estará apresentando um projeto de lei sobre  a efetivação do Programa do Leite, pois, hoje é DECRETO e como decreto pode ser revogado a hora que o Governo quiser. ANTONIO CARLOS, lembrou que o que foi acordado na reunião de BETINHO ROSADO nada foi concretizado. No final Fernando agradeceu a presença de todos marcando uma nova reunião para segunda feira a noite.
NOTA DO BLOG AVERDADE: O secretário de Agricultura Marcelo Bezerra de Lacerda compareceu a ACAVUJ hoje pela manhã e entre outros assuntos veio avisar que o EXCELENTISSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL,  Dr. JACKSON DE SANTA CRUZ pediu para que a reunião fosse adiada para TERÇA FEIRA (09.08.2011) NA Câmara de Vereadores de Afonso Bezerra-RN ás 19:30horas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Principais Atrações da XVIII Expolajes 2011

 O Presidente da Acosc, César Militão e o prefeito de Lajes, Benes Leocádio confirmaram nesta quarta-feira (3) as principais atrações para a XVII Exposição de Caprinos e Ovinos do Sertão Central Cabugi que acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
Na sexta-feira, dia 26 teremos o show da banda Cavalo de Aço e no sábado, dia 27 a festa fica por conta do Rei do xote, o famoso Dedim Gouveia. As outras atrações ainda não foram confirmadas, segundo César Militão, em breve outras atrações serão apresentadas. É bom lembrar que as festas são gratuitas.

Da Redação do Blog do Robson

Federação da Agricultura espera posicionamento do governo sobre o Programa do Leite


Os atrasos nos pagamentos do Programa do Leite por parte do Governo do Estado estão causando um verdadeiro abalo na economia das pequenas cidades do Rio Grande do Norte. Essa constatação foi feita pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, que pediu um maior comprometimento da administração estadual e uma palavra para os produtores de leite potiguares.

De acordo com José Vieira, esse caos se arrasta desde outubro de 2010, quando o governo de Iberê Ferreira acumulou uma dívida de mais de R$ 8 milhões e deixou de quitar os pagamentos com os produtores rurais. “Com isso, a bacia leiteira do Estado entrou em colapso. O resultado veio em cadeia, com produtores abandonando a atividade e a economia de vários municípios sofrendo abalos consideráveis”, resumiu Vieira.

Na avaliação do presidente da Faern, o Governo estadual deve definir quais são as suas prioridades para o Programa do Leite, e não somente ficar levantando dúvidas para os produtores rurais. “A governadora Rosalba é uma mulher inteligente. Ela sabe da importância do programa para fortalecer a economia rural e também melhorar os níveis de saúde da população potiguar. E é com esse pensamento que acredito no empenho do seu governo para quitar essas dívidas acumuladas. Dívidas que ela prometeu pagar em julho, agosto e setembro. Sem esse comprometimento, a certeza de uma queda para a bacia leiteira do RN é forte. Não desejo assistir esse episodio e acredito que ela também não”, ressaltou José Vieira.

Conversa na Festa do Bode

O presidente da Federação da Agricultura informou que tentará conversar com a governadora Rosalba Ciarlini durante a abertura da Festa do Bode 2011, em Mossoró, na quinta-feira (04). “Explicarei para a governadora a atual realidade de muitos produtores de leite. Uma realidade que já faz com que muitos pensem em abandonar a atividade” resumiu José Vieira.

De acordo com o presidente da Faern, o mês de agosto já começa com outro atraso. “A primeira quinzena de julho está pendente. Essa será a nossa realidade? O Governo deve observar essa questão e verificar se o Programa do Leite ainda vale a pena para ele. Se não, é melhor acabar”, finalizou José Vieira.

--
 
ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Pesquisa personalizada