terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pronatec: sucesso dos cursos supera dificuldades

Crédito: Wenderson Araújo
”Nos municípios pequenos há uma necessidade enorme de levar treinamentos para os jovens, principalmente na área agrícola. Foram esses municípios que abriram as portas para nós”, informa  a gestora do Pronatec no SENAR Alagoas, Dorilea Ferreira, que participa do II Encontro Nacional do Pronatec no SENAR. Neste segundo dia de reunião, os gestores do programa relatam o desenvolvimento dos cursos nos Estados.
Dorilea diz que as dificuldades para a execução do programa em sua região foram superadas diante do grande interesse dos jovens pelas capacitações.
“Os alunos amaram as aulas de empreendedorismo. Esse módulo chegou a despertar em alguns o interesse em abrir empresas juntos. Os cursos também provocam o desejo de estudar mais, de fazer cursos superiores na área rural. Um deles, inclusive, disse que sonhava em fazer História, mas depois do curso do Pronatec no SENAR pretende cursar Agronomia,” revela Dorilea.
Na Bahia, o Pronatec no SENAR encontrou diversos parceiros, entre eles os sindicatos rurais. Segundo Jaqueline Errico, gestora do programa, um dos casos de sucesso no estado foi no município de Conceição do Coité. Lá, o sindicato rural mobilizou alunos para 17 turmas,  10 estão em andamento e sete aguardam a realização das matrículas. “O Pronatec é um programa excelente, estamos atendendo um público diferente, temos vários demandantes nos procurando, inclusive presídios. Em 2013 esperamos aumentar o número de turmas.”
Em estados como o Piauí, o programa chegou há vários municípios, alguns até com fila para fazer matrícula nos cursos, como contou o gestor do Pronatec no estado, Reginaldo Soares. “No município de Guadalupe, nós estávamos ofertando uma turma para o curso de Fruticultura. Mas com a chegada de uma empresa do Rio de Janeiro demandando mão de obra qualificada, tinha fila de jovens interessados no curso. Nossa solução foi abrir duas turmas da capacitação,” explica o gestor.
Os cursos do Pronatec no SENAR também abriram portas para os jovens do Rio Grande do Norte. De acordo com a gestora Leiliane de Medeiros, no próximo ano, uma usina de açúcar da região pretende contratar os jovens formados no curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas. “É muito gratificante ver isso. Apesar dos atropelos, estamos caminhando bem,” acredita Leiliane.
Assessoria de Comunicação do SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada