segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Autoridades e empresários da China na CNA


Autoridades do governo da China e empresários locais participam amanhã (27/11), em Brasília, de seminário organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para discutir o potencial de investimento na infraestrutura logística do Brasil e em segmentos do setor agropecuário que têm espaço para crescer nos próximos anos. “A demanda chinesa por comida e outros produtos agropecuários continuará crescendo e o Brasil pode produzir mais, de forma sustentável, para atender a esse mercado”, afirma a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.
As estimativas mostram que a China reserva US$ 30 bilhões para investir na América Latina nos próximos anos. “Não tenho dúvidas de que o Brasil tem tudo para ser o destino da maior parcela desses investimentos em função do conjunto da economia, da estabilidade econômica e da segurança das instituições”, avalia a senadora Kátia Abreu. Os dados revelam, também, que cerca de 250 milhões de chineses devem ascender para a classe média, ampliando de forma significativa a demanda local por produtos agropecuários. “As exportações brasileiras para a China têm crescido desde 2002, principalmente de soja, mas podemos vender outros produtos para os chineses”, avalia.
Além das oportunidades em logística e infraestrutura, será apresentado à missão chinesa, durante o seminário, o potencial da agricultura irrigada, aquicultura, ovinocultura e silvicultura. “Todos esses segmentos são promissores. A produção brasileira de madeira, por exemplo, não atende ao consumo interno. Por ano, 250 mil hectares de florestas plantadas estão disponíveis para corte, enquanto a demanda é de 650 mil hectares”, estima a senadora Kátia Abreu. 
O “Encontro CNA Brasil – China” reunirá 26 autoridades e empresários chineses, além de especialistas e empresários brasileiros desses quatro segmentos.  O seminário, que será realizado na sede da CNA, em Brasília, terá início às 14h, com uma apresentação da senadora Kátia Abreu. O secretário-executivo do Instituto CNA, Moisés Gomes, detalhará ao grupo a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), desenvolvida em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A PGA reúne, eletronicamente, informações sobre a pecuária de corte, mas a base de dados pode ser ampliada para outros produtos, como forma de garantir a credibilidade desses processos. O consultor em logística da CNA, Luiz Antônio Fayet, fará uma apresentação sobre a infraestrutura brasileira.
Reuniões na China – Comitivas da CNA estiveram na China duas vezes neste ano, em abril e novembro. Na última visita, foi inaugurado o escritório de representação da entidade em Pequim. Nessas visitas, as  reuniões com empresários locais deixaram claro à presidente da CNA que a missão chinesa quer ir além dos contatos institucionais com o governo brasileiro. “Os empresários também querem dialogar com a iniciativa privada para investigar as reais possibilidades de negócios no Brasil”, afirma. Por esse motivo, a CNA resolveu organizar o seminário de amanhã.
Assessoria de Comunicação CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada