terça-feira, 1 de novembro de 2011

Federações da Agricultura do Nordeste participam de reunião com BNB


Imagem Interna
Debater novas alternativas para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), autonomia para agências, pagamento de dívidas rurais e outros assuntos pertinentes a atividade agropecuária foram o foco da reunião/almoço promovida nesta segunda-feira (31), na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza, com a diretoria da instituição e os presidentes de Federações da Agricultura do Nordeste.

Na reunião, que contou com a participação dos presidentes das Federações do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, da Paraíba, Mário Antônio Borba, do Maranhão, José Hilton de Sousa, do Vice-presidente Diretor da CNA, José Ramos Torres de Melo Filho, do presidente do BNB, Jurandir Santiago, e de representantes das Federações do Piauí e Bahia, foi debatido a criação de linhas de crédito para os produtores rurais, endividamento, FNE 2012, entre outros temas. “Foi uma reunião de apresentação, já que o presidente do Banco do Nordeste é novo. Conversamos com ele sobre temas que nos ligam diretamente. É o caso dos investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para o exercício de 2012 e a questão da burocracia entre o banco e os produtores rurais”, lembrou o presidente da Faern, José Vieira.

Também na lista de pedidos dos representantes do Nordeste, consta a criação de um grupo técnico para discutir um plano de ação para o financiamento ao médio produtor com recursos do FNE, o enquadramento do médio produtor de acordo com os mesmos critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), facilidades de acesso do produtor da região do semi-árido ao financiamento do fundo, e a redução dos juros adotados pelo FNE. “Com isso, os nossos produtores rurais irão respirar melhor” resumiu José Vieira, da Faern.  

Linha de crédito e trabalho em parceria

Na conversa desta segunda-feira, os representantes das Federações da Agricultura também pediram ao presidente do Banco do Nordeste que a instituição financeira desenvolva uma linha de crédito especifica para o custeio agrícola/cerrado/nordestino, da mesma forma que esta sendo criada uma linha de crédito para os perímetros irrigados.

 O presidente da Faern explicou que Jurandir Santiago ouviu com atenção as solicitações dos presidentes de Federações do Nordeste e se mostrou entusiasmado com os trabalhos desenvolvidos por essas entidades em seus estados. “Ele ficou alegre com possíveis parcerias que possamos realizar no futuro, e também se mostrou aberto para tentar agendar visitas de representantes do banco as cidades do interior. Mostramos para ele a boa interação que pode surgir e também comentamos sobre os nossos sindicatos rurais, que são os pontos ideais para a promoção de palestras sobre pendências bancarias”, finalizou José Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada