sábado, 21 de abril de 2012

CNA realiza primeiro workshop preparatório para a Rio+20


Rosemeire Cristina dos Santos, Superintendente Técnica da CNA, faz apresentação para representantes do setor

O documento de posicionamento do setor agropecuário para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ganhou novas contribuições nesta quarta-feira (18), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Lideranças rurais e técnicos que atuam no setor estiveram reunidos no Workshop de Orientação para a consolidação das propostas do setor para a Conferência. Outras duas reuniões regionais se repetem com o mesmo objetivo de coletar subsídios para o documento. A próxima será realizada em Uberaba (MG), em 2 de maio, seguida pelo último encontro em São Paulo, no dia 8.
O Workshop em Brasília teve como objetivo mobilizar parte do setor agropecuário para o debate das posições que serão levadas pela CNA à Rio+20. Os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho: meio ambiente, inovação e tecnologia, educação no meio rural, segurança alimentar e nutricional e erradicação da pobreza. Segundo a Superintendente Técnica da entidade, Rosemeire Cristina dos Santos, além de posicionar o setor para a Rio+20, a CNA pretende mostrar o potencial da agropecuária brasileira. “Nossa participação na Conferência é muito importante, porque os impactos que essas negociações geram no setor privado nos levam à seguinte questão: como ofertar alimentos para o mundo preservando o País?”, explica.

Os participantes do Workshop ressaltaram a importância da iniciativa da CNA de produzir um documento de forma participativa. O membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Wilson Bonança, destacou que a possibilidade de obter diferentes visões para a elaboração do documento “enriquece o trabalho e oferece mais consistência para os próximos encontros”. Para ele, “a proposta de fundir elementos para a discussão em três cidades dá melhores condições de retratar a realidade”, disse. A representante da FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Ana Cecília de Freitas, lembrou os pilares contemplados pela ONU para a Rio+20. “Como temos o viés econômico, social e ambiental, o documento do setor poderá contribuir para a discussão global”, acredita.
Nas outras reuniões regionais, a CNA espera receber propostas de outros setores. Em Uberaba e São Paulo, a finalidade é debater os mesmos cinco temas trabalhados no encontro desta quarta-feira, em Brasília, mas com públicos distintos. Na cidade mineira, o encontro contará com a participação dos produtores rurais e, em São Paulo, a idéia é agregar informações de universidades, empresas e instituições do agronegócio.
O documento final com a posição do setor para a Rio+20 será apresentado pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, a autoridades e negociadores no auditório do espaço AgroBrasil, localizado no Pier Mauá, um dos locais oficiais do evento, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. Durante o encontro, o espaço, liderado pela CNA, manterá uma intensa programação destinada a promover a agropecuária brasileira, difundir novas tecnologias e apresentar cases de sucesso de sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação CNA
Pesquisa personalizada