quinta-feira, 19 de abril de 2012

Troca de experiências

Troca de experiências

Acontece até sexta-feira, dia 30 de março, em Sobral/CE, a Capacitação Tecnológica em Ovinocaprinocultura para instrutores do SENAR das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Este é o primeiro, de três encontros entre SENAR e Embrapa previstos para a capacitação. O objetivo é capacitar e atualizar os instrutores nas técnicas de manejo, alimentação, sanidade, produção, comercialização e outros aspectos ligados ao setor.
Ao todo, participam deste treinamento 28 instrutores de 13 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins. A capacitação completa tem carga horária de 120 horas e os demais encontros estão programados para os períodos de 23 a 27 de abril e de 28/05 a 1 de junho.
"É importante informar que o treinamento está sendo filmado, com objetivo de disponibilizá-lo, à distância, para os demais instrutores e técnicos de todo o País, ligados à área de ovinocaprinocultura", conta Patrícia Machado Gomes, coordenadora de Desenvolvimento de Programas do SENAR.
Experiências diferentes
“Estou muito feliz em conhecer as tecnologias da Embrapa para a ovinocultura e a possibilidade de disseminá-las junto aos produtores rurais. Na Região Norte, a ovinocaprinocultura cresceu muito nos últimos 3 anos”, disse o médico veterinário Jaderson Holanda, da Administração Regional do SENAR do Amazonas.
“É uma oportunidade única conhecer as técnicas utilizadas em um bioma diferente da minha região. Podemos avaliar as experiências praticadas no Nordeste e adaptá-las à minha realidade”, conta o veterinário Jorge Mezzaroba, do SENAR de Mato Grosso do Sul.
Cooperação — O Programa de Capacitação Tecnológica para Técnicos e Instrutores do SENAR está sendo desenvolvido graças ao Convênio de Cooperação Geral  assinado pela CNA, SENAR e Embrapa. O objetivo do convênio é aprofundar o conhecimento técnico-científico no âmbito da aquicultura, pecuária, silvicultura e demais áreas, por meio do planejamento, coordenação e execução de estudos, a fim de viabilizar a aplicação prática desses conhecimentos. O convênio contempla, ainda, ações voltadas para as áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, zoneamento agroecológico, tecnologia dos alimentos e agroenergia.
Assessoria de Comunicação do SENAR
Pesquisa personalizada