segunda-feira, 16 de abril de 2012

Programa Alimentos Seguros é tema de palestra


Aumentar a segurança e a qualidade do leite em todos os elos da cadeia de produtiva é uma preocupação do setor, que a cada dia busca novas tecnologias para desenvolver um produto mais competitivo.  Por isso, uma das palestras do 15º Encontro Técnico do Leite, que acontece nos dias 14 e 15 de maio em Campo Grande, será sobre o PAS LEITE- Programa Alimentos Seguros com a pesquisadora e engenheira agrônoma Nívea Maria Vicentini da Embrapa Gado do Leite/MG.
O programa PAS-LEITE tem por finalidade garantir a produção de alimentos seguros, que não causem danos à saúde dos consumidores, ao longo de toda a cadeia produtiva. O programa atua por intermédio de seus mantenedores Senai, Sebrae, Senac, Sesc e Sesi, e da parceira entre Embrapa Gado de Leite, Sebrae, Senai e Senar, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),e trabalha simultaneamente na propriedade rural, na coleta e transporte do leite e na indústria, implantando as boas práticas em todos os elos e o Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) na indústria.
Todo esse processo visa adequar as propriedades rurais, as indústrias e o seus produtos aos requisitos da legislação nacional, especificamente da Instrução Normativa 62 – IN posta em vigor no primeiro dia do ano de 2012, e aos requisitos de mercado. Além da redução da Contagem de Células Somáticas (CCS), da redução da Contagem Bacteriana Total (CBT), do controle no uso de antibióticos e antiparasitários e no controle da temperatura de armazenamento do leite; bem como na redução de micotoxinas no leite, através do armazenamento e manejo adequado dos alimentos fornecidos ao rebanho leiteiro. Como também os cuidados na produção primária, o processo de transporte do leite e o seu beneficiamento na indústria.
A pesquisadora apresentará o programa e como ele é desenvolvido em Minas Gerais, juntamente com os seus resultados. “O PAS-LEITE traz organização à propriedade e ao processo de produção, sem contar a agregação de valor ao preço do leite produzido, que passa a atender a legislação nacional”, afirma a pesquisadora Neiva.
Todos são beneficiados pelo programa. O produtor tem vacas mais saudáveis e produtivas, a indústria tem matéria-prima mais segura e de melhor qualidade, com maior rendimento industrial, durabilidade, valorização e qualidade dos produtos. E por fim, o consumidor que terá acesso a leite e derivados seguros e de melhor qualidade, tendo maior durabilidade na geladeira.
Evento - No Encontro Sul-Mato-Grossense da Qualidade do Leite, que acontece em Campo Grande, nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no auditório Manoel de Barros. O evento tem expectativa de receber mil participantes e será realizado com o Sindicato Rural de Campo Grande. As inscrições estão abertas e com taxas de R$ 40,00 até 16 de abril.
Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
Pesquisa personalizada