sábado, 21 de abril de 2012

Presidente da Faern conversa sobre seca e abastecimento com superintendente da Conab/RN


Imagem Interna
Nesta sexta-feira (20), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, acompanhado do assessor técnico da Entidade, Henderson Magalhães, visitaram a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/RN), onde foram recebidos pelo superintendente da Instituição, João Maria Lúcio, e pelo analista de Mercado de Produtos Agrícolas da Conab, Luís Gonzaga.

Na oportunidade, o presidente da Faern pediu informações da Conab sobre o nível de insumos nos armazéns da Instituição no Rio Grande do Norte e sobre a possibilidade do preço da saca de milho comercializado no balcão na Entidade (que chega a mais de R$ 30) ser reduzido nessa época de grande seca no interior potiguar. “Foi uma conversa agradável e muito esclarecedora para todos nós. As informações de que poderemos pleitear junto ao Ministério da Agricultura e a própria direção geral da Conab sobre essa diminuição, já nos deixou muito animados. Iremos atrás dessa diferença, que poderá cair dos atuais 32 reais, cobrados no balcão da Conab, para o preço mínimo que é de pouco mais de 20 reais. Afinal, isso não será uma medida eterna, que afetará a Conab, mas uma ajuda aos produtores rurais em um momento de grande dificuldade”, ressaltou José Vieira.

Na conversa dessa sexta-feira, também foi tocado no ponto da abertura do armazém da Entidade na cidade de Umarizal. “Com essa abertura, a Conab poderá destinar uma boa quantidade de insumos para aquela região bastante afetada pela seca. Na reunião, o superintendente João Lúcio explicou que a Instituição está fazendo um remanejamento dos estoques de milho de alguns armazéns principais para outros mais distantes, e que o de Umarizal, assim como o de João Câmara (que passará por reformas) deverão receber os insumos o mais rápido possível”, explicou o presidente da Federação da Agricultura.

Na reunião, o superintendente da Conab, João Lúcio, e o analista de Mercado de Produtos Agrícolas da Conab, Luís Gonzaga, afirmaram que uma boa alternativa para o produtor do Rio Grande do Norte não depender tanto desses preços na compra de insumos é trabalhar com a agricultura de irrigação. “Será que não é mais vantajoso plantar mais milho no interior potiguar que buscar este milho em outros estados? Reduzindo com isso, os custos com logística, que impactam em mais de 100% o preço dos produtos? Questionam os representantes da Conab.

Conab põe à venda sisal dos estoques do governo

A Conab vai colocar à venda, a partir da próxima semana, mais de sete mil toneladas de sisal dos estoques do governo, para atender o setor de beneficiamento  da fibra na região Nordeste, onde a crise da seca ameaça o agronegócio sisaleiro.

Inicialmente serão dois leilões quinzenais de 3,5 mil toneladas cada um, onde serão permitidos arremates de apenas 300 toneladas por empresa. Do terceiro leilão em diante, previstos para outras operações, as compras aumentam para 250 t por empresa, em avisos de  venda de 2.500 toneladas.
Pesquisa personalizada