sexta-feira, 8 de julho de 2011

Grupo de trabalho irá analisar a proposta do Cartão do Produtor para o Estado



Foi promovida na manhã desta quinta-feira (07), na sede da Secretaria da Agricultura, reunião proposta pela Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), para apresentar ao Governo estadual o Cartão do Produtor, ferramenta que, implantado no Estado, irá desburocratizar diversos trabalhos das secretárias de Agricultura e da Tributação, como é o caso da emissão das Guias de Trânsito de Animal (GTA) e vacinação contra a febre aftosa no rebanho potiguar.

Na conversa, o presidente da Faern, José Álvares Vieira, acompanhado do consultor da empresa Hana Innosys, Dalton Patrício, apresentou o projeto ao secretário de Agricultura, Betinho Rosado, e a outras autoridades do Governo Rosalba. “Foi uma primeira conversa, mas acredito que passamos uma idéia geral do projeto e de como ele pode ser bem utilizado aqui no RN. Acredito que os produtores rurais e os técnicos do Governo irão se beneficiar com o cartão, que trará mais tranqüilidade e agilidade para resolver questões do campo”, ressaltou Vieira.

As atividades de emissão dos documentos bem como pagamento de contas entre outros benefícios a serem oferecidos ao produtor rural de todo o Estado estarão nos escritórios do Idiarn, sedes dos Sindicatos Rurais, fazendas, lojas especializadas em produtos agrícolas e até no comércio em geral. “O Cartão do Produtor é fácil de utilizar e basta uma linha telefônica para a máquina de leitura estar conectada com as informações relacionadas à área de defesa animal do Idiarn. E com isso, também irá garantir que o produtor esteja em dia com os tributos e com as questões ambientais”, garantiu Dalton Patrício.

De acordo com José Vieira, para ser implantado no RN, o Cartão do Produtor ainda passará por um grupo de trabalho, que será coordenado por ele e por membros da administração estadual. “Será criado esse grupo de trabalho, que irá definir todos os pontos para implantação do cartão. Com esses pontos definidos, acredito que muito em breve o cartão já possa ser utilizado pelos nossos produtores”, explicou Vieira.

Como funcionará                                   

De acordo com Dalton Patrício, da Hana Innosys, empresa que desenvolveu o projeto do cartão, ele funcionará de maneira muito simples e agilizará o trabalho dos agentes do Governo que trabalham na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). “O cartão servirá para desburocratizar o serviço dos técnicos agropecuários. Com ele, o produtor que necessitar de uma dessas guias para transportar o seu gado, agora não mais terá que se adaptar aos horários das instituições que cuidam da emissão das GTA, ele poderá fazer isso com o cartão. Basta passar, digitar as informações que o órgão necessita, e aguardar a liberação”, resumiu Dalton.

Ainda de acordo com Dalton Patrício, o cartão terá um custo de 100 reais e poderá ser adquirido pelo produtor ou o Governo estadual. “Isso ainda será conversado entre os agentes do Governo e os representantes da Faern”, explicou Dalton.

Valorização

 De acordo com o presidente da Faern, esse novo instrumento servirá para aglutinar novas forças para os produtores rurais e sindicatos. “Com o Cartão do Produtor,  os sindicatos rurais e produtores ganharão forças nos sentido do aumento da fidelização, valorizando as entidades sindicais e ampliando o leque de contribuintes e associados”, explicou Vieira.

 Em outros estados do Brasil o cartão já funciona normalmente. É o caso de São Paulo, Tocantins, Amazonas e Goiás. “Em todos esses estados, a utilização do Cartão do Produtor já demonstrou a sua eficácia para os produtores e ajuda para os funcionários dos governos. Espero que aqui no Rio Grande do Norte o caminho seja o mesmo”, finalizou José Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada