sábado, 16 de abril de 2011

Programa Sertão Seguro




O Governo do Estado prometeu para o mês de junho a criação de um programa especial para cuidar da segurança nas comunidades do interior. Apresentado pela governadora Rosalba Ciarlini em recente evento com a imprensa, o programa Sertão Seguro cuidará da vistoria e do patrulhamento de todo o sertão do Rio Grande do Norte, e será comandado por uma companhia especial do BOPE.


De acordo com a governadora, esse programa cobrirá as pequenas cidades e as zonas rurais mais afastadas. Amenizando um grave problema que é o roubo de animais e maquinário agrícola de fazendas e empresas localizadas no sertão. Ainda de acordo com Rosalba Ciarlini, Esse grupamento especial já vem sendo treinado e estará em operação até o final de junho. “O Sertão Seguro visa abranger as regiões do Estado com os maiores índices de criminalidade. Proporcionaremos mais tranqüilidade para os municípios do interior”, explicou a governadora.


De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, esse programa vem em boa hora, já que os índices de violência nas pequenas cidades, aliado ao consumo de drogas, aumentam a cada dia. “Acredito que será muito positivo esse programa. Espero que ele consiga atingir todos os seus objetivos, que é dar mais segurança para as populações de municípios menores e comunidades rurais afastadas. Acredito que ele também será de fundamental importância para o combate ao tráfico e consumo de entorpecentes nessas localidades. Um consumo que só aumenta. Espero o combate duro contra o crack, uma droga violentíssima que está ceifando a vida de nossos jovens no campo”, ressaltou Vieira.


Faern discutiu a violência no campo em seminários       


A Federação da Agricultura, entidade representativa dos produtores rurais do estado, já discutiu a escalada da violência no campo em seminários promovidos em 2009 e em 2010.


No primeiro evento, promovido em outubro de 2009, a Faern levou para a Assembléia Legislativa diversas autoridades do meio político e policial do RN para discutir os problemas e apontar as soluções para a criminalidade nas cidades e fazendas do interior. “Foi à oportunidade que tivemos para debater com seriedade esse problema. Levamos o secretario de Segurança, o Delegado Geral da Polícia Civil e outras autoridades. Fizemos um mapeamento de todo o estado e mostramos exemplos de produtores rurais que perderam animais, insumos e defensivos agrícolas para os ladrões. Ouvimos muitas promessas, mas quase nada de efetivo foi feito nessa questão”, lembrou o presidente da Faern.


Em 2010, a instituição promoveu mais um seminário envolvendo a classe política. Dessa vez, voltado para os rumos do Rio Grande do Norte nos próximos quatro anos.


O seminário “O Que Esperamos do Próximo Governo” teve foco na apresentação de propostas do agronegócio potiguar para os principais candidatos ao governo estadual. E uma das propostas foi centrada na criação de um batalhão especial para proteger a zona rural.


“Fizemos essa proposta com base nas patrulhas rurais, que foram criadas em estados do Sul do país e que estão dando certo no combate à bandidagem e ao tráfico de drogas. Acredito que a governadora ouviu o clamor dos produtores rurais e das populações das cidades pequenas e criou o programa Sertão Seguro”, finalizou o presidente da Faern, José Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada