terça-feira, 12 de abril de 2011

Federação da agricultura participa da abertura da Caprifeira de São Paulo do Potengi


Foi promovida na noite da última sexta-feira (08), a abertura da 15ª Caprifeira de São Paulo do Potengi. Na oportunidade, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, acompanhado do gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Ubirajara Lopes, puderam observar toda a pujança do evento e ouviram da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, promessas de melhorias para o agronegócio potiguar nos próximos quatro anos.

Na feira, que se estendeu até o domingo (10), muitos negócios envolvendo a caprinocultura foram firmados pelos produtores rurais. Uma mostra da força desse setor e do comprometimento do empresariado do campo com a economia. “Foi na abertura do evento, que é o primeiro do circuito de feiras agropecuárias do estado, que pude sentir essa vontade de acertar dos produtores locais. Mesmo passando por um grave problema que é o atraso nos pagamentos do Programa do Leite, os nossos produtores mostraram a sua força. Fiquei muito feliz com o que vi”, ressaltou o presidente da Faern, José Vieira.

De acordo com o Gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Ubirajara Lopes, a feira é a confirmação que mesmo com todas as adversidades, a equipe de organizadores consegue fazer uma festa bonita. “São os stands e toda a logística apresentada aqui que me confirma essa força. O número de negócios fechados só aumenta com o passar dos anos. A nossa agropecuária agradece essa organização toda. E o Sistema Faern/Senar, que apóia essas feiras, não poderia deixar de montar um espaço para apresentar o nosso trabalho. No stand, o visitante descobre sobre os cursos e projetos desenvolvidos pela instituição”, explicou Lopes.

Feira 2011

A 15ª Caprifeira de São Paulo do Potengi, a maior feira agropecuária da região, abriu com bons ventos o calendário das exposições agropecuárias do estado. Funcionando como uma grande vitrine das potencialidades do agronegócio potiguar, a feira se tornou um marco na comercialização de animais, trazendo para a região criadores, compradores e autoridades de todo o país.

Na abertura, na sexta-feira (08), a governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito de São Paulo do Potengi, José Azevedo, e várias autoridades estiveram presentes. Na sua fala, a governadora apresentou os números da agricultura no RN e pediu o empenho da classe política e econômica do estado para incentivar feiras agropecuárias como aquela.

“Quero informar para vocês que o nosso governo irá apoiar, com todo o entusiasmo, estas exposições. Sei das dificuldades. Tenho consciência dos pagamentos atrasados do Programa do Leite, mas afirmo para os senhores e as senhoras que estamos fazendo de tudo para honrar esses pagamentos. Vocês podem ter certeza que muito em breve eles serão feitos. Não posso deixar que feiras bonitas e alegres como a de São Paulo do Potengi se acabem. Afinal, sem vida no campo não existe vida na cidade”, lembrou Rosalba Ciarlini.

Estrutura

Com investimentos em torno de R$ 100 mil reais, o Parque de Exposições Francisco Bezerra de Brito foi reformulado, ganhando novos currais e apriscos, além de alojamentos femininos e masculinhos. A expectativa é que este ano, com a construção dessas novas baias, o parque receba mais de mil animais contra os cerca de 600 dos últimos anos.

Quanto ao volume de negócios, acredita-se que deverá ser superior aos 260 mil reais do ano passado, com a possibilidade de crescimento na ordem de 20%.

“Essa feira não movimenta somente os negócios dos produtores rurais, mas também o comércio, gerando renda para o município. Só para você ter uma idéia, na feira, a expectativa é de um público de cerca de 10 mil pessoas”, finalizou o presidente da Faern, José Vieira.

Com reportagem de Paulo Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada