terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Presidente da Faern participa de lançamento de incubadora de leite


Imagem Interna
Enquanto nos Estados Unidos (maior produtor mundial de leite) uma vaca rende uma média de 9,2 mil litros de leite por ano, o gado no Brasil só consegue gerar 1,2 mil litros anualmente. No rebanho do Rio Grande do Norte, a média é de 843 litros, 11 vezes menor que a americana e 34% inferior à nacional.

Para reverter esse cenário e elevar o padrão genético dos bovinos, o Sebrae/RN, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), inaugura a Incubadora Tecnológica de Melhoramento Genético da Bovinocultura. O espaço funcionará no município de Currais Novos e o lançamento será nesta terça-feira (13), às 8h30, no auditório do Sebrae, em Natal.

Na oportunidade, diversas autoridades do setor rural potiguar acompanharão a solenidade, entre elas, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, que comentou sobre a importância do projeto. “Acredito que será uma nova ferramenta para desenvolver com maior qualidade a nossa produção de leite. Com essa incubadora, os produtores do RN ganharão em técnica e em qualidade”, ressaltou Vieira.

Animais de qualidade superior

A incubadora deve beneficiar todos os segmentos nas cadeias produtivas da pecuária bovina, como corte e leite. A idéia é que a estrutura funcione como elo integrador das instituições de pesquisas, universidades, produtores, laboratórios, centrais de sêmen, associações de criadores, fornecedores de insumos e bancos. “Queremos mais acesso a animais de qualidade superior, que possibilitem ganhos consideráveis”, afirma o gestor do projeto de Leite e Derivados do Sebrae no Rio Grande do Norte, Acácio Brito.

A incubadora terá como base o campus do IFRN de Currais Novos, que, nessa fase inicial, disponibiliza três profissionais de nível superior para acompanhar os trabalhos. A equipe poderá ser ampliada conforme a evolução das atividades. Inicialmente, o Sebrae investiu R$ 30 mil para apoiar a estruturação do plano de negócio da incubadora e subsidiar as despesas de implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada