sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EaD SENAR comemora 100 mil alunos


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural comemora o sucesso da educação à distância que está transformando a vida de homens e mulheres do campo. Em 15 meses, a EaD SENAR contabiliza 100 mil alunos de todas as regiões do Brasil, em seus 17 cursos. A EaD SENAR, criada em 2010, é uma iniciativa inédita do Sistema CNA/SENAR, que leva ao meio rural as facilidades da aprendizagem pela internet de forma gratuita, contribuindo para a formação e profissionalização de quem vive longe dos centros urbanos.
Para o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, a EaD é grande impulsionadora do crescimento pessoal e profissional dos brasileiros do meio rural.  “Ela permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação. Ele escolhe o melhor horário para estudar e o processo de aprendizagem pode acontecer no mesmo ambiente em que ele trabalha e vive. É um processo de formação profissional onde o aluno une teoria e prática”, enfatiza Carrara.
Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR

Para participar, basta ter um computador em casa, no sindicato rural ou acesso a uma lan house e vontade de aprender. É isso que vem conquistando os brasileiros do meio rural, que têm acesso a novas técnicas e conhecimentos que promovem o desenvolvimento pessoal e das propriedades, com geração de renda e melhor qualidade de vida. Para a grande maioria dos participantes dos cursos, os conhecimentos adquiridos são considerados de aplicação imediata. E o que é melhor, com certificado de um dos mais importantes centros de qualificação rural do Brasil, o SENAR.
Wesley Cruz Cortez, de Juazeiro do Norte (CE),  de uma família da área rural, investiu em uma empresa para atender o segmento. Ele conta que já fez seis cursos da EaD SENAR, como Direito de Propriedade e Abastecimento de Renda, e no momento está concluindo mais um. “O ensino à distância facilita a aprendizagem, pois se adapta às necessidades de cada um. Fiz os cursos porque tenho uma empresa de terraplanagem e preciso me atualizar, já coloquei em prática diversas técnicas que aprendi”. Questionado se a distância do aluno/professor atrapalha o aprendizado, ele é enfático ao dizer “pelo contrário, a equipe é muito bem preparada e os monitores estão sempre à disposição”.
Para capacitar mulheres, produtoras rurais na gestão de negócios agropecuários, com maior eficiência e com foco em empreendedorismo e liderança, o portal da EaD Senar oferece o curso Com Licença Vou à Luta. Rute Ferreira de Oliveira, que tem uma propriedade rural, é uma das alunas matriculadas nesse curso e conta que está ansiosa para terminar e colocar a mão na massa. “Minha expectativa é que eu consiga auxiliar minha família na área administrativa, pois todos trabalham no campo”, conta.
Além dos trabalhadores rurais, os cursos chamam a atenção também de pessoas urbanas. Alessandra Leonor de Paula, de Varginha (MG) mora na cidade, mas quer investir em uma propriedade que tem no interior, e conta que foi a partir dos cursos do SENAR que começou a se capacitar para levar o plano adiante. “A didática utilizada faz com que qualquer pessoa consiga ter uma visão geral da vida no campo, o que pra mim foi imprescindível. Sinto-me preparada para dar início ao meu projeto”, afirma Alessandra.
Waldemir Rocha de Lima, de Jundiaí (SP) vai se aposentar, após trabalhar a vida toda como fiscal da área, e quer  investir em uma propriedade rural. Aos 50 anos, começará a plantar pimenta e, para tanto, precisou se capacitar. “Eu fiz o curso de Trabalhador Empreendedor, que me ajudou muito a ter uma noção de como começar, com segurança e profissionalismo. A didática é excelente e eu aprendi muito. Agora é colocar a teoria em prática”, afirma.
Em julho deste ano, a EaD SENAR conquistou o Prêmio e-Learning Brasil, na categoria contribuição marcante, na modalidade relevante contribuição social.
EaD SENAR
Os cursos são divididos em quatro programas - Qualidade de Vida, Inclusão Digital, Escola do Pensamento Agropecuário e Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Todos contam com o auxílio de tutores e monitores que acompanham a todo o momento o desempenho do aluno. Entre os assuntos abordados na programação dos cursos há desde conceitos para promover a Saúde Rural até os direitos e deveres dos trabalhadores e as políticas públicas da agricultura brasileira.
A grade também oferece noções de informática para despertar nas pessoas do meio rural a autonomia necessária na busca por informações que precisam e, assim, obter melhores resultados na gestão de seus negócios. Todos os programas e detalhes sobre cada um dos cursos estão disponíveis no Portal EaD Senar: www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar. O site permite que o usuário faça imediatamente o cadastro para acesso e também matrícula nos cursos de interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada