sexta-feira, 1 de julho de 2011

Produtores de leite terão que aguardar mais uma semana

















































































































































































































 
Os produtores de leite do Rio Grande do Norte, que aguardavam com ansiedade por uma resposta positiva do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, sobre os pagamentos atrasados do Programa do Leite, receberam nesta quinta-feira (30) um verdadeiro balde de água fria do secretário. A tão sonhada resposta positiva ficará para a próxima quinta-feira (07), quando uma nova rodada de negociações poderá por fim a angustia que já dura desde outubro de 2010.

Na manhã desta quinta, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Álvares Vieira, acompanhado do presidente da Anorc, Marcos Teixeira, e do presidente do Sindicato dos Produtores de Leite, Lirani Dantas, tentaram, mais uma vez, manter um diálogo com o Governo Estadual sobre a questão dos pagamentos atrasados aos produtores de leite. Uma dívida de 2010 que já soma mais de R$ 8 milhões e que aguarda uma solução do atual governo.

Na reunião, promovida na Secretaria de Planejamento, os representantes das entidades do agronegócio, acompanhados pelo secretário de Agricultura, Betinho Rosado, e pelo presidente da Emater, Ronaldo Cruz, receberam a resposta que não gostariam de ouvir do secretário Obery. “Fomos dispostos a receber uma proposta concreta, mas saímos de lá sem nada definitivo. Uma pena que o governo Rosalba não se mostre disposto com essa questão do Programa do Leite. Um projeto que incentiva a nossa bacia leiteira e faz um trabalho social importante. Agora é aguardar até a próxima quinta-feira”, ressaltou o presidente da Faern, José Vieira.

Proposta da Faern e palavra de Obery

No encontro, o presidente da Federação da Agricultura sugeriu que o governo retirasse um dia de fornecimento do leite durante a semana e com isso, acumulasse um caixa para pagar aos produtores rurais com mais brevidade. “O programa distribui leite durante a semana inteira, incluindo sábado e domingo. Por que o Governo não tira um dia e aglutina verba para quitar essas dívidas com mais rapidez? Eu sei que essa é uma sugestão dura, mas é uma proposta para que o pleito dos produtores seja respeitado. Afinal, desde outubro passado estamos esperando esses pagamentos. No interior, a questão já está ficando complicada. Temos compromissos assumidos e esperamos o dinheiro do atrasado para quitar esses compromissos”, reclamou José Vieira.

O secretário Obery Rodrigues ouviu a proposta e ficou de trazer uma resposta sobre ela no próximo encontro. “Levarei essa proposta para frente, e espero que na outra reunião tenhamos algo mais concreto”, informou Rodrigues.

Enfim, uma boa notícia

No mesmo dia em que receberam essa resposta pouco afirmativa do Governo Estadual, os representantes dos produtores rurais tiveram uma grata surpresa. Receberam do vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Robinson Faria, a confirmação que o Idema liberou a dispensa de licenças ambientais para custeio de atividades agrícolas e pecuárias no RN.

“Ele nos confirmou que a dispensa de licenciamento entrará em vigor o mais rápido possível. Com isso, os produtores rurais que precisarem realizar um pequeno ajuste em suas propriedades, como a reforma de uma cerca, por exemplo, agora poderão conseguir ir aos bancos com mais tranquilidade para realizar um empréstimo. Sem com isso, ter a obrigatoriedade de apresentar uma licença ambiental em todas as ocasiões”, finalizou José Vieira, da Faern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada