segunda-feira, 28 de março de 2011

Leite em pó de Ovelha pode ser novidade no mercado

Depois do lançamento de produtos como queijos e iogurtes à base de leite de ovelha, outras iniciativas vêm surgindo com força no segmento. A novidade é a amostra de secagem de leite de ovino, que resulta em leite em pó. O primeiro volume, feito de forma experimental, foi de 50 litros. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ovinocultura de Leite, com o apoio do Sebrae/SC.
Na última semana, foi realizada reunião virtual com ovinocultores de todo o país, visando discutir alternativas para expandir a produção de leite em pó. Com o novo produto, será possível produzir queijos de qualidade diferenciada, iogurtes, sorvetes, entre outros derivados. O leite em pó de ovelha poderá ser comercializado em farmácias para consumo, principalmente, de crianças e idosos.
O presidente da associação, Érico Tormen, destaca que, para implementar o projeto, está sendo desenvolvida uma máquina de secagem de leite de ovelha.
Os membros da Associação Brasileira de Criadores de Ovelhas (ABCOL), Valdair Antonio Ecco e Jean Píer Basso, afirmam que a produção de leite em pó fortalecerá os produtores.
– Com o leite in-natura, temos dificuldades para transportar, tanto pelo volume quanto pela durabilidade. Com o novo produto, será possível levar uma carga maior, sem perder em qualidade – reforça Basso.
Outro projeto em análise é a criação do “shopping da ovelha”, que poderá ser implementado em todo o país através de franquias para comercialização de produtos a base do leite em pó.
Em Santa Catarina, existem cerca de 2,8 mil ovelhas leiteiras, que produzem em média mil litros de leite de ovelha por dia.
– Nossas expectativas são promissoras, pois existem muitos produtores interessados em expandir a produção e a tendência é que mais agroindústrias absorvam esse volume – destaca Tormen.
No final de fevereiro, Tormen esteve na Embrapa Ovinos e Caprinos em Sobral, no Ceará, para discutir a importação de ovelhas leiteiras da Europa, com o objetivo de desenvolver programa de melhoramento genético de cruzamento de raças e seleção de animais.
– A produção de leite de ovelha é uma atividade significativa e, com a organização da cadeia produtiva, será possível fortalecer o segmento – comenta o produtor, que conta com 970 ovelhas para a produção de 180 litros de leite por dia.
A Associação Brasileira de Ovinocultura estará presente na Mercoláctea 2011, em Chapecó, no período de 11 a 14 de maio. Além do Sebrae e da Embrapa, a associação conta com o apoio do Senai.
Fonte: ZooNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada