quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tilápia é criada em tanque-rede na represa. No reservatório de Paraibuna já são mais de 1.200 gaiolas produzindo 1.800 toneladas por safra.


A criação de tilápia em tanques-rede é a mais nova atividade econômica que está apontando para boas perspectivas a produtores rurais dos municípios de Natividade da Serra, Redenção da Serra e Paraibuna, que tiveram parte de seus respectivos territórios atingidos pelas águas do reservatório de Paraibuna, no Vale do Paraíba, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo. As primeiras gaiolas foram instaladas no reservatório há cerca de três anos, mas hoje já somam mais de 1.200, com previsão para a safra 2010/2011 de 1.800 toneladas desse peixe considerado nobre, cujo aproveitamento é quase total, além da carne saborosa.

"A Casa da Agricultura já tinha esta proposta há muito tempo, mas sabendo do alto custo do investimento , não encontrava produtores locais com recursos para instalar a atividade. Mesmo assim não desistimos. Há quatro anos fomos procurados por um empreendedor que pretendia iniciar a atividade. Foi quando resolvemos realizar uma reunião de sensibilização e tivemos 14 adesões", explica a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Sandra Regina dos Santos Rezende.

Atualmente são 34 produtores que formaram a Associação de Aquicultores de Natividade da Serra e região, que, em parceria com a prefeitura local, a Casa da Agricultura, o Sebrae e outros órgãos, tem garantido acompanhamento técnico para os associados. São 4 considerados grandes, com mais de 100 tanques-rede na água; 3 médios, com 30 a 40 tanques, e 19 com até 20 tanques. Os demais ainda não criam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada