segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SENAR refoça combate da febre aftosa

Nesta sexta-feira, 5 de novembro, a Administração Central do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR enviou, para todos as Administrações Regionais, um ofício que solicita informações sobre as ações referentes ao programa nacional de erradicação da febre aftosa, lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além disso, o documento lembra que as administrações regionais do SENAR deverão incentivar, por meio de capacitação nos municípios, a forma correta de manuseio e transporte da vacina.
O SENAR da Paraíba já aderiu à campanha e promoveu, durante todo o mês de setembro, o curso de “Aplicação de vacinas e medicamentos injetáveis em bovinos”. Para o presidente do Sistema FAEPA-SENAR-PB, Mário Borba, o grande desafio ainda é a resistência dos produtores em vacinar o gado, devido a crenças antigas. “Além de aprender a aplicar e conservar a vacina, os produtores também recebem várias informações sobre os benefícios e vantagens de vacinar o gado, o que ajuda muito na quebra das barreiras que ainda existem em torno da vacinação”, afirmou.
Na Paraíba, os municípios de Areia, Triunfo, Cajazeiras, Bernardino Batista, Manaíra e Solânea já receberam esse treinamento, inclusive com mais de uma turma, como é o caso de Areia e Cajazeiras.
Essa é a segunda etapa da campanha do Ministério da Agricultura chamada “O Brasil rumo ao título de País livre da febre aftosa”, que foi lançada no primeiro semestre de 2010.
Números - O Brasil tem o maior rebanho comercial e é o maior exportador de carne bovina do mundo. O País tem cerca de 180 milhões de bois e búfalos em zona livre, o que representa 89% do total nacional.
Ceará
O Ceará alcançou índice de 87,83% de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha deste ano, o que representa 2.127.0946 animais imunizados. O Estado possui atualmente 2.508.668 cabeças de gado. O objetivo é, até o fim do ano, ganhar a classificação de livre de aftosa com vacinação no Estado.
Sergipe
Desde 1995 não são registrados casos de febre aftosa em Sergipe. Com 22.000 km ² o estado possui em torno de 34 mil propriedades rurais com criação de bovinos registradas no serviço oficial.
Paraíba
A Paraíba, até o final de 2009, ainda era classificada como área de risco desconhecido para febre aftosa. Este fator, entre outras coisas, impedia a comercialização do gado e a participação em eventos e feiras fora do Estado. No início de 2010, devido ao esforço conjunto da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (SEDAP), da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e dos criadores do estado, a Paraíba conseguiu passar da classificação de zona de risco desconhecido para área de risco médio. Com a mudança de classificação, os produtores paraibanos podem vender seu rebanho para outros Estados, além de participar de feiras e transportar seus animais.
Mato Grosso
Mato Grosso vai investir R$ 36,5 milhões na compra de vacinas para imunizar 27,3 milhões de cabeças de gado até o final de 2010. Desde 1996, não são registrados casos de febre aftosa em Mato Grosso, que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença com vacinação.
Amazonas
Segundo o governo do Estado, a meta é imunizar, até 30 de novembro, os 900 mil bovinos e búfalos do estado, em 17,5 mil propriedades. O Amazonas possui 62 municípios, sendo dois livres de febre aftosa com vacinação: Boca do Acre e Guajará.
Rio Grande do Sul
A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul divulgou que pretende imunizar 5,5 milhões de bovinos e búfalos com idade de até 24 meses.
Planalto e Pantanal
No Planalto o calendário se estende de 1º a 30 de novembro e Pantanal de 1º de novembro a 15 de dezembro (nas propriedades optantes por esta etapa). A meta é imunizar 15,9 milhões de animais no Planalto e 628 mil animais no Pantanal.

Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR (com informações do MAPA)
(61) 2109-1382
www.canaldoprodutor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada