terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como devem ficar os preços do farelo de soja e de algodão na próxima safra

O relatório divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), no último dia 7, quarta feira, com a intenção de plantio para a safra 2009/2010, aponta um aumento na área plantada.
Segundo a CONAB, é estimado que o plantio fique entre 47,3 e 48 milhões de hectares para as principais culturas agrícolas.

Para a soja, por exemplo, estima-se que o crescimento de área seja algo em torno de 4%.

Isso pode levar a uma redução nos preços do farelo de soja, já que além do aumento na produção brasileira, é esperada uma safra recorde nos Estados Unidos. Vale lembrar que os preços do farelo de soja em São Paulo, R$805,00/t, estão cerca de 18% maiores em relação ao mesmo período de 2008.

Para o algodão, deve haver, pelo segundo ano-safra consecutivo, uma redução de plantio.

Sendo assim, subprodutos como farelo e caroço, usados no arraçoamento dos animais devem continuar com pouca oferta no mercado, a exemplo do que já vem ocorrendo no primeiro semestre desse ano.

Segundo levantamento realizado pela Scot Consultoria, a pequena disponibilidade de farelo de algodão com 28% de proteína em São Paulo fez os preços subirem cerca de 32% entre janeiro e setembro desse ano. Em Goiás e Minas Gerias, a alta chegou a 40%.

* Fonte: Scot Consultoria - http://www.scotconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada