quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fábio Dantas: “A ação de Rosalba não chegou efetivamente ao campo”


Imagem Interna
O Rio Grande do Norte vivencia a pior seca dos últimos tempos. As políticas do governo federal para amenizar a estiagem destinam recursos ao Estado. Contudo, a baixa capacidade gerencial da gestão Rosalba Ciarlini (DEM), na avaliação do deputado estadual Fábio Dantas (PHS), tem agravado a situação da seca. Até agora, a falta de chuva tem dizimado metade do rebanho e frustrado diversas culturas no interior. “A ação do governo da governadora Rosalba Ciarlini não chegou efetivamente ao campo”, analisa o deputado.

Para piorar, afirma Fábio Dantas, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), braço do governo responsável por fomentar tecnicamente o setor, está com a sua estrutura deteriorada. Ele avalia que a Secretaria de Recursos Hídricos, que, por sua vez, poderia dar ênfase à perfuração de poços, falha neste aspecto. No Alto Oeste, a leniência da administração na conclusão da principal adutora da região, cujas obras estão paralisadas há dois anos, retrata o próprio governo. Para completar, a Secretaria de Agricultura, responsável  pela política agrária, falha na distribuição de sementes.

“A Emater está com estrutura muito deteriorada, ela que poderia dar suporte. O setor de recursos hídricos não deu ênfase maior à perfuração e instalação de poços. A adutora do Alto Oeste poderia estar concluída. A distribuição de sementes foi precária”, analisa Dantas. Segundo ele, “é necessário que o governo reestruture essas ações para que atinja o essencial, chegue à ponta da população”.

DESGASTE

“O grande problema do governo é a burocratização muito grande. As ações não chegam à população”, continua Dantas, destacando que esta é a razão do desgaste da governadora Rosalba Ciarlini perante a população.

“A avaliação que eu faço é a que a população faz. O governo carece de muitas melhorais, especialmente nas áreas de saúde, segurança e no combate à seca. A seca é a pior dos últimos anos e precisa de ações reais. O governo precisa transformar as dificuldades atuais em soluções. Pelo menos em curto prazo para os agricultores”, avaliou.

Por conta disso, Fábio Dantas analisa que “o governo Rosalba ainda não mostrou a que veio”. Segundo ele, “são os números que mostram; a população que avalia assim”. Ele aproveita para defender uma reforma, não só administrativa, mas de comportamento e ações governamentais.

“O governo devia aproveitar a metade do mandato que lhe resta para fazer uma reforma ampla não só de pessoas, mas de comportamento, das ações. Uma reforma voltada para avaliar o que está errado. E isso só o executivo pode dizer. A gente critica e fala, mas quem realmente deve nortear as ações é o executivo. Somos o termômetro, ouvimos a população em diversas regiões. Se o governo desse uma reoxigenada, talvez pudesse melhorar seu desempenho”, afirma o deputado.

Fonte: O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada