quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dilma Roussef defende parceria do governo com o setor agropecuário para transformar o mundo rural brasileiro


A presidente da República, Dilma Roussef, defendeu nesta quarta, 19, em Palmas a mobilização de todas as armas necessárias  para que o agricultor brasileiro possa produzir mais e dar ao morador da zona  rural as mesmas condições de qualidade de vida dos moradores na área urbana. “Acredito que nossa parceria é fundamental para transformar o mundo rural brasileiro”, discursou a Presidente, ressaltando que "os produtores rurais  tem direito à agricultura de alta tecnologia e de qualidade vida à altura  da importância que este setor tem na economia brasileira como um todo". A declaração foi feita durante a formatura do Pronatec no Tocantins, realizada na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, no Setor Santa Fé em Palmas.
Ao lado da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu,  do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas,  do governador Siqueira Campos, do vice-governador João Oliveira, dos senadores Marco Antônio Costa (PSD), João Ribeiro (PR) e João Costa (PPL), do deputado federal Irajá Abreu (PSD), do prefeito de Palmas, Raul Filho e dos secretários de Educação de Palmas e do Tocantins, a presidente Dilma entregou os diplomas para representantes dos 5 mil alunos que se formaram, escolhidos dentre as 13 delegacias regionais de ensino do Estado.  Antes, porém, assistiu a uma apresentação da Orquestra Sanfônica (formada por sanfoneiros)  da Escola Estadual  Vila União, de Palmas. A solenidade teve a participação de alunos de todo o Estado que se deslocaram para a Capital em 80 ônibus alocados especialmente para tal, da região do Bico do Papagaio (600 km ao Norte de Palmas) ao Paralelo 13 (400 km ao Sul da Capital).
A senadora Kátia Abreu, presidente da CNA e do conselho deliberativo do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, parceiro do Ministério da Educação no Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, agradeceu à Presidente pela atenção com que tem respondido a todas as suas solicitações e ressaltou a importância estratégica do programa, que forma jovens de acordo com a necessidade do mercado de trabalho e lhes proporciona educação profissional, estimula o empreendedorismo e geração de renda. “Mais do que ensinar a pescar, hoje é necessário que ensinemos nossos jovens a vender o seu peixe. Ao investir em projetos como este, Dilma tem mostrado que além de ser a administradora eficiente e intolerante com a corrupção, é a presidente da educação.”
O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, mostrou números que provam o sucesso da parceria com os governos estaduais e municipais e comemorou o fato do Pronatec ter atingido 2,5 milhões de jovens no primeiro ano. O governador do Tocantins, Siqueira Campos lembrou que quando se investe em educação, cria-se um futuro mais seguro e agradeceu a presidente por trazer este presente na semana do Natal.
Após ouvir o discurso de um dos formandos, Venâncio Carneiro Ribeiro de 17 anos, Dilma iniciou sua fala agradecendo à senadora Kátia Abreu, ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante e a todos os professores que se dedicaram pelo sucesso do Pronatec Rural. A presidente também ressaltou a importância da parceria com o Sistema S para fortalecer o ensino profissionalizante e assim, transformar o Brasil em uma nação empreendedora, no patamar dos país desenvolvidos. “Hoje é um dia histórico porque essa é a prova que se dermos oportunidades aos nossos jovens, eles aproveitarão e terão qualidade de vida. O Brasil pode sim ter educação de qualidade e um futuro melhor.”
Dilma terminou seu discurso defendendo a destinação dos royalties do petróleo para a educação e afirmou que deseja voltar ao Tocantins para conhecer o Jalapão e anunciar investimentos em saúde, infraestrutura e moradia. Disse que a educação é o caminho para o crescimento do país, ressaltando a importância da medida provisória que destina 100% dos recursos dos royalties do petróleo ao setor educacional. “Somos um país que precisa fazer duas coisas: superar a pobreza e, ao mesmo tempo, se posicionar para ser uma das nações tecnologicamente mais desenvolvidas do mundo. Entre as duas exigências, a ponte tem nome. O nome dela é educação”, disse ela. A presidente argumentou que os recursos dosroyalties serão importantes para investimentos em creches, educação integral e alfabetização na idade certa, até os 8 anos.
Assessoria de Imprensa da Senadora Kátia Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada