quinta-feira, 26 de abril de 2012

Katia Abreu: Código Florestal acaba com hegemonia das Ongs

BRASÍLIA - A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a senadora Katia Abreu (PSD-TO), elogiou o texto do Código Florestal aprovado na noite desta quarta-feira, na Câmara. Para ela, o trecho mais importante para o agronegócio é o artigo que transfere para os estados o programa de regularização ambiental de grandes áreas. Para ela, há uma hegemonia das organizações não-governamentais (Ongs) dentro do Ministério do Meio Ambiente e que agora, com o código, sofreram uma derrota. A senadora não participou da mobilização da votação porque está em viagem à China.
- Não estou comemorando o texto aprovado. Todo mundo sabe que as matas ciliares são fundamentais para a preservação da água e de sua qualidade. Mas há outros fatores, como o plantio de alimentos e o combate à fome. Foi muito inteligente deixar para os estados a definição das metragens maiores sobre o o reflorestamento. É mais justo - disse Kátia Abreu, que cutucou as ongs, mas evitou críticas à ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.
- Havia uma hegemonia e interferência das ongs nos órgãos de governo. Elas estão desesperadas porque perderam essa hegemonia. Nem ruralistas nem ambientalistas têm que comandar políticas públicas. Essas ongs estão infiltradas em todos os setores do governo. Respeito a Izabela, é uma técnica de carreira e que não chegou ao cargo indicada por ongs. Ela agiu democraticamente nessa questão do código - disse a senadora.
Pesquisa personalizada