terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Governo vai pagar atrasados a produtores


Imagem Interna
O governo do estado vai pagar a última parcela atrasada do Programa do Leite (referente ao ano de 2010) na próxima semana. Produtores receberão cerca de R$ 1,3 milhão. O governo ainda não sabe quando quitará a dívida com as usinas. A expectativa era saldar o débito ainda em 2011, mas não houve disponibilidade financeira,  explica Ronaldo Cruz, diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), vinculada a secretaria estadual de Agricultura e Pesca. O governo sentará com os donos de usinas para fechar o calendário de pagamento nas próximas semanas. Ainda não há data para isso.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o sindicato que representa as usinas, mas não obteve êxito. No RN, cerca de 2,5 mil produtores e 22 usinas fornecem leite para o programa. Cerca de 115 mil famílias são beneficiadas pelo programa. O governo  começou a atrasar o pagamento, que é quinzenal, na antiga gestão. A nova gestão parcelou a dívida e voltou a pagar as quinzenas.

Segundo Ronaldo, o governo acaba de pagar a primeira de dezembro de 2011. A segunda deve ser paga até quinta.  O pagamento referente a janeiro, segundo ele, só deverá ser feito quando Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi) permitir, "o que deverá ocorrer no final de fevereiro".

Além dos pagamentos referentes a 2012, resta pagar cerca de R$ 3,3 milhões aos donos de usinas. "Diante das dificuldades enfrentadas optamos por pagar primeiro aos produtores para depois pagar as usinas. Queremos quitar esta dívida. Havíamos até levantado a possibilidade de pagar em duas e não em mais vezes, mas precisamos discutir novamente", afirma Ronaldo.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada