terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Artesanato potiguar cada vez mais valorizado


Imagem Interna
Aberta na sexta-feira (20) no Centro de Convenções de Natal, a 17ª edição da Feira Internacional de Artesanato - Fiart. - e que se encerrou neste domingo (29). Devidamente  consolidada como um dos maiores e mais importantes eventos no setor de artesanato do país, a feira homenageia o Vale do Açu.

O evento não conta apenas com exposição de produtos artesanais, pois tem uma vasta programação cultural, com shows diversos, tribos indígenas, mostra de danças juninas, orquestras, filarmônicas e a presença de 73 grupos folclóricos que encontram na Fiart um excelente palco para a exibição de suas performances. Só o X Festival Folclórico coloca no palco 1.460 artistas.

Por meio do Proart (Programa Estadual de Artesanato), estarão reunidas ainda cooperativas e associações que representam o trabalho de mais de 6 mil artesãos.

Este ano, a feira apresenta como tema “Artesanato: instrumento de transformação, criatividade e riqueza!”. Montada numa área de 7.500 metros quadrados, serão instalados 385 estandes e expostas peças produzidas por mais de 2.600 artesãos de toda parte do Brasil e de vários outros países.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, "a Fiart  é o principal evento desse setor que dá emprego e renda para milhares de famílias norte-riograndenses. É uma oportunidade de venda direta do que os artesãos criam, e também de abrir canais com empresas que atuam em outras regiões do país na venda de artesanato de qualidade. E o nosso artesanato é muito rico, muito criativo. Tem todas as condições de crescer como produto de exportação", disse.

A governadora lembra que a Fiart não envolve só os artesãos, uma vez que abre espaço também para outros setores da cultura popular.

"Além dos quase 400 estandes de venda do artesanato, exibindo a produção de mais de dois mil artesãos, vamos ter a parte de gastronomia e de shows com dezenas artistas e grupos da cultura popular do nosso estado. Ou seja: a feira abre oportunidades de negócio pra muita gente, valorizando a cultura popular e fortalecendo a expressão econômica dessa cultura", destacou a governadora

Neiwaldo Guedes, coordenador geral da Fiart, considera a feira é uma estrela no calendário de eventos turísticos da região Nordeste “se transformando em uma importante janela de negócios para a capital do Estado, que precisa ser preservada e prestigiada”.


Fonte: Jornal Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada