segunda-feira, 25 de julho de 2011

Caiçara do Rio dos Ventos mostra potencial econômico da pinha


Assecom Emater
Agricultores familiares aprenderão mais sobre a cadeia produtiva da fruta
Agricultores familiares aprenderão mais sobre a cadeia produtiva da fruta

Agricultores familiares e a população da Região do Mato Grande participam da 1ª Festa da Pinha que acontece, desde a quarta-feira (13), no município de Caiçara do Rio dos Ventos. O evento, que termina sábado (16), consta de cursos sobre temas relacionados à cadeia produtiva da fruta e o seu beneficiamento, bem como a exposição e degustação de produtos alimentícios derivados da fruta.

A Festa da Pinha é realizada pela Prefeitura Municipal de Caiçara do Rio dos Ventos em parceria com a Associação Comunitária da Serra da Gameleira, Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Emater-RN.

Estão em pauta o beneficiamento dos produtos da agricultura familiar (derivados da pinha) e fruticultura com destaque para as técnicas de plantio, colheita, correção de solo e poda da pinheira. Os cursos são ministrados pelos extensionistas rurais da Emater-RN Ceres Fasanaro, Neide Alcântara e Francisco das Chagas Pereira.

A Festa da Pinha termina no próximo sábado (16), às 17h, com a exposição e degustação de alimentos, tendo a fruta como matéria-prima. Na oportunidade, haverá a inauguração da agroindústria da comunidade Serra da Gameleira. Esse equipamento promoverá a ocupação e renda para os agricultores familiares da região que cultivam essa fruta.

Por Antônio Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada