terça-feira, 26 de julho de 2011

Tilápia no cardápio da merenda de Apodi





Dois mil e trezentos alunos das redes municipal e estadual de ensino de Apodi terão um incremento diferenciado na merenda escolar a partir do próximo mês. Serão 102 quilos de filé de tilápia mensalmente no preparo de sopas, risotos, lingüiças, almôndegas e até hambúrgueres servidos às crianças. Além do sabor, a riqueza dos nutrientes para as crianças.

A tilápia é produzida e beneficiada em Apodi mesmo, por onze pescadores da Associação de Aquicultores de Apodi (AQUAPO), que criam os peixes em 70 gaiolas instaladas na Barragem de Santa Cruz. O quilo de tilápia é vendido por R$ 16,00. Para produzir, eles receberam treinamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A implantação das gaiolas teve o apoio técnico e financeiro do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS). Começou em 2006. Anualmente, a Aquapo produz uma média de 50 toneladas do pescado. Existe a possibilidade de os produtores ampliarem a produção e começarem a fornecer tilápia para as cidades vizinhas para o mesmo fim.

Inicialmente, o projeto de inserção de tilápia na merenda escolar do município atenderá quatro instituições de ensino da zona urbana (Escola Municipal 12 de Outubro, Escola Municipal Professora Lindaura Silva, Escola Municipal Professora Lourdes Mota, e Creche Sonho de Criança), além da Escola Municipal Izabel Aurélia Torres, na Comunidade do Córrego, e a Escola Municipal Francisco Targino da Costa, localizada na Comunidade Soledade.

O secretário municipal de Educação, Izauro Oliveira, afirma que a intenção da Prefeitura Municipal é ampliar o projeto a todas as unidades educacionais do município, num total de 15 escolas. Os resultados registrados nas seis escolas atendidas a partir de agosto serão determinantes para a aplicação do projeto nas demais instituições de ensino locais.

"Nossa vontade é levar esse projeto a todas as nossas escolas. Assim que surgirem os resultados, vamos ampliando a ação. O projeto é muito interessante, pioneiro, e agradecemos muito a parceria do Sebrae, que desde o início nos procurou e incentivou o desenvolvimento da ação", destaca a prefeita Gorete Pinto.

"Esta iniciativa é muito oportuna, pois além de incentivar o consumo de peixe nas crianças em idade escolar, proporciona o desenvolvimento econômico dos criadores que integram a associação. O Sebrae se sente honrado em ser parceiro em um projeto tão importante", destaca Renato Gouveia, gestor do Projeto de Piscicultura do Sebrae.

Ansioso para começar o fornecimento do pescado, Aurino Sinfrônio, um dos integrantes da Aquapo, acredita que o projeto será o começo de "algo maior", lembra o criador de tilápia, que terá um dos filhos beneficiados. "Esta é uma porta que se abre para nós. E o bom é que nosso produto vai alimentar de modo saudável muitas crianças e até a minha", resume.

Antes de chegar às escolas, a tilápia inteira passará por processamento, resultando apenas no filé do peixe. Todo o processo será realizado em uma miniunidade de processamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), localizada em Apodi. Antes, cogitou-se que a tilápia produzida em Santa Cruz seria beneficiada na Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas, o que ainda não vingou.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada