sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sindicatos rurais do RN estão no caminho certo, afirma representante da CNA


A afirmação é do coordenador do Programa Sindicato Forte, Ademar dos Anjos Fernandes

AEcoar - Mais de 60% dos sindicatos de produtores rurais do Rio Grande do Norte estão com as suas atribuições em dia no quesito auxilio para os seus associados. A afirmação é do coordenador do Programa Sindicato Forte, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ademar dos Anjos Fernandes, que nesta sexta-feira (21) esteve em Natal para apresentar os dados da última etapa do programa no RN.

O representante da CNA realizou uma visita a sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), e comentou sobre os rumos do programa nas cidades do interior.

Em sua conversa com o presidente da Faern, José Álvares Vieira, o representante da CNA explicou que mais de 60% dos sindicatos de produtores rurais do RN estão seguindo com determinação as alternativas apontadas pelo programa Sindicato Forte em suas administrações. “Observei que muitos desses sindicatos estavam trabalhando com pouca informação para os seus associados, mas depois que nosso programa capacitou os seus presidentes, a história se modificou. Agora esses sindicatos são verdadeiras centrais para os inúmeros produtores do interior. Com o planejamento estratégico que desenvolvemos os presidentes de sindicatos e os seus colaboradores agora podem oferecer um melhor trabalho para os associados”, ressaltou Fernandes.

Visita aos sindicatos

Ademar Fernandes informou que aqui no Rio Grande do Norte visitou 20 sindicatos rurais, em um universo de 26 (desses, 18 são filiados a Federação da Agricultura) e observou o trabalho de seus presidentes. “Descobri bons projetos nesses lugares. Também observei boas parcerias firmadas com secretarias de Agricultura e prefeituras locais”, afirmou o representante da CNA.

Desenvolvido pela CNA e tocado no Rio Grande do Norte pelo Sistema Faern/Senar, o programa Sindicato Forte visa melhorar e ampliar os serviços prestados pelos sindicatos aos produtores rurais e a estrutura e forma de atuação da representação dos produtores nos municípios. Durante os treinamentos, dirigentes e colaboradores são qualificados para dar tratamento personalizado ao produtor.

De acordo com o presidente da Faern/Senar, José Álvares Vieira, o programa é de fundamental importância para os produtores e para o pleno desenvolvimento dos sindicatos. “Acredito que todos os presidentes de sindicatos sabem da importância do programa. Todos estão cientes do seu papel como agentes transformadores. E tudo isso passa pela organização e funcionamento correto dos seus sindicatos. Eles sabem que são os olhos da Federação da Agricultura e da CNA nas suas localidades. E, que devem respeitar os produtores e os seus anseios acima de tudo”, ressaltou Vieira.

Objetivos do Programa Sindicato Forte

Os principais objetivos do programa são o de promover a integração dos sindicatos rurais às estratégias nacionais de desenvolvimento, aumentando sua representatividade junto aos associados e legitimidade social, qualificar as lideranças sindicais rurais para o exercício de atividades econômica e socialmente sustentáveis, capacitar os funcionários dos sindicatos rurais ajustando-os às exigências burocráticas e administrativas de um sindicato atuante e implantar ferramentas de planejamento e controle na busca de resultados superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada