quarta-feira, 13 de julho de 2011

Segunda etapa do Programa Sindicato Forte no Maranhão ensina dirigentes sindicais a elaborar Planejamento Estratégico


A segunda etapa de capacitação do Programa Sindicato Forte no Maranhão vai capacitar presidentes e colaboradores de 47 sindicatos rurais filiados à Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), para elaborar o Planejamento Estratégico das entidades. Esta segunda fase do Sindicato Forte no estado teve início este mês, em São Luís, e reuniu as entidades de Araioses, Rosário, São João Batista e São Vicente Ferrer. 
De acordo com o representante do programa no estado, Lourival da Costa Santos, serão realizados 10 seminários em municípios sedes previamente selecionados. Os presidentes de sindicatos e colaboradores também serão treinados para preencher a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) e o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR). “Trata-se de uma importante ferramenta de incentivo aos nossos sindicatos no contexto atual do Sindicato Forte, quando a tônica é a prestação de serviços aos seus associados que, não raramente, demandam necessidades por trabalhos burocráticos, principalmente os de cunho fiscal e legal”, disse.
O Programa Sindicato Forte é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e é desenvolvido em parceria com as federações estaduais de agricultura dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na primeira etapa do programa no Maranhão, 44 entidades rurais foram contempladas. Os dirigentes sindicais participaram de atividades que abordaram temas como as estratégias de desenvolvimento institucional ajustadas às novas exigências da produção rural mais competitiva e sustentável. 
Sindicato Forte – Criado para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de gestão e liderança sindical, o programa busca melhorar e ampliar a prestação de serviços dos sindicatos rurais aos associados, por meio de seminários de capacitação. O programa qualifica dirigentes e colaboradores com o intuito de aprimorar o atendimento personalizado aos associados e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento do homem do campo.
O Programa Sindicato Forte tem, entre outros, o objetivo de priorizar a requalificação dos líderes sindicais para o exercício de uma liderança sustentável e estrategicamente consolidada, além de capacitar o corpo funcional das entidades para atender às exigências burocráticas e administrativas condizentes com um sindicato atuante. O programa também visa criar instrumentos de reconhecimento situacional, controle e planejamento para a implementação de estratégias de consolidação dos sindicatos. “É necessário que os presidentes e colaboradores sindicais estejam preparados para auxiliar os produtores nas questões diárias da vida do campo”, afirmou o presidente da FAEMA, José Hilton de Sousa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada