sexta-feira, 15 de julho de 2011

Saiba o que fazer pra se livrar da dor e da sensação incômoda do inchaço da picada da Abelha


Nas férias, é muito comum o contato com a natureza e, por esta razão, o corpo fica mais exposto às picadas de insetos.

Quando uma pessoa é ferroada por uma abelha, imediatamente surge a dor, o rubor e o inchaço. Se a picada acontece no rosto, lábio, orelhas, lugares preferidos das abelhas, o incômodo é ainda maior.

Essa reação de dor irá perdurar por três até seis horas, mas o inchaço, a inflamação e a coceira poderão permanecer por dias. Para algumas pessoas, no entanto, o veneno pode ser um perigo grave ou mortal devido a uma reação alérgica ao veneno depositado pela abelha.

O ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana.

Em caso de risco de picada de abelha, tenha em sua farmácia de emergência "Apis mellifica 12CH"O que fazer?

Logo após a picada, retire o ferrão com a ajuda de uma pinça ou com a unha, puxando na direção oposta a picada, tomando cuidado para não romper a bolsa de veneno.

Nunca esprema o local. A aplicação de água gelada ajuda a controlar a dor e diminui a circulação do veneno pelo organismo.

Aplicar a pomada de Calêndula, ou algumas gotas de óleo de lavanda, ajudará no alívio das dores. Caso não melhore, ou em caso de reação alérgica, é aconselhável procurar atendimento médico.

A ação do veneno
O veneno de abelhas é um líquido transparente, com odor de mel e sabor amargo, acre. É uma mistura complexa de substâncias químicas: enzimas, peptídeos, histamina, dopamina, noradrenalina, serotonina, aminoácidos livres, acetilcolina, lipídeos, açúcares (glicose e frutose) e componentes voláteis como o acetato de iso-amilase. Essa poderosa combinação ocasiona inflamação em diferentes níveis, sobre a pele, mucosas, membranas pulmonares e sobre o aparelho urogenital, associada às vezes a um estado febril.

A brutalidade do aparecimento do edema e da inflamação é a sua maior característica. Sobre a pele, observa-se um edema róseo de aparecimento rápido, ardente que melhora com compressas geladas. Este edema pode aparecer na região da picada ou estender-se às mucosas e serosas e se tornar perigoso, como no caso do edema de glote, que ocasiona a asfixia.

O quadro pode ser acompanhado de uma febre com ausência de sede. Há uma agravação dos sintomas pelo calor e pelo toque, mesmo o mais leve roçar.

O uso homeopático e a indicação terapêutica de Apis mellifica
Como a homeopatia está baseada na Lei da Semelhança, utiliza-se o medicamento homeopático Apis mellifica (inseto- medicamento), preparado a partir de abelhas operárias pelo método homeopático clássico.

Seu preparo e prescrição tornaram-se muito popular a partir da publicação em 1853, do resultado da experimentação no homem são realizado pelo médico Dr. Constantino Hering, nos Estados Unidos. Muitos estudos têm sido publicados desde então.

O remédio recomendado para o tratamento das picadas de insetos, também é usado nas queimaduras de primeiro grau, nos edemas palpebrais, em caso de furúnculos, nas urticárias, em função de sua semelhança às reações cutâneas provocadas pela picada de abelha.

Na Europa, vários médicos indicam o Apis mellifica antes da exposição ao sol, como preventivo das queimaduras solares. Também se podem tratar os edemas sobre mucosas, como as rinites, as conjuntivites, as faringites e as amigdalites, desde que exista um edema que melhore pela aplicação de água gelada, gelo, bolsa de água fria, eventualmente, se a pessoa estiver com febre e sem sede.

Em caso de risco de picada de abelha, tenha em sua farmácia de emergência Apis mellifica 12CH, pois ele poderá reverter o processo inflamatório de forma rápida.

Dra Maria Isabel de A. Prado
Homeopatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada