quarta-feira, 11 de maio de 2011

Trabalho Decente- Educação Postural levará qualidade de vida e bem estar aos Homens e Mulheres do Campo.




Para proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar aos homens e mulheres que trabalham na área rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançam o programa Trabalho Decente – Educação Postural, nesta terça-feira (10/5), na sede da CNA, em Brasília. O projeto levará aos produtores e trabalhadores rurais informações básicas sobre a melhor postura no exercício de suas atividades cotidianas no campo.

Por meio da ergonomia, será apresentado aos profissionais da área rural, que atitudes simples podem trazer mais conforto e segurança ao desempenhar seus trabalhos. A princípio serão trabalhadas as 10 atividades mais demandadas no campo como ordenha manual, aplicação de agrotóxicos, plantio, poda, tratorista e carregamento de carga, entre outros, prevenindo lesões e acidentes. Entre as dicas que farão com que realize seu trabalho com segurança estarão: adotar a postura correta ao se levantar e abaixar; praticar alguns exercícios durante pequenos intervalos; sentar-se sempre sobre o quadril, nunca sobre a coluna; passar a ter o hábito de espreguiçar-se algumas vezes ao dia, pois é um excelente auto-alongamento. Serão apenas pequenos ajustes na postura laboral, que proporcionarão conforto e segurança, evitando futuros problemas de saúde.


Durante a cerimônia de lançamento, a fisioterapeuta especialista em ergonomia e uma das coordenadoras do projeto, Cláudia Rolim, falou da necessidade de levar o conhecimento ergonômico para o dia a dia dos trabalhadores rurais. “As lesões por esforços repetitivos são os problemas que mais afastam os trabalhadores de suas atividades. Por isso é importante estar sempre com a postura correta, ou seja, aquela que permite ter a liberdade de movimento. Repassar esses conhecimentos ao homem do campo será a nossa missão, tendo a Educação Postural como tema transversal em todas as atividades do SENAR”, afirmou Rolim.


Também fazendo parte do contexto Trabalho Decente, EPI – Trabalhador Protegido refere-se aos equipamentos de proteção individual, item fundamental para o desempenho do trabalho rural com segurança. O médico de Saúde e Segurança no Trabalho, Eduardo Koizumi, falou sobre o tema durante o evento. Koizumi explicou que cada equipamento possui a certificação para ser utilizado em determinada atividade e que não pode ser aproveitado para outra. “É muito comum os trabalhadores utilizarem um equipamento de segurança que não é apropriado para o seu trabalho, colocando o profissional em risco, ressaltou Koizumi.


Para demonstrar como será desempenhado o trabalho dos fisioterapeutas no programa Educação Postural no Campo foi criado um vídeo de lançamento com algumas informações. Nas imagens, os profissionais ensinam os trabalhadores e produtores rurais qual é a melhor postura durante o exercício de suas atividades cotidianas.


Fonte: Canal do Produtor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada