terça-feira, 10 de maio de 2011

Presidente da FAERN discute energia eólica em audiência pública


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte - FAERN, José Álvares Vieira, participou de debate realizado em audiência pública promovida na Assembléia Legislativa, à questão da energia eólica no Estado.“Foi muito bom o debate. Todos os participantes falaram sobre a necessidade de se investir mais pesadamente nesse setor e transformar o Rio Grande do Norte em pólo para todo o Nordeste”, explicou o presidente da FAERN.
Futuro
Na audiência, o ex-ministro e atual secretário executivo de Minas e Energia do Brasil, Márcio Zimmermamn, falou sobre todo o bom momento do setor eólico no país e destacou a importância dessa nova ferramenta para alavancar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. “Mesmo com os problemas, a participação da energia eólica na matriz energética brasileira pode subir 1.900% nos próximos dez anos, chegando a 20%, em 2020. Isso é um bom salto que o RN pode acompanhar. Vai depender dos investimentos que serão feitos aqui e da vontade política para ele funcionar”, ressaltou Zimmermamn.
De acordo com José Vieira, da FAERN, esse pensamento é correto e somente seremos um estado desenvolvido plenamente se tivermos vontade política forte. “Acredito que a energia eólica será decisiva daqui a poucos anos. E o Rio Grande do Norte não pode perder esse bonde. Precisamos de vontade política e sérios investimentos em nossa infraestrutura. Ai, sim, veremos os bons números dessa energia limpa”, explicou Vieira.
Na audiência, o representante do Governo Rosalba Ciarlini, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, falou sobre os investimentos da administração estadual no setor eólico e do seu entusiasmo com o retorno para o estado. “O RN receberá investimentos de mais de R$ 8 bilhões. Valores que transformarão a face do setor eólico no estado e que o deixará entre um dos maiores geradores no Brasil. E posso afirmar que a governadora Rosalba é uma das entusiastas dessa idéia. Uma idéia que mudará significativamente a nossa economia” ressaltou Gama.
Especulação
No final da audiência pública, quando os microfones foram abertos para as perguntas, o presidente da Faern, José Vieira, questionou os participantes da mesa sobre os contratos para arrendamento de terras para medições e futuras instalações de parques eólicos. “Queria saber a posição do governo e dos senhores sobre a questão da especulação com os contratos para arrendamento de terras”, questionou Vieira.
A pergunta do presidente da Faern foi respondida pelo secretário Benito Gama, que informou para todos que o governo está investigando esses contratos e observando as empresas que chegam ao RN. “Você pode ficar tranqüilo presidente, pois estamos com uma equipe trabalhando nesse ponto. Estamos atentos as empresas que querem se instalar aqui no Rio Grande do Norte” finalizou o secretário.
Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte - FAERN
Com reportagem de Paulo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada