sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Petrobras, Governo do Estado e prefeituras assinam convênio para o Projeto Terra Pronta


Por Assessoria Petrobras RN
Nesta segunda-feira (14), a Petrobras, o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte - Emater-RN, e prefeituras de 17 municípios assinam convênio para a realização do Projeto Terra Pronta para o ano de 2011. A cerimônia será no Auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN,às 9h, no município de Assú.

Em 2011, o projeto beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores rurais ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área de aproximadamente 15 mil hectares.

O Projeto Terra Pronta é uma parceria entre a Petrobras, o Governo do Estado, a Sape - através da Emater, e as prefeituras dos municípios de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Upanema e Guamaré.

O objetivo é disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infraestrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão e outras. Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.
A Petrobras irá disponibilizar óleo diesel, que irá movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes. À Emater caberá a orientação técnica do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.

Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. O Comitê é formado por representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.

Realizado no Rio Grande do Norte há 17 anos, o Projeto Terra Pronta tem sido um aliado fiel dos pequenos agricultores nos municípios onde é desenvolvido, melhorando a produção e contribuindo para a geração de renda no campo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada