segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Familia inaugura fábrica de doces depois de treinamento do SENAR


A família Mendonça, de Divinópolis, inaugurou a fábrica Dvino de doces que ainda mantém características de produção familiar e artesanal aprendidas em cursos do SENAR MINAS.
Inicialmente, a produção será de 600 kg de doces/dia, na maioria de derivados do leite e de frutas, como goiabada e figo. “Estamos felizes em conseguir inaugurar esta primeira fábrica no nome da nossa família e o SENAR tem grande participação nesta história”, disse o administrador, Edinei Ribeiro de Mendonça.
E essa história de sucesso começou em 2008, quando quatro mulheres da família de Edinei – a mãe, irmã, esposa e prima – resolveram participar de um curso de “Derivados do Leite” do SENAR, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis.
“Já tínhamos experiência de 40 anos com leite por causa do meu pai que era produtor de gado. Elas resolveram fazer o curso para aprender mais sobre a produção de doces e gostaram muito, pois tiveram conhecimento geral da fabricação dos doces, aprenderam sobre técnicas de higiene e uso dos utensílios e dos ingredientes utilizados”, contou Edinei.
A partir dali, a família começou a produzir 11 variedades de doces e 2.400kg/mês direcionados para o mercado interno. “Uma semana depois que terminamos o curso do SENAR, já começamos a produzir”, lembrou Edinei.
Dois anos depois, houve crescimento inesperado na produção que forçou a família a expandir o negócio e abrir a fábrica. “Resolvemos abrir a fábrica para atender a demanda que cresceu muito. Não esperávamos esse crescimento. Praticamente 95% da nossa produção são para o mercado de Divinópolis, mas vendemos doces também para outros Estados e até o para o exterior”, contou.
A fábrica foi construída em uma área de 268 m² no bairro Quintino e emprega oito funcionários.
Para Edinei, o SENAR foi o grande impulsionador do negócio da família Mendonça. “O SENAR nos deu conhecimento e sem isso não abriríamos esse negócio. Foi com o curso do SENAR que demos um grande passo nessa caminhada. Sem o SENAR, não conseguiríamos inaugurar esta fábrica”. 
Além do incentivo, o administrador destaca outro trabalho do SENAR que favoreceu a inauguração da fábrica de doces. A família manteve a produção artesanal – que dá o diferencial no produto.
Com o entusiasmo da inauguração, a família já faz projetos para os próximos anos. Em 2011, está acertada parceria com uma grande empresa de Divinópolis para fornecimento de doces, além da expectativa de aumentar a produção e gerar empregos na cidade.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis, Irajá Ferreira Nogueira, disse que a inauguração da fábrica mostra que a parceria com o SENAR está dando resultados na cidade. “O SENAR contribui muito para formação de mão de obra e melhora a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. E esta fábrica é um exemplo da boa parceria entre Sindicato e SENAR”. 
Ele destacou que a família também pode servir de modelo para outros produtores que queiram investir em empreendimentos desse tipo. “Eles serão um exemplo para outras empreendedores, porque agregaram valor ao produto rural. Muitas pessoas estão com dificuldade em conseguir emprego com boa remuneração e essa família é um incentivo”, disse. “Além disso, eles vão movimentar a economia da cidade e gerar mais empregos”, completou.
Assessoria de Comunicação do SENAR - Administração Regional de MINAS GERAIS
Keuly Vianney, de Passos
Fone.: (31) 3074.3074 - Fax (31) 3074.3075
senar@senarminas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada