terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Programa nacional do SENAR, (SEMEANDO)

    O Programa Semeando proporciona às crianças, adolescentes e aos educadores uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento sustentável. E mostra que a agropecuária, quando bem conduzida, oferece ótimas condições de vida, alimentando a humanidade e, ao mesmo tempo, protegendo o meio ambiente, do qual é estreitamente dependente.
    Criado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG e pelo SENAR Minas, o Semeando está voltado para o desenvolvimento de atitudes e posturas éticas e na adoção de ações práticas, não somente de aprendizagem de conceitos ambientais. Incentiva o trabalho em equipe entre diretores, professores, alunos e demais atores da escola e comunidade para o planejamento em conjunto. E conta com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Superintendências de Ensino, Prefeituras, Sindicatos dos Produtores Rurais, e outras entidades públicas e privadas, para a implementação de processos inovadores e democráticos dentro da comunidade escolar.
    Com a adesão dos municípios e escolas, os alunos do Ensino Público, rural e urbano, são inscritos e realiza-se a Formação de Multiplicadores com base na temática ambiental definida no material didático. Em seguida, treinam-se os demais professores e agentes das escolas para que desenvolvam as atividades propostas no material com suas turmas.
    O objetivo do Programa Semeando é conduzir ações educativas nas escolas, para desenvolver o entendimento e a compreensão das relações entre o campo, a cidade e o meio ambiente, dentro de um contexto de cidadania e qualidade de vida. A cada ano um novo tema é oferecido, e para valorizar o trabalho dos educadores e participação dos alunos, o Programa promove concursos de Desenho, Redação e Experiências Pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada