quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ônibus especiais reforçam ação de programas do sistema CNA/SENAR


Nesta quarta-feira, 15 de dezembro, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, apresentou os  ônibus que vão reforçar a ação dos programas  Inclusão Digital Rural e Útero é Vida e que começam a circular pelas áreas rurais do Brasil a partir do próximo ano.
INCLUSÃO DIGITAL 
A Presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, entregou, em ato simbólico, ao Presidente da Federação do Rio Grande do Norte - FAERN, José Álvares Vieira, 4 unidades móveis de informática. "É o laptop na roça", afirmou a senadora.
São 4 ônibus com computadores disponíveis para 10 alunos e mais um computador para o professor. Dentro dos ônibus, trabalhadores e produtores rurais de diversos Estados do País terão aulas sobre como acessar a Internet, receber informações por e-mail e ler notícias em sites especializados. O professor tem um computador ligado à uma televisão de tela plana onde são transmitidas todas as informações que ele acessa no momento da aula. Tudo isso, em apenas 10 metros quadrados, em um ambiente climatizado com ar condicionado. Conforto e tecnologia para aqueles que vivem no campo. Esta é mais uma evolução do Programa de Inclusão Digital Rural, lançado em 2009, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA. 
Na época,  a CNA também lançou o Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br), um site com informações e serviços para o setor agropecuário. Com acesso à internet e às informações do Canal do Produtor, a presidente da CNA acredita que os trabalhadores e produtores rurais têm acesso ao conhecimento e fica mais fácil  tomar decisões, melhorar a produção e a gestão da propriedade.
 
Durante todo o ano de 2010, o Programa de Inclusão Digital Rural foi responsável pela montagem de 105  salas com acesso ao computador e Internet em 25 Estados do País. Com as salas, foi possível capacitar 9.825 trabalhadores, produtores rurais e seus familiares. A meta do programa para este ano era capacitar aproximadamente 7 mil pessoas da zona rural. 
Rubens Pires, coordenador do Programa de Inclusão Digital Rural do SENAR, conta que o programa é de uma eficiência absoluta. "A globalização é um processo irreversível. Estamos conseguindo levar mais informações e tecnologia ao homem do campo".  

ÚTERO É VIDA 
A entrega das unidades móveis do Programa Útero é Vida foi feita pela Presidente da CNA ao Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso - FAMATO, Rui Carlos Prado. Ou seja,  programa Útero é Vida ganhou dois ônibus, verdadeiros consultórios ginecológicos ambulantes. Cada um tem duas salas, com maca e banheiro. 
Idealizado pela presidente da CNA, o Programa Útero é Vida atua de maneira preventiva com relação à saúde das mulheres da zona rural, em combate ao câncer de colo de útero. A caravana da saúde é montada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR nos Estados para a realização do exame papanicolau.
Daniel Kluppel Carrara, Secretário Executivo do SENAR, explica que os ônibus são um reforço especial ao programa. "Com os ônibus teremos um aumento expressivo no número de pessoas beneficiadas por nossos programas, porque iremos nos lugares mais distantes, onde vivem os brasileiros que tem dificuldade de acesso à internet e a tratamento de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada