segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Arroba do Cordeiro segue valorizada no mercado interno

Os criadores de ovinos em geral estão bastante satisfeitos com a atividade, que atravessa um momento promissor no Brasil. O preço em alta da carne e a tendência de aumento do consumo per capita (impulsionado pelas comemorações de final de ano) são fatores que contribuem para aumentar esse grau otimismo. Impulsionado pela elevação dos preços da arroba bovina, bem acima do patamar histórico esperado para esta época do ano, o cordeiro também tem registrado preços crescentes no mercado nacional.

O setor vive ainda a redução do volume de importação de carne ovina do Uruguai, concorrente histórico do produto brasileiro, com redução acumulada de janeiro até outubro deste ano de 35,15%, segundo dados do Carnes="Carnes">Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai. "Outra razão para a valorização do preço da carne de cordeiro, que apesar de estar no início fará grande diferença para a produção mundial, é o interesse do produtor neozelandês pelo preço do leite bovino, o que está contribuindo para a permuta entre as criações", ressalta Ana Carolina Zara, zootecnista e promotora técnica da Premix. 

Ana Carolina acredita que mesmo com a elevada valorização de mercado, o cordeiro deve continuar presente na ceia de final de ano dos brasileiros. "Nesse período a tendência natural é aumentar a procura e mesmo com os preços em alta, não acredito que esse ano será diferente", ressalta. 

Segundo a especialista, diante dessa situação de mercado aquecido, que promete ser promissor também em 2011, o setor de ovinos de corte já começa a se preparar para aumentar o volume de produção e, mais do que isso, para oferecer um produto de qualidade superior ao consumidor, que faça frente ao produtor uruguaio, como meio de alavancar o consumo de carne de cordeiro entre os brasileiros. 

Para isso, ela aponta o investimento em genética, sanidade e o planejamento nutricional em todas as etapas da criação como fundamentais. "Para que essa carne seja oferecida com qualidade ao consumidor, o adequado manejo nutricional dos ovinos é fundamental para o bom resultado do produto final. Para garantir altos índices de fertilidade, o importante é não perder escore corporal", ressalta a zootecnista. 

A suplementação tem importante papel na manutenção do escore corporal dos ovinos. A correta mineralização implica em ganhos adicionais de peso de até 30%. O correto manejo nutricional também proporciona benefícios à carne - quando se tem um ganho diário maior, o marmoreio da carne é melhor, garantindo sabor e textura mais agradáveis. "No caso de suplemento aditivado com produtos orgânicos, a composição da gordura também é diferenciada com maior presença de ômega 3", destaca o diretor técnico da Premix Lauriston Bertelli. 

A Premix – uma das principais empresas brasileiras no desenvolvimento de tecnologias para nutrição animal – além de oferecer o aditivo orgânico na composição de sua linha ovinos, oferece um importante diferencial: a presença de quantidade superior de cobalto. Além de suas pesquisas com ganho de peso, esse componente ajuda no aumento da produção de glóbulos vermelhos, fortalecendo o sistema imune do animal e diminuindo as chances de atrasos na produção causados pelo aparecimento do verme, parasita hematófago crônico do ovino. "É importante salientar que a melhor alternativa é a prevenção do verme, uma vez que ele se torna resistente a longo prazo a todos os métodos alopáticos do mercado", ressalta Ana Carolina. 

Na linha ovinos a Premix disponibiliza os suplementos Premiphós Ovinos e Campo Ovinos. O Premiphós Ovinos é um suplemento mineral completo, enriquecido com aditivo orgânico, que corrige desbalanços nutricionais, proporcionando aumentos produtivos e reprodutivos. O produto é indicado para caprinos e ovinos manejados nos mais variados tipos de pastagens e dietas. 

O Campo Ovinos é um suplemento mineral protéico também enriquecido com aditivo orgânico promotor de eficiência alimentar, corrige desbalanços nutricionais no período da seca ou em pastagens degradas no período das águas. É indicado para todas as categorias do rebanho. 

OVINOCULTURA BRASILEIR

Brasil ainda apresenta grande possibilidade de crescimento nesse segmento. Segundo dados do IBGE, o rebanho ovino brasileiro está em torno de 16 milhões. O Nordeste detém a maior parte do rebanho ovino brasileiro – 56,4%; em seguida está o Sul com 29,1% e o Sudeste está em quarto com 4,6%. O país detém menos de 1% da produção mundial de carne ovina, com abate médio anual de 970.000 cabeças. O consumo per capita da carne é de 700 g/hab/ano, enquanto em países como Nova Zelândia são consumidos 30kg e na Austrália 20kg. 

A Premix Nutrição de Resultados é uma das maiores indústrias de nutrição animal do Brasil. Com unidades de produção em Patrocínio Paulista (SP) – sede da empresa, Presidente Prudente (SP), Araguaína (TO) e Juara (MT), a empresa está no mercado há 32 anos, oferecendo soluções tecnológicas inteligentes que ajudam os pecuaristas a trabalhar com índices produtivos elevados, sem descuidar da sustentabilidade. Entre as tecnologias desenvolvidas com grande sucesso está a molécula Fator Premium, tecnologia 100% orgânica e certificada.

Autora: Marcella Pedroso. Fonte: Agrosoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada