quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Programa Negócio Certo Rural parceria SENAR/SEBRAE em Lajes

Esse é o objetivo do Negócio Certo Rural, um programa inédito de auto-atendimento criado pelo Sebrae de Santa Catarina e, agora, adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A parceria Senar/Sebrae começou em 2009, quando foram treinadas cinco turmas experimentais em Santa Catarina e amplia-se, agora, em 2010, com a formação de 45 turmas.
Com a adoção do programa pela administração nacional do Senar, o Negócio Certo Rural assume amplitude nacional e começa a ser implementado neste mês de abril, informa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.
“É muito mais do que apenas uma versão rural do programa Negócio Certo que já existia para os empreendedores urbanos”, explica o gerente de comunicação com o mercado do Sebrae, Spyros Diamantaras. O Sebrae desenvolveu uma metodologia ambientada para o universo agrícola e orientado a otimizar a gestão da propriedade rural, adotada e aperfeiçoada pelo Senar.
As turmas são formadas por produtores rurais e filhos de agricultores familiares com idade de 16 a 35 anos que cumprem as cinco etapas do programa – encontrar uma idéia de negócio, verificar sua viabilidade, formalizá-lo, organizá-lo e administrá-lo e promover o relacionamento com o mercado.
As diferentes etapas são ministradas quinzenalmente e, intercalando cada uma delas, os participantes receberão consultoria individual dos técnicos do Senar e do Sebrae. Os conteúdos estão disponíveis em material impresso, pela internet ou em CD ROM. O conteúdo programático é transferido através de um processo de ensino-aprendizagem formatado em cinco etapas e seis encontros presenciais que contam com o suporte de seis manuais impressos.
Para sedimentar fortemente os conhecimentos, os alunos recebem consultoria de uma hora durante o curso, entre o segundo e o terceiro encontro. Após o término do curso, os alunos que abrirem efetivamente seus negócios terão mais quatro horas de consultoria; os que farão melhorias no negócio já existente ganharão mais duas horas.
Pesquisa com as cinco primeiras turmas revelam que 43% dos 114 egressos abriram novos negócios e 57% implantaram melhorias na propriedade.        
RELACIONAMENTO
Gilmar Zanluchi realça que, ao final do treinamento, os alunos estarão capacitados para atrair e reter clientes, construir relacionamentos, entender as forças e o comportamento do mercado. “Eles terão desenvolvido uma visão para buscar oportunidades de negócios e estudar produtos e serviços que atendam às novas demandas e necessidades dos clientes”.
Um dos entusiastas do Negócio Certo Rural é o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, que identifica nesse instrumento um elemento de fixação dos jovens no meio rural. As atividades vinculadas ao setor primário da economia – basicamente agricultura e pecuária – estão aquecidas em face das novas demandas mundiais de alimentos, lembra o dirigente.
“Faltava um meio de motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance”, assinala, lembrando que existem centenas de oportunidades esperando para serem descobertas em áreas como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.
Após a conclusão das turmas-piloto de Águas de Chapecó, São Carlos, Joaçaba, Caçador e Água Doce, o programa passou por mais uma bateria de avaliação para ser implementado em todo o Estado e, agora, adotado como programa nacional. Pesquisa, concepção, conteúdos, metodologia e material didático, tudo foi criado pelo Sebrae catarinense. O programa de auto-atendimento é gratuito e acessível a todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada