domingo, 28 de fevereiro de 2010

Embrapa pretende levar inovação a produtores do NE

Para melhorar a articulação de pesquisas entre os centros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da região Nordeste e possibilitar uma maior transferência de tecnologia, a instituição está promovendo em Natal a reunião anual entre os chefes gerais das unidades nordestinas. Uma das iniciativas promovidas no encontro é a formação da Rede de Inovação Tecnológica da caprinocultura e ovinocultura do Nordeste (Rico), que deverá ser responsável pelo aumento de cerca de 75% na quantidade de produtores e técnicos atendidos pela Embrapa Caprinos e Ovinos até o final deste ano, em comparação com 2009.
 
O presidente da Emparn, Henrique Santana, explica que o Rio Grande do Norte faz parte das discussões, porque mesmo sem possuir uma representação da Embrapa, a instituição se faz presente no estado através da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O capital da Emparn é 49% do capital é da Embrapa e os outros 51% são do Governo do Estado , detalha Santana. Uma das ações da Emparn apresentadas no evento, o circuito de tecnologias adaptadas à agricultura familiar, poderá atingir a todos os estados do Nordeste a partir deste ano. Já desenvolvemos o circuito há seis anos aqui no estado e o apresentamos neste evento para os demais estados. Os planos agora são de levar a iniciativa a todo o Nordeste , revela Henrique Santana.
 
O chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral (CE), Evandro Vasconcelos, diz que com essa reunião anual há uma transferência de tecnologia entre os órgãos, o que faz com que as inovações cheguem mais rapidamente aos produtores e técnicos de todo o Nordeste.
 
Convênio
No final da tarde de ontem houve a assinatura do termo de acordo de parceria para a formação da Rede de Inovação Tecnológica da caprinocultura e ovinocultura do Nordeste (Rico), composta pela Embrapa e Organizações Estaduais de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn), Bahia (EBDA), Pernambuco (IPA) e Paraíba (Emepa).
 
De acordo com o chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral, o  objetivo da Rico é aproximar as equipes das instituições, para que atuem conjuntamente em ações de pesquisa e inovação. Pretendemos ampliar a inserção de produtos, processos e serviços para as cadeias produtivas da caprinocultura e da ovinocultura na região, acelerando a geração e transferência de tecnologias , afirma.
 
Evandro Vasconcelos revela que em 2009, a Embrapa Caprinos e Ovinos atendeu em torno de oito mil produtores e técnicos no Nordeste e a expectativa é aumentar esse volume em 75% ainda este ano. Com a Rico, acredito que iremos chegar a cerca de 14 mil produtores e técnicos até o final de 2010 , prevê Vasconcelos.
 
A Rico será coordenada por um comitê com seis representantes, sendo três da Embrapa, um da Emepa, um da Emparn e um do IPA.

* Fonte: Jornal Tribuna do Norte de 26/02/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentário

Pesquisa personalizada